domingo, 28 de agosto de 2011

Desfile cívico militar, hoje, reunirá mais de 30 mil pessoas


principal

Pinheirinho


O Desfile Cívico Militar do Pinheirinho, organizado pela Prefeitura de Curitiba e a Associação do Comércio da Macrorregião do Pinheirinho em comemoração à Semana da Pátria, chega à sua 12ª edição, neste domingo (28), com número recorde de participantes: 8 mil pessoas estão inscritas para o evento
O desfile será na Avenida Winston Churchill, ponto comercial de maior importância para a economia do bairro, com início às 9 horas. A expectativa é que o público também seja recorde:  mais de 30 mil espectadores. 
 
Em torno do tema deste ano - “Curitiba: sou apaixonado por esta cidade” – vão se apresentar alunos de escolas públicas e privadas, servidores municipais, escoteiros, integrantes de grupos de terceira idade, militares de diversas corporações, diretores e funcionários de lojas do varejo, ao som de 17 bandas e fanfarras.
O desfile já se constitui em uma tradição e tem contribuído para unir a comunidade, que a cada ano se esforça para se superar na organização e no número de atrações em relação ao anterior. 
 
O administrador da Regional do Pinheirinho, Fernando Roberto Janz, afirma que todos têm os mesmos objetivos: “Queremos resgatar o civismo e os valores patrióticos da população, e integrar através do entretenimento a comunidade e autoridades”, afirma. 
 
A organização geral cabe a uma comissão presidida por Guiomar Drabeski, chefe de gabinete da Regional Pinheirinho, e tem como membros Irineu Christofolli, presidente da ASCOMARP, que representa os mais de mais de 220 comerciantes da região, e o jornalista Humberto Schvabe, da Gazeta do Bairro.
Para as tarefas de apoio se apresentaram 120 voluntários, estudantes em sua maioria, que são fundamentais na recepção e atendimento dos participantes, e para que eles sigam a ordem de entrada na avenida, de forma organizada e que respeite o horário previsto para a duração do desfile. 
 
Presidente da Associação do Comércio, Irineu Christofolli, é também um grande entusiasta do desfile. Ele diz que a forma de apresentação escolhida, que inclui contar o que é e como funciona uma empresa, por exemplo, ajuda a mostrar o desenvolvimento e a importância do setor do varejo na macrorregião do Pinheirinho.
O local do evento também é significativo: a avenida Winston Churchill é tratada como “shopping center a céu aberto”. “No começo era difícil arrecadar fundos para o evento. Hoje em dia, todo mundo quer participar. Ajuda na auto-estima das pessoas do bairro, que gostam de se ver e se reconhecer na Avenida”, afirma Irineu. 
 
Parceiros - O grupo que representará a Fundação de Ação Social (FAS) tem 700 integrantes. São líderes comunitários, crianças e adolescentes de programas sociais e de grupos da terceira idade. “Todos carregarão flores nas mãos e mostrarão como Curitiba cuida de suas famílias através das boas iniciativas de políticas públicas”, diz a Coordenadora Regional da FAS no Pinheirinho, Elenice Malzoni.
A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer participa com um Grupo de Ginástica da Melhor Idade. A Secretaria Antidrogas Municipal leva três viaturas, dois cães farejadores, usados em ações preventivas e repressivas, e 50 crianças atendidas nos programas Papo Legal e Bola Cheia, de prevenção às drogas, e 10 veículos usados em suas tarefas. 
 
Neste ano, a Secretaria Municipal da Educação será representada por alunos de 30 escolas do Pinheirinho, participantes do programa Comunidade Escola, e pelo “Pelotinho” formado por crianças matriculadas nas creches da Regional. Foram convidados a desfilar estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares das outras oito Regionais da cidade. Os organizadores observam que muitas escolas, ao longo do tempo, criaram suas fanfarras influenciadas pelo evento. “Todos querem participar e fazer bonito na avenida”, comenta Guiomar.
É o caso da Escola Municipal Foz do Iguaçu, que criou sua fanfarra em 2009, especialmente para o desfile, através do Projeto Fanfarra Infanto-Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação. O maestro Leonardo Rodrigues afirma que foi uma iniciativa acertada. “Marchar é muito importante para a educação dos alunos, pois promove a troca de valores com outros grupos”.
 
Ao som da banda do 13º Batalhão de Infantaria Blindada, 140 soldados e oficiais do Exército vão desfilar e mostrar alguns dos seus equipamentos, inclusive um blindado.  Grupo da Batalhões da 5ª Região do Exército e da Aeronáutica desfilarão ao lado de participantes do Aeroclube.
A Polícia Militar do Paraná será representada com diversos grupamentos: Companhia de Choque, Polícia Florestal, Projeto Povo, Patrulha Escolar, Polícia Rodoviária e Rone. O Corpo de Bombeiros apresentará ambulâncias e caminhões de incêndio. A Polícia Civil vai desfilar com 23 viaturas, motos e um blindado.