sexta-feira, 8 de maio de 2015

Após cai não cai, confirmada saída de Francischini do cargo de secretário de Segurança do Paraná


BandaB/Redação 

wagner-secretario
Delegado do Combate ao Crime Organizado assume interinamente. Foto: Reprodução

Após uma série de confirmações e desmentidos da saída do secretário de Segurança do Paraná, Fernando Francischini, a assessoria do governo acaba de confirmar (às 11h50) que ele não ocupa mais o cargo. Quem assume interinamente é o delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita de Oliveira, que ocupa o cargo de delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF no Paraná.
Minutos antes, a assessoria do governo havia desmentido a reportagem do jornal O Globo, postada às 10h44, dizendo que Francisquini havia sido demitido do cargo. A publicação ainda confirma que o governador Beto Richa se pronunciaria em breve sobre o anúncio.
A especulação em torno da saída do secretário de Segurança começou após a queda do secretário de Educação e também do Comandante da Polícia Militar, César Kogut, um dia após as manifestações dos professores em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, que teve salvo de 200 feridos, no último dia 29, no bairro Centro Cívico, em Curitiba.
Um dia após o confronto, Kogut, ex-comandante, isentou o secretário Francischini pelas ações dos policiais militares durante a manifestação. No entanto, no anúncio da saída afirmou que “todas as ações foram tomadas seguindo o Plano de Operações elaborado, aprovado pela Sesp, com a participação do secretário”. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva no 1º Distrito Policial, no Centro de Curitiba.
O secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, pediu para sair nessa semana por questões pessoais. No mesmo dia, Francischini também esteve reunido com o governador para uma conversa e, oficialmente, permanece no cargo, muito embora a esposa Flávia Francischini tenha divulgado um desabafo por meio da rede social Facebook criticando o governo tucano.