sábado, 8 de agosto de 2009

Blitz da Urbs fiscaliza equipamentos para cadeirantes






Além das blizte os fiscais percorrem diariamente as garagens das empresas de ônibus fazendo a vistoria técnica dos veículos o que inclui a verificação da parte mecânica dos ônibus. Todos os ônibus da frota passam obrigatoriamente por duas vistorias completas por ano.

A rede integrada de transporte tem uma frota operante de 1.906 ônibus, 564 deles da Região Metropolitana. Por dia, são quase 2,4 milhões de passageiros que se utilizam de uma rede que tem 351 estações tubo, 21 terminais urbanos e sete metropolitanos e 8.551 pontos de parada. Os ônibus percorrem por dia útil 480 mil quilômetros em 20.850 viagens.

Na blitz desta quinta-feira, foram verificados itens como trava para cadeira de rodas, cinto de segurança e sinalização da área. Mais de 50% dos ônibus da rede integrada são adaptados oferecendo espaço para cadeirante, além de elevador. Entre eles, todos os ônibus do sistema Expresso, que circulam pelas canaletas, e todos os ligeirinhos (Linha Direta) que são os que transportam mais passageiros.

Além da adaptação da frota, o sistema de transporte tem ainda 52 ônibus exclusivos do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) que atendem cerca de 2,2 mil alunos.

A instalação de elevadores faz parte da política de melhoria da acessibilidade no sistema de transporte. Atualmente, mais de 50% dos ônibus estão adaptados contemplando 80% das linhas. Desde 2005 só entram na frota de transporte ônibus com equipamentos e acessórios que garantam a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Todos os novos ônibus vêm com elevadores, além de espaço e equipamentos de segurança para cadeirantes.

Dia dos Pais: ônibus a R$ 1 para os passeios em família



O passeio em família, no Dia dos Pais, conta com um incentivo a mais em Curitiba: a tarifa do ônibus no domingo, que custa apenas R$ 1,00, menos da metade do preço da passagem nos outros dias da semana.

A domingueira, como ficou conhecida a tarifa especial de domingo - implantada pelo prefeito Beto Richa em janeiro de 2005 -, vale para todo sistema de transporte, à exceção da Linha Turismo, e permite o deslocamento pela Rede Integrada para qualquer ponto da cidade, com apenas uma passagem. A tarifa da domingueira é paga em dinheiro, e não com o cartão transporte.

A domingueira foi criada para incentivar as famílias curitibanas, especialmente as de baixa renda, a passear pela cidade, visitar parques, pontos turísticos, parentes e amigos. O programa é ideal para comemoração do Dia dos Pais. As famílias devem ficar atentas às recomendações da Urbs de manter as janelas dos ônibus abertas.

Mercado Municipal tem as atrações da Avenida do Café neste fim de semana



Provas de degustação para descobrir aromas e sabores de diferentes tipos de uma das bebidas preferidas pelos brasileiros, marcaram nesta quinta-feira (6) o primeiro dia de atividades da Avenida do Café, no Mercado Municipal de Curitiba. Profissionais e visitantes competiram em duas provas, uma delas, montada na ala do Mercado de Orgânicos, reuniu 12 competidores.

A Avenida do Café ficará aberta ao público até domingo (9). Todas as atividades programadas são gratuitas. Quem visitar a avenida poderá conhecer a evolução de toda a cadeia produtiva do café e as variedades de cafés especiais produzidos no Paraná. Nesta sexta-feira (7) começará o 9º Campeonato Brasileiro de Baristas - Etapa Paraná. Concorrem 16 profissionais de Curitiba e do Norte do Estado.

A prova de degustação, chamada cup tasters - provadores de xícaras -, consiste em testes triangulares de café, com oito trincas de xícaras, duas delas com cafés iguais e uma diferente. Os competidores provam e separam a xícara com o café diferente. Ganha quem acertar o maior número de cafés diferentes.

"Esse evento está muito divertido, e o público tem uma grande oportunidade de conhecer a qualidade dos cafés brasileiros", disse o engenheiro agrônomo Carlos Feliz, um dos vencedores da primeira rodada do cup tasters, que reuniu apenas consumidores de café. Na avenida, três provadores profissionais fizeram demonstrações ao público com variedades de cafés do Norte do Paraná.

O cheiro de café fresco atraiu para a Avenida, o casal Eneida e Luiz Fernandes, que faziam compras no Mercado Municipal. "Foi uma surpresa muito agradável encontrar esse evento por aqui. Gostamos muito de cafés e sempre soubemos que o Paraná é um grande produtor, mas nem imaginava a variedade dessa produção", destacou Fernandes.

A programação da Avenida do Café conta com torrefações de grãos de café ao vivo, exposição histórica e até uma mini-lavoura de café. São apresentados ao público utensílios e sistemas de produção antigos e modernos, até a industrialização e comercialização do produto.

Os visitantes também podem degustar produtos nos estandes das empresas. Gilberto Lago, sócio da Black Bourbon, por exemplo, expõe junto com os produtos os certificados do prêmio ganho em 2008, como melhor café especial do Brasil. A Torradora, que fica em Pinhais, é uma das sete empresas expositoras.

A Avenida do Café é uma promoção da Prefeitura de Curitiba, Sistema FAEP, Emater e Iapar, com apoio da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal, Astória/Sorvcream Máquinas de Café e Cafés Especiais, Associação dos Cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná, Cooperativa Agroindustrial Integrada, Sebrae, Senac e Lucca Cafés Especiais.

Programação da Avenida do Café

Exposição e degustação de cafés:
sexta (7) e sábado (8), das 9h às 17h.
Domingo (9), das 9h às 13h

Torrefações:
Até sábado (8), às 10h, 12h, 14h, 16h.
Domingo, às 9h, 10h, 11h e 12h
Campeonato Nacional de Baristas - Etapa Paraná
Sexta: das 14h às 18h (classificatórias)
Sábado: das 9h às 18h (classificatórias)
Domingo: 9h às 12h (Final)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Curitiba é a primeira cidade do Brasil com Call Center para monitorar casos suspeitos de gripe



A partir de hoje, Curitiba será a primeira cidade do Brasil a ter um serviço de call center para monitoramento da evolução do estado de saúde dos suspeitos de terem contraído a nova gripe e que estejam cumprindo isolamento domiciliar.

Os pacientes serão avaliados diariamente por médicos e enfermeiros, a partir de contato telefônico. O objetivo é que, sem a necessidade de exposição para nova avaliação clínica, tanto a saúde desses pacientes quanto do público em geral sejam preservadas.

A informação fez parte do conjunto de medidas para enfrentar a nova gripe, anunciadas nesta quinta-feira (7) pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, e que contempla também o adiamento do retorno às aulas na rede municipal para 17 de agosto. A Prefeitura recomenda que a rede privada de ensino também adie o retorno às aulas.

Além do call center e do novo adiamento da volta às aulas, Ducci comunicou também a abertura de novos leitos para receber pacientes com sintomas da gripe e que precisem de internamento. São 22 leitos no Centro Municipal de Urgências Médicas Boa Vista e outros dez, de terapia intensiva, no Hospital do Trabalhador. "Estamos abrindo novos leitos por precaução, para que Curitiba não corra o risco de ficar sem alternativas de internamento suficientes, caso isso seja necessário", observou Ducci.

Adiada volta às aulas


Foi adiada a volta às aulas para os 140 mil alunos das creches e escolas municipais, do dia 10 para 17 de agosto. As secretarias municipais da Saúde e da Educação tomaram a decisão em reunião realizada ontem à tarde. A medida é uma precaução em função do crescimento no número de casos da gripe A H1N1. Mesmo com o adiamento da volta às aulas, a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino continua agendada para hoje. Os 15 mil profissionais da Secretaria Municipal da Educação vão participar de reuniões pedagógicas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ministro dos Transportes autoriza projeto do Plano Diretor Multimodal de Curitiba



O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informou ao prefeito Beto Richa, ontem, em Brasília, que autorizou o projeto do Plano Diretor Multimodal de Curitiba. Estou convencido que é um Plano Diretor que vai melhorar trânsito e transporte, aumentando a capacidade de tráfego e a segurança no trânsito da região?, disse o ministro.


Elaborado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Plano Diretor Multimodal de Curitiba consiste na desativação do ramal ferroviário ao longo de Curitiba, Almirante Tamandaré e Pinhais, numa extensão de 41,2km. "A desativação deverá eliminar os conflitos viários, melhorar a mobilidade em Curitiba e na Região Metropolitana, reduzir os acidentes e a poluição sonora e promover uma melhoria ambiental e social nos municípios atingidos", disse Richa. "Este Plano é uma reivindicação antiga de Curitiba e da região metropolitana. O início deste projeto é histórico para região".

O ministro Alfredo Nascimento também aprovou a transferência definitiva para o Município de Curitiba do trecho da Linha Verde, na antiga BR116. O trecho da rodovia é atualmente delegado ao Município. O ministro também concordou em transferir para a cidade áreas de ramais ferroviários desativados, que poderão ser usado pelo Município para projetos como parques ou ciclovias.

A implantação do Plano Diretor Multimodal também vai permitir a revitalização das cidades nos trechos desativados, com a possibilidade de desenvolvimento econômico no entorno das áreas de influência da linha do trem, gerando mais trabalho e renda para a população. Ele também vai melhorar a mobilidade e acessibilidade da população, principalmente dos moradores da região leste.

Mais do que garantir o desvio ferroviário, o Plano permite a conexão rodoviária, ferroviária, cicloviária, portuária e aérea, extrapolando os limites de Curitiba, se estendendo à Região Metropolitana, disse o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Clever Almeida, que participou da reunião em Brasília, que também teve a presença do assessor de Projetos Especiais de Curitiba, Mauricio Ferrante, e do secretário executivo do Ministério, Paulo Sérgio Passos.

Novos ramais ferroviários vão retirar o trem de dentro de Curitiba

Com o Plano Diretor Multimodal, a linha férrea será remanejada, acabando com os conflitos que colocam em risco a circulação do transporte público, pedestres, ciclistas e automóveis em Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré. O trem passaria por dois traçados. O primeiro, contornando o perímetro urbano de Almirante Tamandaré, município localizado ao norte de Curitiba, onde não há bacia de manancial de abastecimento de água. Seguiria paralelamente ao traçado dos Contornos Norte e Sul, alcançando o antigo ramal que liga Curitiba a Araucária, a sudoeste.

O traçado proposto percorre a Cidade Industrial de Curitiba, possibilitando a implantação de terminais Intermodais na Zona Industrial de Curitiba e Araucária, com o transporte ferroviário. Na CIC estão concentradas 486 empresas industriais e o Plano Multimodal dá opções de escoamento de produtos e rejeitos industriais pela ferrovia.

O ramal oeste tem, entre as suas vantagens, a existência de menos conflitos e rejeição urbana pela utilização do contorno rodoviário. Isto porque não há ocupação densa de moradias, comércio e serviços ao longo do contorno. Além disso, os raios e declividades do traçado que acompanha o contorno rodoviário são mais compatíveis com a velocidade e capacidade de carga do sistema ferroviário, há áreas que podem funcionar como pátios de transbordo, ao sul de Curitiba, permitindo a criação de um porto seco.

Além de dejetos industriais, a ferrovia poderia ser utilizada para o transporte de cargas recicláveis e resíduos da construção civil, além de cargas de lixo hospitalar, já que é enviado para indústrias de cimento para queima e transformação. Um dos principais diferenciais do projeto tem ainda o caráter social, já que o Plano propõe relocar os moradores de Araucária que hoje vivem em área de risco entre a ferrovia, a rodovia e a Refinaria da Petrobrás (Repar). Nesta área poderia ser implantada a oficina da ferrovia, o terminal multimodal e o apoio operacional.

Segundo ramal - O segundo traçado, a leste, poderia ser implantado paralelamente ao Canal Extravasor (implantado ao longo do Rio Iguaçu), conectando Piraquara a São José dos Pinhais, permitindo a ligação turística do Litoral até o Aeroporto Internacional. A idéia é utilizar a curva existente do ramal projetado (e nunca implantado) em direção a São José dos Pinhais.

O Canal Extravasor foi implantado em 1995 para conter cheias e enchentes e para criar uma barreira física para delimitar os espaços e o armazenamento de águas. Hoje o Canal é uma barreira física e ambiental para a expansão das ocupações urbanas em direção ao Rio Iguaçu. A obra do ramal (paralela ao Canal Extravasor e que passa sob o viaduto da BR-277 em direção a Paranaguá) definiria o dique necessário para complementar a função de delimitação e contenção de cheias do canal implantado.

O desvio se conectará ao ramal existente após a zona urbana de Pinhais, em direção a Piraquara, onde a antiga estação existente funcionaria como pólo de atração turística na região. O Aeroporto Afonso Pena será o elo que permitirá a criação de um Terminal Multimodal (Turístico e de Cargas) na Região Metropolitana de Curitiba, podendo integrar-se aos Portos de Antonina e Paranaguá. Esta ligação permitirá integrar os navios de carga ou mesmo turísticos ao aeroporto em São José dos Pinhais através da utilização da conexão ferroviária. No caso dos turistas, haveria a possibilidade de estender os deslocamentos até Foz do Iguaçu, promovendo o turismo e a economia na região oeste do Paraná.

O Plano também permite a integração por ciclovia dos municípios de Almirante Tamandaré, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Colombo e São José dos Pinhais, criando uma Rede Metropolitana de Ciclovias conectada à Linha Verde. Ele também possibilita a conexão de importantes equipamentos como a Rodoviária de Curitiba, o Jardim Botânico, o Autódromo (Pinhais), o Complexo Esportivo Peladeiros, o Parque Iguaçu e o Zoológico, além do Aeroporto Afonso Pena.

Após as chuvas, Prefeitura inicia operação tapa-buraco



A Prefeitura iniciou, ontem, um esforço concentrado de manutenção para recuperar as ruas atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Trinta e quatro equipes estão trabalhando nas nove regionais da cidade, priorizando as ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo. 'O excesso de chuvas nas últimas semanas de julho e na primeira semana de agosto superaram as médias mensais. O reflexo foi o surgimento de buracos nas ruas, que serão recuperados pela Prefeitura', afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.


A previsão do Departamento dos Distritos de Manutenção Urbana é recuperar o asfalto nas ruas mais prejudicadas em até 45 dias. O prazo pode variar, caso volte a chover forte e os serviços de manutenção sejam interrompidos. O serviço será feito com a retirada do asfalto danificado e a colocação de nova camada, o que garantirá maior sobrevida ao pavimento. 'Para executar a obra é preciso que o asfalto esteja seco, incluindo os buracos', informa Tookuni.

Na região central estão sendo usados os caminhões 3x1. São equipamentos mais compactos e mais ágeis, que trabalham sem bloquear o trânsito. Uma das ruas já recuperadas é a João Negrão, próxima da avenida Sete de Setembro. Um buraco provocado por infiltração formava uma poça de água em frente a um ponto de ônibus. Todo o material danificado foi retirado e substituído por nova capa asfáltica.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Richa abre trabalhos na Câmara e anuncia que Curitiba terá quinto superávit fiscal anual



O prefeito Beto Richa anunciou, durante a sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta segunda-feira que Curitiba terá o quinto ano consecutivo de superávit fiscal. Richa afirmou que a Prefeitura está economizando e investindo, sem suspender obras prioritárias para a população. "A transformação da paisagem urbana de Curitiba, especialmente nas regiões mais carentes de infraestrutura, continua sendo o foco central da administração, através de intervenções que se espalham por toda a cidade", disse.

Aos vereadores, o prefeito destacou que o controle fiscal da Prefeitura permitiu a continuidade de obras e melhorias para a cidade, mesmo no pior momento da crise econômica internacional. Richa ressaltou que a economia não prejudicou a execução de um cronograma de obras e investimentos futuros de Curitiba, como o início dos trabalhos do metrô."Nós estamos consolidando a capital paranaense como uma das cidades com mais investimentos em obras, estamos construindo uma Curitiba cada vez melhor para todos", disse o vereador Francisco Garcez que esteve na sessão acompanhando atentamente o prefeito Beto Richa.

Metrô

"O metrô não vai substituir o ônibus, nossa matriz original", disse Richa. Ele contou que os projetos de engenharia estão em fase de elaboração, assim como foram iniciados os estudos para o relatório de impacto ambiental. "Estamos avançando passo a passo e vamos cumprir os prazos previamente fixados", afirmou.

Richa disse que o projeto do metrô prevê menor custo por quilômetro construído. "O sistema de construção projetado, com escavações menos profundas, é o mais adequado para nossas necessidades e características, além de ser bem mais barato que o metrô convencional". O metrô curitibano terá custo de US$ 50 milhões o quilômetro, contra US$ 100 milhões do modelo tradicional.

Obras

Richa lembrou aos vereadores que a cidade cumprirá antecipadamente a meta de ampliar o número de vagas nas creches da cidade. A estimativa é que em 2011 sejam abertas 9285 vagas. Em 2009, serão entregues 2.285 vagas. As demais serão criadas nos anos seguintes. A meta é criar 3.500 por ano.

Richa afirmou que todos estes benefícios foram conseguidos graças a sintonia da Prefeitura com a sociedade Curitiba, em especial com a Câmara Municipal. "As relações da Prefeitura com a população acontece com portas abertas aos segmentos organizados, à iniciativa privada, às ongs, sindicatos, universidades e associações de moradores", disse.

O prefeito destacou que a cidade em breve ganhará novas obras importantes para os curitibanos.

domingo, 2 de agosto de 2009

Fundação Cultural altera algumas programações

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a fim de evitar a propagação do vírus H1N1, a Fundação Cultural de Curitiba resolveu alterar a agenda de programação de alguns espaços, neste final de semana (31 a 03.08):
1) Cinemas
· Foi adiado a apresentação do filme "Outros Olhos", que seria lançado na sexta-feira, na Cinemateca, resultado do trabalho desenvolvido por alunos de cinema digital, que participaram da oitava edição do curso promovido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Rede Olhar, do Ministério da Cultura.
· Foram canceladas todas as sessões programadas para a Cinemateca e Cine Luz até amanhã


2) Teatro do Piá
· Em virtude das características do espaço e do espetáculo, teatro de sombras, a peça Compadre rico e compadre pobre, programada para hoje às 11h, foi cancelada.


3) Cursos
· Os cursos que acontecem nos Núcleos Regionais da Fundação Cultural e os do Conservatório de MPB foram adiados para o dia 10 de agosto.


Com relação aos demais eventos programados, promovidos em parceria com produtores locais, e que acontecem em espaços da Fundação Cultural, a FCC informa que foi sugerido aos responsáveis pelas referidas programações que seguissem as orientações dos órgãos de saúde. Contudo, para os eventos que serão realizados, a FCC também já intensificou as medidas de segurança sugeridas, como manter os espaços bem ventilados, placas informativas, alcool gel entre outras.

Ao longo da próxima semana serão enviadas novas informações quanto a agenda programada para 03 a 09 de agosto