sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Redes sociais aproximam gestão pública dos curitibanos


Febre na internet, as redes sociais conectam milhões de pessoas que discutem assuntos em comum no mundo inteiro. Orkut, Facebook, YouTube e Twitter viraram sinônimo de interação e troca direta de informações na rede mundial de computadores.
Pensando nessa potencialidade de comunicação, a Prefeitura de Curitiba tem 14 perfis oficiais no Twitter para informar, divulgar, obter informações e realizar ações específicas na internet.

O prefeito Luciano Ducci também criou um perfil no Twitter (@lucianoducci ) e no Facebook para aumentar o contato com a população pelas redes sociais. "Ainda estou conhecendo e me familiarizando com essas novas tecnologias, mas elas dão um retorno muito ágil. As pessoas se sentem mais próximas do poder público pelas redes sociais", disse Luciano Ducci. O prefeito também tem um canal no youtube WWW.youtube.com/drlucianoducci) e um site próprio WWW.lucianoducci.com.br).

O primeiro perfil criado no Twitter da Prefeitura é o @curitiba_pmc, que existe desde o primeiro semestre de 2009. Um dos principais objetivos é aproximar a gestão pública da população curitibana. "A ideia é estar onde as pessoas estão e trocar informações, como em uma conversa", explicou Heloisa Guernieri, responsável pela área de marketing digital da Prefeitura.

O Twitter é mais um canal que a administração municipal tem para ouvir a população, saber quais são as demandas da cidade diretamente dos cidadãos. "Conseguimos descobrir informações relevantes e levar para dentro da Prefeitura. A ferramenta também permite informar e divulgar as ações desenvolvidas pela administração de forma rápida e ágil", disse Heloisa.

Uma das principais consequências provocadas pelo uso do Twitter é a troca de informações entre a Prefeitura e os internautas. Os questionamentos e dúvidas podem ser respondidos de forma direta.

Outra plataforma de comunicação na internet é o canal TVPrefeituraCuritiba no YouTube.

Perfis da Prefeitura

Pelo Twitter o cidadão pode ter acesso a vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba. Para acompanhar o boletim de trânsito da cidade é só seguir o @transitourbs. Para ver a agenda de shows da cidade e saber o que está acontecendo na área cultural as dicas são o @ctbaapresenta e o @fcccuritiba.

Na área de turismo o @viajecuritiba tem opções de roteiros em Curitiba e divulgação de serviços. O @rhcuritiba divulga informações para todos os servidores da Prefeitura e também para pessoas que trabalham na área de recursos humanos.

Empresários, empreendedores, investidores e pessoas interessadas em dados socioeconômicos encontram informações referentes à área no @agenciacuritiba. As ações sociais desenvolvidas pela Prefeitura podem ser seguidas no @fas_curitiba. Para saber as novidades de cursos no Conservatório de Música Popular Brasileira o @cmpbdecuritiba tem todos os dados.

Informações sobre a Vigilância Sanitária estão no @visacuritiba e sobre o Instituto Curitiba de Informática no @ici_curitiba. Ações e notícias do Instituto Municipal de Administração Pública estão disponíveis no @imap_curitiba.

Para acompanhar as atividades do programa Comunidade Escola é só seguir o @com_escola. O perfil @curitibaintl divulga ações da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais e Cerimonial de Curitiba. Agora é só escolher a conta que mais lhe agrada e seguir para ficar em contato direto com a administração municipal.