sábado, 8 de agosto de 2009

Blitz da Urbs fiscaliza equipamentos para cadeirantes






Além das blizte os fiscais percorrem diariamente as garagens das empresas de ônibus fazendo a vistoria técnica dos veículos o que inclui a verificação da parte mecânica dos ônibus. Todos os ônibus da frota passam obrigatoriamente por duas vistorias completas por ano.

A rede integrada de transporte tem uma frota operante de 1.906 ônibus, 564 deles da Região Metropolitana. Por dia, são quase 2,4 milhões de passageiros que se utilizam de uma rede que tem 351 estações tubo, 21 terminais urbanos e sete metropolitanos e 8.551 pontos de parada. Os ônibus percorrem por dia útil 480 mil quilômetros em 20.850 viagens.

Na blitz desta quinta-feira, foram verificados itens como trava para cadeira de rodas, cinto de segurança e sinalização da área. Mais de 50% dos ônibus da rede integrada são adaptados oferecendo espaço para cadeirante, além de elevador. Entre eles, todos os ônibus do sistema Expresso, que circulam pelas canaletas, e todos os ligeirinhos (Linha Direta) que são os que transportam mais passageiros.

Além da adaptação da frota, o sistema de transporte tem ainda 52 ônibus exclusivos do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) que atendem cerca de 2,2 mil alunos.

A instalação de elevadores faz parte da política de melhoria da acessibilidade no sistema de transporte. Atualmente, mais de 50% dos ônibus estão adaptados contemplando 80% das linhas. Desde 2005 só entram na frota de transporte ônibus com equipamentos e acessórios que garantam a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Todos os novos ônibus vêm com elevadores, além de espaço e equipamentos de segurança para cadeirantes.