sábado, 13 de setembro de 2014

2ª fase da Olimpíada de Matemática reúne 900 mil alunos neste sábado


Competição reúne apenas alunos de escolas públicas.
Participantes terão de responder oito questões dissertativas

Do G1, em São Paulo

Um grupo de 907.446 estudantes da educação básica pública participa neste sábado (13) da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). São 284.083 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental e 267.298 do 8º e 9º anos da mesma etapa, além de 356.065 das três séries do ensino médio. As provas começam às 14h30, pelo horário de Brasília.

Também no sábado, 12.960 mil professores de todo o país farão a prova de habilitação do programa Obmep na Escola. Dentre os educadores das redes municipais e estaduais habilitados nessa prova, 1 mil serão convocados a realizar, a partir de março de 2015, atividades extraclasse nas escolas em que trabalham e também nas vizinhas. Nessas atividades, usarão os materiais da olimpíada. Os professores receberão bolsa mensal de R$ 765, durante um ano, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os testes serão aplicados por fiscais indicados pela coordenação da Obmep em 9,2 mil centros, distribuídos em 5,4 mil municípios. Estão na segunda fase estudantes de 41.299 escolas. Nos três níveis da olimpíada, as provas terão duração de três horas, com uma hora a mais para os estudantes que farão os testes em braile, prova ampliada ou que precisam de acompanhante. Conforme o regulamento da Obmep, além de responder de seis a oito questões dissertativas, os alunos devem explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado.
A Obmep vai premiar 6,5 mil estudantes. Com medalha de ouro, 500; prata, 1,5 mil; bronze, 4,5 mil. Serão entregues ainda 46,2 mil certificados de menção honrosa.
Aos medalhistas deste ano que estiverem matriculados em instituições públicas em 2015 terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior. Conforme o regulamento, a Obmep também oferece prêmios aos professores dos alunos medalhistas e às escolas.
Os resultados da segunda etapa serão divulgados em 13 de dezembro
.

Casa Branca declara oficialmente que EUA estão 'em guerra contra o EI'

France Presse

Porta-voz do Pentágono divulgou mensagem adotando o mesmo termo.
Em pronunciamento, Obama havia falado em 'operação antiterrorista'.

Da France Presse

O presidente dos EUA, Barack Obama, durante pronunciamento sobre o Estado Islâmico na noite de quarta-feira (10) (Foto: AFP Photo/Pool/Saul Loeb)O presidente dos EUA, Barack Obama, durante
pronunciamento sobre o Estado Islâmico na noite
de quarta-feira (10) (Foto: AFP Photo/Pool/Saul
Loeb)
A Casa Branca declarou nesta sexta-feira que os Estados Unidos estão em guerra contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), em uma tentativa de solucionar um deslize semântico sobre a estratégia anunciada na quarta-feira (10) pelo presidente Barack Obama.
Em sua viagem pelo Oriente Médio para tentar formar a maior coalizão possível contra o EI, o secretário de Estado John Kerry pareceu hesitar em usar o termo "guerra" para classificar a amplitude das operações americanas contra os jihadistas na Síria e no Iraque.
No entanto, nesta sexta (12) o Pentágono e a Casa Branca não deixaram dúvidas sobre a maneira como entendem o conflito.
"Os Estados Unidos estão em guerra contra o EI da mesma maneira que estamos em guerra contra a Al-Qaeda e seus aliados em todo o mundo", declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, durante sua entrevista coletiva à imprensa diária.
Uma mensagem muito parecida foi dada pelo porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.
Obama anunciou na quarta-feira que seu governo está preparado para combater o EI onde quer que esteja, e se comprometeu a treinar e armar grupos da oposição na Síria, aumentando também a cooperação militar com o governo do Iraque.

"Acredito que 'guerra' seja a terminologia e a analogia errada, mas o fato é que estamos comprometidos com um esforço mundial significativo para conter a atividade terrorista", declarou
.Em entrevista concedida à rede CBS na quinta-feira, Kerry disse que preferia falar de uma "operação antiterrorista de grande escala".
Esta disputa em torno dos termos a serem usados pode parecer trivial no momento em que aviões e drones americanos já fizeram mais de 160 ataques contra o EI no Iraque desde agosto.
No entanto, ela é sinal de que a administração continua sendo muito prudente diante de uma opinião pública cansada após anos de luta contra os islamitas no Iraque e no Afeganistão
.

Tempestade solar já atinge a Terra e astronauta na ISS capta aurora boreal


Reid Wiseman, que está na Estação Espacial, postou foto no Twitter.
Tempestades magnéticas são resultado de explosões solares.

Do G1, em São Paulo

Imagem captada pelo astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional, mostra a aurora boreal sobre a Terra (Foto: Reprodução/Twitter/@astro_reid)Imagem captada pelo astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional, mostra a aurora boreal sobre a Terra (Foto: Reprodução/Twitter/@astro_reid)
O astronauta americano Reid Wiseman, que está na Estação Espacial Internacional, postou nesta sexta-feira (12) uma foto que mostra a aurora boreal sobre parte da Terra, fenômeno resultante de duas tempestades solares magneticamente carregadas que atingem o planeta desde esta quinta (11).

Em sua conta no Twitter (@astro_reid), Wiseman escreveu “As lindas auroras estão voltando. Um retorno bem-vindo de fato!”
A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares. Na Terra, essa energia interage com oxigênio e nitrogênio para produzir um show de luzes vermelhas, verdes e roxas.
Apesar da beleza das "luzes do norte", a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu alerta sobre a potência das ejeções de massa coronal (ou CMEs, na sigla em inglês), que podem causar interrupções em sinais de GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia.
Individualmente, as tempestades não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para o planeta levou o órgão a divulgar comunicado.
A aurora boreal pode ser vista principalmente em regiões da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Rússia, parte da América do Norte e na Escócia.
Segundo a NOAA, a navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões devido ao fenômeno espacial.
Imagem captada pelo Obervatório de Dinâmica Solar da Nasa nesta quarta-feira (10) mostra explosões solares  (Foto: Reuters/Nasa/SDO)Imagem captada pelo Obervatório de Dinâmica Solar da Nasa nesta quarta-feira (10) mostra explosões solares (Foto: Reuters/Nasa/SDO
)

Pessoas com autismo receberão medicamento do SUS

   |  Agência Brasil

As pessoas que sofrem os sintomas do autismo poderão contar a partir do começo de 2015 com o remédio risperidona na rede pública. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento ajuda na diminuição as crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns da doença.
O autismo não tem cura, mas pode ser identificado nos primeiros anos de vida. O autista olha pouco para as pessoas e tem dificuldades de interagir com quem está ao seu redor.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que 70 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e no Brasil algo próximo de dois milhões de pessoas. O Ministério da Saúde prevê gastar R$ 700 mil por ano na compra do remédio.

Na internet, cachorro Hugo Henrique reaparece em propaganda de Álvaro Dias




 |  por Narley Resende
A campanha do senador Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição, publicou um vídeo no canal oficial do Youtube com uma simulação de ‘direito de resposta’ em nome do cachorro Bichon Frisé (antes confundido com um poodle) Hugo Henrique, que apareceu recentemente na propaganda eleitoral gratuita. No vídeo, o cão aparece em uma montagem – é bom que se diga – falando sobre a causa original de sua aparição no horário eleitoral. “Tem alguns aloprados que não conseguem entender a importância das leis em defesa dos nossos (dos animais) direitos; eles preferem defender os amigos que estão na Papuda”, diz o cachorro.
Em seguida, aparece uma mensagem do Fórum de Proteção e Defesa Animal em apelo favorável ao senador. “(O fórum) reconhece o valor do trabalho do senador Álvaro Dias que proíbe o uso de animais na pesquisa e no desenvolvimento de produtos cosméticos…”, defende a voz.
Assista:

Como não tem feriado no fim de semana, tempo ficará bom


Simepar prevê sol para este sábado e domingo e chuva para segunda-feira

  |  Redação Bem Paraná

No último fim de semana, em que havia um feriadão – Independência (dia 7) e Padroeira de Curitiba (dia 8) – Curitiba registrou dias alternados com sol e chuva. Neste próximo fim de semana, como não tem feriado em nenhum dia, o tempo ficará bom na capital paranaense. Ao menos é o que prevê o Instituto Meteorológico Simepar.
De acordo com o instituto, o sábado (13) terá nebulosidade variável pela manhã, poucas nuvens à tarde – portanto, uma tarde agradável com sol – e muitas nuvens à noite, mas sem chuva. As temperaturas devem oscilar entre 14ºC (mínima) e 27ºC (máxima).
O domingo deverá ter clima ainda melhor, com sol durante todo o dia e calor – temperatura máxima de 29ºC.
A partir de segunda-feira, contudo, o tempo volta a ficar carrancudo, com pancadas de chuva e temperaturas oscilando entre 14ºC e 25ºC.

Urbs vai licitar cinco lojas em espaços populares nesta segunda-feira


São três lojas localizadas no Shopping Popular, no bairro Capão Raso; uma loja no Terminal Boa Vista e um espaço no Centro Comercial Rui Barbosa.

 |  Redação Bem Paraná com agências online

A Urbs vai licitar nesta segunda-feira (15) a ocupação de cinco espaços comerciais. São três lojas localizadas no Shopping Popular, no bairro Capão Raso; uma loja no Terminal Boa Vista e um espaço no Centro Comercial Rui Barbosa.
A licitação, no tipo concorrência pública pela maior oferta, será feita em sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes de proposta, com início às 9h, no auditório da Urbs, localizado no prédio central da Rodoferroviária, na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, bairro Jardim Botânico.
Os valores mínimos de outorga previstos pelo edital variam de R$ 2.090,80  a R$ 33.753,56 e os valores mínimos de permissão de uso vão de R$ 254,48 a R$ 2.297,70. As lojas têm metragem entre 4,20 e 73 metros quadrados. Os valores foram definidos em função de localização e metragem, levando em conta o valor do metro quadrado em cada local.
De livre escolha do concorrente, o ramo de atuação deve constar na proposta e respeitar um plano de ocupação que proíbe uma série de atividades nesses locais, como açouge, peixaria, aviário, diversões eletrônicas, eletrodomésticos, materiais de construção e produtos químicos para lavoura e indústria, entre outros.
O edital de licitação está disponível no site da Urbs, no endereço www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Institucional e em seguida Licitações, localizando a Concorrência Urbs 006/2014.
As lojas que estão sendo licitadas fazem parte de um rol de equipamentos públicos de uso comercial, que são gerenciados pela Urbs. No total, são cerca de 1,3 mil contratos, aí incluídos lojas e espaços em terminais de transporte, Shopping Popular, Centro Comercial Rui Barbosa, Rodoviária, Pavilhão do Parque Barigui e Rua 24 Horas.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná
– Gazeta do Povo: Hospitais inacabados e inoperantes opõem Requião e Beto Richa
– Bem Paraná: Acumuladores: um caso de saúde pública
– Jornal de Londrina: Copel teria mudado projeto sem aval da Prefeitura
– Folha de Londrina: Paraná enfrenta quarta rebelião em presídios em menos de um mês
– O Diário (Maringá): Licitação do lixo será por 30 anos e R$ 1,1bilhão
– Diário dos Campos: PR abre oportunidade para 2 mil professores regularizarem diploma
– Jornal da Manhã: MP apura preconceito em proposta da Acipg
– Tribuna do Interior: Dia sem carro
– Gazeta do Paraná: Se não tem leito público, Estado paga o particular
– Jornal Hoje: Mobilização por doação de medula loca o Hemocentro
– Gazeta do Iguaçu: Mais de 3 mil devem participar de Meia Maratona das Cataratas
– Diário do Noroeste: Palestras abordam como identificar corrupção e importância do voto
– Tribuna de Cianorte: Obras de duplicação da PR-323 começam até o final do mês
– Tribuna do Norte: Cerco à embriagues ao volante
Jornais de outros estados
– Globo: ‘Em todos os partidos tem gente corrupta’, diz Dilma
– Folha: Haddad recua e libera faixas de ônibus para táxis
– Correio Braziliense: Cresce a pressão pela renúncia de Arruda
– Zero Hora: 2 a 0 para a intolerância
Capas de revistas:
– CartaCapital: Petrobrás o escândalo e a eleição
– Veja: Fúria contra Marina
– IstoÉ: Como o esquema da Petrobrás abasteceu campanhas de aliados do governo
– Época: A Petrobrás e o mensalão

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ebola matou mais de 2,4 mil pessoas, informa OMS


   |  Agência Brasil


A epidemia de febre hemorrágica ebola na África Ocidental já matou mais de 2,4 mil pessoas em 4.784 casos, segundo um novo balanço anunciado hoje (12) pela diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. “Em 12 de setembro, foram registrados 4.784 casos e mais de 2,4 mil mortos”, disse Margaret em uma coletiva de imprensa na sede da OMS, em Genebra.
O balanço anterior, divulgado na terça-feira (9) pela OMS, apontou 2,3 mil mortos em 4.293 casos na África Ocidental, sendo os países mais afetados a Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. “Nos três países o número de casos aumenta mais que a capacidade para geri-los”, alertou Margaret, apelando para uma maior e mais significativa mobilização da comunidade internacional".
Cuba anunciou hoje o envio de 165 médicos e enfermeiros para Serra Leoa, por um período de seis meses, a partir de outubro.
Margaret Chan disse que são necessários entre 500 e 600 profissionais de saúde nos países afetados pela epidemia do vírus ebola. A diretora da OMS explicou também que os países precisam com urgência de pelo menos dez centros de tratamento, com capacidade para 70 a 80 camas cada um.

Medidas elevaram crédito para veículos e capital de giro


EDUARDO CUCOLO BRASÍLIA, DF - 
As medidas de incentivo ao crédito anunciadas em julho e agosto pelo governo federal já resultaram em aumento nas concessões de crédito, em especial, nas linhas financiamento de veículos e capital de giro, segundo o Banco Central. A informação foi passada nesta quinta-feira (11) pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, que participou de eventos sobre os 15 anos da central de informações de crédito da instituição, o SCR. Segundo ele, os dados dessa central já permitem ver essa recuperação do crédito, que cresce hoje na menor taxa dos últimos anos. "Hoje, [essas informações] já nos permitem observar, na margem, após as medidas prudenciais recentemente adotadas, aumento no volume de concessão de crédito, em especial, em linhas como financiamento de veículos e capital de giro", afirmou. No evento, Tombini afirmou que, nos últimos 15 anos, o Brasil passou por "importantes transformações econômicas e sociais, com a consolidação da estabilidade macroeconômica, a ampliação do emprego e da renda e a redução da desigualdade social". ACESSO A INFORMAÇÃO O presidente do BC anunciou no evento medidas para reduzir o número de informações enviadas pelos bancos à autoridade monetária, com objetivo de reduzir a burocracia, e a liberação na internet de novas informações sobre crédito bancário. Haverá, por exemplo, dados sobre distribuição do crédito por sub-região, por modalidade e por classificação de risco. As instituições estão desobrigadas de enviar os relatórios "Estatísticas Econômico-Financeira" (são 3.700 documento por ano) e "Informações Financeiras Trimestrais (IFT)" (25 mil por ano). As informações passam a ser elaboradas a partir da base de dados do SCR O SCR reúne informações sobre pessoas e empresas com financiamentos que somam mais de R$ 1.000 com instituições financeiras. Atualmente, são identificados 73 milhões de clientes, 450 milhões de operações (R$ 3,15 trilhões), o que representa 99% do total do crédito financeiro concedido no Brasil. Além de financiamentos, há informações sobre títulos com características de crédito e garantias.

Pesquisas influenciam as doações e os apoios


Segundo analistas, para o eleitor, levantamentos são apenas mais um fator na decisão do voto

 |  Narley Resende/BemParana

Murilo Hidalgo: “Serve muito mais para arrecadar do que para influenciar o eleitor (foto: Franklin de Freitas)
Depois de um mês do período eleitoral sem divulgação de pesquisa ampla para medir intenções de voto ao governo do Paraná, os institutos já divulgaram sete pesquisas em 40 dias. Outras duas sondagens estão programadas para esta semana - dos institutos Radar e Veritá. Os candidatos que aparecem atrás costumam questionar a legitimidade da pesquisa, como já fez o senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo. Outra postura é ignorar os resultados, como a senadora Gleisi Hoffmann (PT), que não tem comentado sua colocação na corrida ao Palácio Iguaçu. 
Para os especialistas, as pesquisas têm sim sua influência, mas não tanto na decisão do voto em si, e sim na nas doações e apoios políticos que são diretamente afetados pelo resultado das sondagens. O eleitor em si, considera a pesquisa eleitoral apenas um dos fatores de influência no voto final, avaliam.
Uma das funções do marketing político é descobrir quais fatores influenciam a decisão do voto e para isso os profissionais se baseiam, em boa parte, nos resultados das pesquisas eleitorais para medir a eficácia das campanhas. Além de método, a pesquisa pode influenciar diretamente no voto do eleitor quando altera o comportamento das campanhas.
Segundo o professor de Ciência Política da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mário Sérgio Lepre, as pesquisas mostram os candidatos que já consolidaram seus nomes ao logo de determinado tempo antes das eleições e, eventualmente, aparecem novos nomes que podem alterar a tendência dos gráficos eleitorais. “A pesquisa dá ao marqueteiro as informações que determinam a campanha. Veja a própria presidente Dilma, a campanha dela mudou completamente depois do crescimento da Marina Silva. A pesquisa é muito importante e pode mudar tudo”, comenta.
Diretamente, o professor ressalta que também é possível mudar o voto do eleitor. “É uma variável que o eleitor pode utilizar para o ‘voto útil’, por exemplo, mas é difícil isolar porque são várias – só que a lógica é racional, o eleitor vota em quem tem chance”, explica.

Acumuladores viram problema de saúde pública em Curitiba


Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente identificou 195 deles, que guardam de tudo, de lixo a animais

  |  Rodolfo Luiz Kowalski - especial para o Bem Paraná

O perfil dos acumuladores começou a ser traçado pela Prefeitura de Curitiba, em março deste ano: eles acumulam de tudo e causam transtorno para si e para os vizinhos (foto: Foto: Jaelson Lucas/SMCS)
Uma doença que muitas vezes passa despercebida é hoje um dos grandes problemas de Curitiba. Segundo levantamento inédito feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) a Síndrome de Diógenes, também conhecida como Acumulação Compulsiva, afeta aproximadamente uma em cada 10 mil pessoas que vivem em Curitiba. A síndrome, inclusive, faz parte do Manual de Diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais (DSM-5) desde o ano passado, sendo classificada como um tipo de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
A Prefeitura de Curitiba tem registrado 195 acumuladores — pessoas que guardam grande quantidade de objetos sem valor ou mantém muitos animais domésticos em condições inadequadas. Diferente do que muitos podem imaginar, a doença não tem relação com tendência social, econômica ou geográfica. O estudo do meio ambiente mostra que há casos de  acumuladores tanto em bairros mais pobres — com população com remuneração mensal média de até R$ 1,5 mil — até em bairros considerados nobres, onde os moradores têm renda mensal de mais de R$ 10 mil.

E para tornar a situação ainda mais grave, não são apenas objetos ou entulhos que essas pessoas acumulam. Praticamente metade delas também se “destaca” pelo grande número de animais, na maioria gatos e cachorros, o que pode agravar o isolamento social e aumentar o risco de doenças, além dos problemas com barulho, mau cheiro e o consequente incômodo aos vizinhos.
“Hoje, nosso principal problema são os acumuladores de animais, disparado em primeiro”, afirma Alexander Biondo,  diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da SMMA, responsável pela Rede de Proteção Animal. “O problema dos acumuladores é que metade tem animais e entulhos. Temos hoje uma estimativa de mais ou menos 2.500 cães nas mãos de acumuladores”, aponta Biondo.
Ele ressalta ainda que esses animais não são cuidados direito, sendo que muitas vezes não são nem alimentados. Além disso, quando são resgatados, costumam apresentar quadros graves de desnutrição e doenças, morrendo muitas vezes durante o transporte.
No ano passado, em um seminário para profissionais da Vigilância Sanitária, Saúde Mental e Ambiental sobre os acumuladores, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, afirmou que o problema envolvendo acumuladores é uma “questão complexa” e que precisa de uma solução que não se resuma apenas à limpeza urbana.

Nesse sentido, uma pesquisa feita pelos médicos veterinários Alexander Biondo, Camila Martins e Graziela Cunha aponta que, embora o plano de tratamento e a gestão de cuidados dependa da avaliação individual do paciente, a intervenção multidisciplinar é essencial, “envolvendo aspectos da saúde humana, animal e ambiental, com especial atenção à  prevenção da recidiva, que é perto de 100% nos Estados Unidos”.
Projeto — O perfil dos acumuladores começou a ser traçado pela Prefeitura de Curitiba em março deste ano, em uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As equipes das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde percorreram residências em bairros da Capital. Na fase piloto foram vistoriados cerca de 20 potenciais acumuladores, e serviu para validar o questionário e o formulário de atendimento, aplicados pelas equipes nas residências visitadas. Depois todas as regionais passaram pelo estudo.
O objetivo foi fazer mapeamento e diagnóstico dos acumuladores da cidade e, a partir disto, desenvolver um plano de ação estratégico para atuar em situações de risco, como incêndios, alagamentos ou mesmo em caso de morte do proprietário da casa, além de oferecer o tratamento adequado a cada situação.

Geração de empregos formais no PR volta a subir no mês de agosto


Dados do Caged apontam a abertura de 5.352 postos de trabalho.
Apesar disso, este foi o pior mês de agosto dos últimos 11 anos.

Samuel NunesDo G1 PR

Gnews - Economia, setor de serviços - Conta Corrente (Foto: globonews)Setor de serviços foi o principal gerador de
empregos no Paraná em julho (Foto: globonews)
A geração de empregos com carteira assinada Paraná voltou a subir no mês de agosto, no Paraná. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (11), as empresas do estado abriram 5.352 postos de trabalho formais. O número é 0,19% maior que o registrado em julho deste ano.
Os números de agosto foram suficientes para que o estado voltasse a ter uma somatória positiva na geração de empregos. Em julho, as 2,6 mil vagas abertas ainda não tinham sido suficientes para recuperar completamente o fechamento de postos do mês de junho. Na ocasião, foram fechadas mais de 3 mil vagas de emprego.
Os setores de serviços e comércio foram os principais responsáveis pelas novas vagas abertas em agosto. As empresas de serviços sozinhas abriram 4.187 vagas em todo o estado. Já o comércio foi responsável por outras 1.333 novas vagas. Na indústria de transformação, houve o fechamento de 193 postos de trabalho no estado e a agropecuária fechou outras 82 vagas.

O acumulado deste ano conta com 71.405 novas vagas, número 2,63% maior que nos oito primeiros meses de 2013. Nos últimos 12 meses, foram criados 57.976 postos com carteira assinada, 2,13% acima do registrado no período anterior
.Histórico

Embora o mês de agosto tenha sido positivo na comparação com os últimos meses deste ano, no histórico do Caged, este foi o pior resultado desde 2003. Em 2013, por exemplo, houve a abertura de 12.259 vagas. O pior mês de agosto até então, havia gerado 7.258 vagas formais.
Dados regionais
Nos dados regionais, que incluem cidades com mais de 30 mil habitantes, Curitiba teve a maior criação de empregos nominal, com a abertura de 1.988 vagas. Já na comparação relativa, o melhor resultado foi o de Mandaguari, no norte do Paraná, onde a variação de julho para agosto foi de 2,16%, com 243 vagas abertas.
Os três piores resultados do levantamento ficam na Região Metropolitana de Curitiba.Fazenda Rio GrandeAraucária e São José dos Pinhais fecharam, juntas, 1,4 mil vagas de trabalho. Com isso, o índice de geração de empregos na RMC ficou com oscilação positiva de apenas 660 postos de trabalho. O número é 0,06% maior que o registrado em julho.
Em relação aos demais estados e ao Distrito Federal, o Paraná ficou em 7º lugar na geração de empregos. Entre os estados da Região Sul, o Paraná ficou atrás de Santa Catarina, mas teve um resultado bem melhor que o Rio Grande do Sul, que foi um dos poucos estados brasileiros que tiveram queda na abertura de vagas com carteira assinada.

Yahoo denuncia ter sido ameaçado pelos EUA para cooperar com NSA


Grupo teria que entregar dados de usuários para programa de vigilância.
Outras grandes empresas americanas entregaram informações à NSA.

Da EFE

O gigante de internet Yahoo denunciou ontem ter recebido "ameaças" do governo americano para forçá-lo a cooperar com a Administração e entregar dados dos usuários para o programa de vigilância PRISM da Agência de Segurança Nacional (NSA).
"Tivemos que lutar a cada passo para evitar as tentativas de vigilância do governo dos EUA. Em um dado momento, o governo nos ameaçou com uma multa diária de US$ 50 mil se continuássemos a nos recusar a obedecer", afirmou o Chefe de Assuntos Jurídicos do Yahoo, Ron Bell, em uma postagem no blog da companhia.
A acusação remonta a 2007, quando o governo americano fez uma emenda em uma lei para poder solicitar informação sobre os usuários de serviços online, um pedido que o Yahoo considerou inconstitucional, e se negou a entregar os dados pedidos e recorreu ao Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA (FISC).
O Yahoo, que durante esse tempo recebeu "ameaças" da Administração, perdeu o caso e finalmente foi forçado a compartilhar os dados que o governo pedia, mas, revelou Bell, centrou então seus esforços em conseguir desclassificar o arquivo do caso, para que se tornasse público e pudesse provar as pressões do governo, o que conseguiu.
"Lutamos para desclassificar o caso e para tornar pública a investigação", indicou Bell, que garantiu que agora que o FISC desclassificou as 1,5 mil páginas sobre o caso, o Yahoo está trabalhando para que elas estejam disponíveis para consulta pública.
O programa PRISM da Agência de Segurança Nacional (NSA), cuja existência foi revelada a partir dos vazamentos do ex-analista da NSA Edward Snowden em 2013, obriga as empresas tecnológicas a compartilharem informações sobre seus usuários com o governo.
Além do Yahoo, outras grandes empresas americanas entregaram informação à NSA, entre elas Google, Facebook, Apple, AOL e Microsoft.
"Tratamos a segurança pública como um assunto muito sério, mas também estamos comprometidos com a proteção dos dados de nossos usuários. Continuaremos enfrentando pedidos e leis que consideramos ilegais, pouco claros ou exagerados", concluiu Bell
.

Entram em vigor novas sanções econômicas da UE contra a Rússia


Sanções foram publicadas no Diário Oficial da União Europeia.
Medidas contra Rússia ocorrem após envolvimento na crise da Ucrânia.

Da EFE

As novas sanções econômicas da União Europeia (UE) contra a Rússia, por seu envolvimento na crise da Ucrânia, entraram em vigor nesta sexta-feira (12), após serem publicadas no Diário Oficial da UE.
As medidas, que pela primeira vez afetarão o setor petroleiro, serão revisadas antes do fim do mês para decidir se é necessário anulá-las ou modificá-las em função da evolução do cessar-fogo e do plano de paz.
As novas sanções são mais restritivas do que as adotadas em julho passado nos mercados de capital, defesa, produtos de uso dual e tecnologias sensíveis.
Em particular, limitarão o financiamento a três empresas petrolíferas: Rosneft, Transneft e Gazprom Neft, e a três sociedades do setor de defesa; United Aircraft Corporation, Oboronprom e Uralvagonzavod.
Por enquanto o setor do gás ficou fora das sanções.
À lista de empresas que não podem exportar bens de duplo uso civil e militar se somam agora nove sociedades mistas do setor da defesa.
Também foram ampliadas as restrições de viagem e o congelamento de bens de outros 24 dirigentes e oligarcas russos, crimeanos e da zona pró-russa de Donbass. Com esta nova ampliação da lista de pessoas sancionadas já são 119 os indivíduos em que a UE pôs a mira.
Entre os novos incluídos figuram os líderes separatistas pró-Rússia Alexander Zakharchenko, premiê da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), e Gennadiy Tsypkalov, premiê da autoproclamada República Popular de Lugansk. Também os chamados ministros da Defesa e de Segurança do Estado da RPD, Vladimir Kononov e Andrey Yurevich Pinchuk, respectivamente.
A UE decidiu há uma semana ampliar a restrição de acesso ao financiamento nos mercados de capitais dos grandes bancos estatais a consórcios russos de defesa e energia controlados em pelo menos 51% pelo Estado ou cuja receita seja oriunda em pelo menos em 50% da venda de petróleo ou produtos petroleiros.
Também pactuaram encurtar de 90 para 30 dias o vencimento dos instrumentos financeiros que poderiam comprar e vender para financiamento, e proibir os empréstimos sindicados para os bancos controlados pelo Estado russo, as empresas energéticas e de defesa.
O presidente do Conselho Europeu, Herman ven Rompuy, detalhou na quinta que as novas medidas entrariam em vigor nesta sexta e que antes de final do mês se levará a cabo um exame exaustivo da aplicação do plano de paz.
Se essa revisão indicar que são necessárias, as medidas poderão 'ser modificadas, suspensas e até revogadas', explicou Van Rompuy.
A revisão acontecerá no Comitê de Representantes Permanentes (Coreper) para a UE, sobre a base de uma avaliação realizada pelo Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE).
Se os embaixadores consideratrm necessário modificar as sanções, será a Comissão Europeia ou o SEAE que promoverão as novas medidas, que deverão ser aprovadas pelo Conselho (Estados- membros). EFE
Nesta quinta (11), o governo ucraniano reconheceu pela primeira vez que os separatistas pró-russos controlam a fronteira leste com a Rússia até o mar de Azov.
Em agosto, os separatistas lançaram uma contra-ofensiva em direção às cidades estratégicas costeiras do sul da região de Donetsk, às margens do mar de Azov.
Se os rebeldes tomarem o porto de Mariupol, última grande cidade ucraniana ainda sob controle do exército, isso permitiria criar uma ligação terrestre entre a fronteira russa e a Crimeia, península ucraniana anexada em março pela Rússia.
Neste contexto de tensão, após vários dias de intensas discussões, os 28 países membros da UE concordaram em reforçar as sanções econômicas contra a Rússia, para manter a pressão sobre Moscou após um acordo de cessar-fogo alcançado entre Kiev e os rebeldes.
A resposta russa às sanções ocidentais pode incluir restrições a importações de carros usados e alguns outros bens de consumo, mas Moscou espera que o bom senso prevaleça no Ocidente, disse um representante do Kremlin, segundo a agência de notícias estatal russa "RIA"
.