sábado, 27 de agosto de 2011

Prefeitura lança campanha pela saúde masculina

principalTécnicos da Secretaria Municipal da Saúde e representantes da recém-criada Comissão de Saúde do Homem, do Conselho Municipal de Saúde, deram início nesse sábado (27) à campanha destinada a chamar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde. O estádio Couto Pereira, onde aconteceu o Atletiba válido pelo Campeonato Brasileiro, foi o local escolhido para lançar a ação porque, além de atrair muitos homens, o evento é o tema do folheto educativo criado para abordar o assunto.
“Entre nesse jogo: homem que é homem entra em campo por uma vida mais saudável” é o slogan da campanha que pretende fazer os homens refletirem sobre a importância do autocuidado e de serem mais assíduos nas unidades de saúde da Prefeitura. 
 
Os homens vivem 8 anos menos que as mulheres e são quem menos comparece às atividades de prevenção e promoção oferecidas naqueles locais. Entre os problemas de saúde mais comuns entre eles e que podem ser prevenidos com a mudança do estilo de vida estão hipertensão arterial, diabete, colesterol alto, câncer, obesidade, depressão, acidentes de trânsito e no trabalho, violência, doenças bucais, do cérebro e do coração. 
 
Estratégia - Os folhetos distribuídos aos torcedores são interativos. Na parte interna há um teste que sinaliza se o estilo de vida é adequado ou se precisa ser modificado a partir da soma das respostas dadas a onze perguntas. Entre os aspectos avaliados da rotina estão alimentação, prática de atividade física, sexo seguro e cultura da paz. 
 
O técnico em informática Luiz César Camargo, de 32 anos, comprometeu-se a responder o teste. Ele acredita que está bem de saúde mas admite que pode melhorar. “Minha mulher diz pra eu fazer algum esporte, mas o dia é muito corrido. Também não sei o que seria bom pra mim fazer”, comentou, analisando a segunda pergunta do teste, que trata do tema atividade física. Bárbara Daniel, a esposa, acha que o marido é “um pouco preguiçoso”. “Falta ele se tocar. Agora ele é novo e só mais tarde vai ver como é necessário se exercitar. Principalmente porque ele fuma e é muito agitado”, argumentou Bárbara, que caminha três vezes por semana. 
 
Metas - A ideia é que a campanha os estimule a procurar mais os serviços de saúde não só na fase aguda das doenças, mas para consultas preventivas e atividades de promoção - como as aulas de ginástica, as caminhadas e os encontros de reeducação alimentar que acontecem nas unidades de saúde da Prefeitura. Outra alternativa são as academias ao ar livre situadas em parques e praças. “Queremos que os homens reflitam sobre a sua saúde e comecem a ter atitudes concretas para viver mais e com melhor qualidade de vida”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. 
 
A população masculina de Curitiba é de 835.115 habitantes, correspondendo a 48% do total. Quase 70% têm menos de 40 anos. A esperança de vida está em torno dos 70 anos contra 78 das mulheres - mais assíduas nos serviços de saúde para consultas, exames e atividades de prevenção e promoção em saúde. Do total de consultas médicas realizadas nas unidades municipais de saúde, menos de 40% são para homens.