segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mutirão verde na CIC e novas unidades do EcoCidadão


principal
A assinatura de uma parceria que resultará em 12 novas associações de catadores de material reciclável, uma edição especial da Feira do Amigo Bicho e um mutirão do Meio Ambiente na Vila Verde são algumas das atividades programadas pela Prefeitura de Curitiba para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A agenda começa nesta sexta-feira, dia 1º.

Neste dia, um evento em parceria com a Associação de Moradores da Vila Verde, na CIC, promoverá plantio de flores nativas na praça, oficina de brinquedos com material reciclável, distribuição de mudas e edição especial do Câmbio Verde, programa que troca lixo reciclável por alimentos.

“A semana está repleta de atividades para comemorar e despertar a população sobre boas práticas ambientais”, afirma a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho.

Animais –  O sábado (2) começa com distribuição de 10 mil mudas de árvores nativas para a população, na Boca Maldita. A partir das 10 horas, o Parque Barigui será o cenário para uma grande e especial edição da Feira Amigo Bicho.

A Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, em parceria com várias organizações não governamentais, fará a doação para a comunidade de aproximadamente 100 animais em boas condições de saúde, vacinados e microchipados.
A primeira edição da Feira Amigo Bicho aconteceu no ano passado. Desde então, mais de mil microchips já foram instalados em animais domésticos e cerca de 15 mil pessoas receberam orientações.

“O evento já é um diferencial na sensibilização e conscientização da população”, explica o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Alfredo Trindade. “A edição especial da Semana do Meio Ambiente será ainda maior e melhor”, disse.

Ainda em junho – Nos próximos dias, o Zoológico de Curitiba ganhará algumas benfeitorias. Serão inauguradas a nova praça de acesso e várias melhorias na área de estacionamento, o que dará mais conforto aos visitantes.

Está prevista ainda para o mês de junho, dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a inauguração da usina de Pet do projeto Ecocidadão. Localizada na CIC, a usina irá comercializar o material beneficiado junto ao mercado, melhorando a renda dos catadores.

Ecocidadão – O projeto que funciona desde 2007 com o objetivo principal a inclusão socioambiental dos catadores informais, em breve, irá dobrar de tamanho. Atualmente, a cidade conta  com 13 parques de recepção de recicláveis.

Na quarta-feira (6), a celebração de um convênio com o BNDES formaliza a parceria que irá resultar na construção de 12 novas unidades de programa Ecocidadão e uma central de comercialização do material. A assinatura comemora antecipadamente o Dia Nacional do Catador de Materiais Recicláveis, no dia 7.

No ano passado, os aproximadamente 300 catadores que fazem parte do programa Ecocidadão recolheram juntos nas ruas de Curitiba 4,7 mil toneladas de material reciclável. Além do aumento de renda, que em quatro anos foi de 266% , os catadores associados garantiram uma melhoria da qualidade de vida.
Como eles não podem levar o material recolhido para casa, todo o processo de seleção, prensagem e venda acontece nos barracões, o que deixa as residências mais limpas. A previsão é de que o 14º parque do programa EcoCidadão seja inaugurado daqui a dois meses, no bairro Parolin.

Qualidade do Ar – No Dia Mundial do Meio Ambiente, terça-feira (5), será assinado um convênio de monitoramento da qualidade do ar. A cerimônia será ás 14h30, no Salão de Atos do Parque Barigui.

A parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o Instituto Ambiental do Paraná e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) prevê a cooperação técnica, científica e de formação de recursos humanos entre as instituições na área do monitoramento da qualidade do ar.

Outras atividades – Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, estão programados ainda vários seminários com o tema Curitiba na Rio + 20. Os encontros irão antecipar os objetivos do encontro mundial que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.

Além disso, os seminários farão uma retrospectiva das políticas públicas voltados para o Meio Ambiente dos últimos 20 anos, desenvolvidas em Curitiba desde a Rio 92.

Também faz parte da agenda de eventos comemorativos uma edição especial do projeto Horto é Amigo da Escola, que ensina estudantes da rede municipal de ensino a fazerem mudas de plantas nativas, no Centro de Educação Integração Romário Martins.

Outra atividade é a Trilha da Biodiversidade, que acontecerá no período de 1 a 17 de junho, no salão de exposições do Museu Botânico. Será a oportunidade de percorrer uma trilha com plantas e animais nativos.

“O objetivo é reconhecer a importância do papel de cada um de nós na conservação da biodiversidade urbana”, comenta o diretor do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Programação Semana do Meio Ambiente
1 a 6/6
 – Mutirão do Meio Ambiente, na Vila Verde;
1 a 17/6, das 8h30 às 17h – Trilha da Biodiversidade, no Jardim Botânico;
2/6, das 9 às 13h – Distribuição de mudas, na Boca Maldita;
2/6, das 10 às 16h – Feira do Amigo Bicho, no Parque Barigui;
5/6, das 13 às 17h – Horto é Amigo da Escola, no Centro de Educação Integração Romário Martins;
4/6, das 14 às 17h – Seminário Curitiba na Rio+20, no auditório da Unibrasil;
5/6, às 16h – Convênio de monitoramento da qualidade do ar, no Salão de Atos do Parque Barigui;
6/6, das 8h30 às 11h – Convênio parceria com BNDES e comemoração do Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, no Salão de Atos do Parque Barigui;