sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Curitiba é a primeira cidade do Brasil com Call Center para monitorar casos suspeitos de gripe



A partir de hoje, Curitiba será a primeira cidade do Brasil a ter um serviço de call center para monitoramento da evolução do estado de saúde dos suspeitos de terem contraído a nova gripe e que estejam cumprindo isolamento domiciliar.

Os pacientes serão avaliados diariamente por médicos e enfermeiros, a partir de contato telefônico. O objetivo é que, sem a necessidade de exposição para nova avaliação clínica, tanto a saúde desses pacientes quanto do público em geral sejam preservadas.

A informação fez parte do conjunto de medidas para enfrentar a nova gripe, anunciadas nesta quinta-feira (7) pelo vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, e que contempla também o adiamento do retorno às aulas na rede municipal para 17 de agosto. A Prefeitura recomenda que a rede privada de ensino também adie o retorno às aulas.

Além do call center e do novo adiamento da volta às aulas, Ducci comunicou também a abertura de novos leitos para receber pacientes com sintomas da gripe e que precisem de internamento. São 22 leitos no Centro Municipal de Urgências Médicas Boa Vista e outros dez, de terapia intensiva, no Hospital do Trabalhador. "Estamos abrindo novos leitos por precaução, para que Curitiba não corra o risco de ficar sem alternativas de internamento suficientes, caso isso seja necessário", observou Ducci.