domingo, 3 de junho de 2012

Escola do Boqueirão tem primeira banda marcial


Comunidade Escola




principal

Uma das atrações do programa Comunidade Escola, ontem sábado, 2, na Escola Municipal Wenceslau Braz, foi a apresentação da Banda Marcial da escola, composta por 60 integrantes, de 5 a 17 anos. “Quero chamar o maestro Willian Poll que junto o seu pai Isaías Pereira da Silva começou esse projeto há sete anos e hoje é referência para todas as escolas de Curitiba”, disse o prefeito Luciano Ducci ao homenagear o maestro e sua banda.
A primeira fanfarra da rede municipal de ensino foi criada em 2005 a partir de um trabalho voluntário do instrutor regente Isaías Pereira da Silva, na Escola Wenceslau Braz. O sucesso foi grande e já em 2008 dez escolas já faziam parte do projeto nos nove núcleos regionais de educação. “Hoje, temos 45 fanfarras participando do projeto. Meu pai está muito orgulhoso com esse trabalho. Muitas crianças pegaram gosto pela música”, conta Willian Pool.
A prefeitura, segundo Willian Pool, fornece os instrumentos musicais e os uniformes e contrata o maestro. O instrutor aponta ainda a importância do trabalho voluntário das mães e pais dos estudantes. “Elas cuidam do uniforme, dos instrumentos, orientam as crianças, participam e agendam as apresentações, que não ficam restritas às escolas”, disse Pool.
As aulas, segundo o maestro, são período de contraturno. “Eles aprendem práticas musicais, domínio das técnicas básicas de prática interpretativa, leitura musical, treinamento rítmico e melódico. Também são ensinadas noções de instrumentação e orquestração, harmonia e domínio técnico instrumental”, disse.
O projeto tem 52 instrutores regentes credenciados. A coordenadora do projeto, Marizon Vieira da Rocha, conta que vestir o uniforme da fanfarra eleva a autoestima dos estudantes. "Representar a escola nas apresentações e concursos é motivo de orgulho para todos eles", diz Marizon. "Além disso, nas aulas os estudantes desenvolvem ritmo e a responsabilidade, porque têm que cuidar dos instrumentos".
Para promover a troca de experiências entre os participantes das fanfarras, a Secretaria da Educação organiza anualmente o Encontro de Fanfarras das Escolas Municipais de Curitiba. No evento, as crianças têm a oportunidade de apresentar a música e os movimentos coreográficos aprendidos durante as aulas.
A reunião é uma importante experiência cultural e pedagógica. As famílias também participaram assistindo às apresentações. As escolas municipais interessadas em oferecer a atividade devem enviar um ofício para a secretaria Municipal da Educação pedindo a inclusão no projeto.