sábado, 27 de agosto de 2011

Campanha pela saúde do homem no Atletiba


Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: estádio Couto Pereira, no Alto da Glória
principal“Entre nesse jogo: homem que é homem entra em campo por uma vida mais saudável” é o slogan da campanha que a Secretaria Municipal da Saúde lançará nesse sábado (27), no estádio Couto Pereira, antes do início da partida entre Coritiba e Atlético, marcada para as 18h. O objetivo é chamar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde. Os homens, que vivem 8 anos menos que as mulheres, são quem menos comparece às atividades de prevenção e promoção oferecidas pelas unidades de saúde.
“Queremos que os homens – jovens, maduros e idosos – reflitam sobre a sua saúde e comecem a ter atitudes concretas para viver mais e com melhor qualidade de vida”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. A ideia é que a campanha os estimule a procurar mais os serviços de saúde não só na fase aguda das doenças, mas para consultas preventivas e atividades de promoção - como as aulas de ginástica, as caminhadas e os encontros de reeducação alimentar que acontecem nas unidades de saúde da Prefeitura.
Na tarde do jogo serão distribuídos entre as torcidas folhetos interativos para o público-alvo refletir sobre aspectos da sua rotina - como alimentação, atividade física e prática de sexo seguro - e o impacto que essas atitudes podem ter sobre a saúde integral. A parte interna do impresso traz um teste que sinaliza se o estilo de vida é adequado ou se precisa ser modificado. Além disso, faixas com o slogan da campanha serão exibidas em campo, no intervalo do jogo.
Porcentagem - A população masculina de Curitiba é de 835.115 habitantes, correspondendo a 48% do total. Quase 70% têm menos de 40 anos. A esperança de vida está em torno dos 70 anos contra 78 das mulheres - mais assíduas nos serviços de saúde para consultas, exames e atividades de prevenção e promoção em saúde. Do total de consultas médicas realizadas nas unidades municipais de saúde, menos de 40% são para homens.
Entre os problemas de saúde mais comuns entre eles e que podem ser prevenidos com a mudança do estilo de vida estão a hipertensão arterial ou pressão alta, diabete melito, colesterol alto, câncer, obesidade, depressão, acidentes de trânsito e no trabalho, violência, doenças bucais, do cérebro e do coração.