quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Debates da ONU sobre valor da Biodiversidade

Curitiba será uma das quatro cidades do mundo a sediar, hoje e amanhã, o simpósio sobre Economia de Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB, na sigla em inglês) para Formuladores de Políticas Locais e Regionais. Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUD), o evento acontece simultaneamente em Nova Delhi, Índia; Cidade do Cabo, África do Sul; e Ghent, Bélgica. Em Curitiba, o relatório TEEB servirá de pano de fundo para discussões sobre incorporação de capital natural para promover crescimento e prosperidade de longo prazo na América Latina. Às 13h30, os conferencistas atenderão à imprensa.

Em Curitiba, os debates acontecerão no Salão de Atos do parque Barigui. São esperados 100 participantes entre representantes locais e regionais de governos, profissionais de agências Sul-Americanas, pesquisadores, organizações e envolvidos com administração pública local/regional. A oficina tem o objetivo de alcançar profissionais de todas as áreas, não somente aqueles envolvidos com a proteção ambiental.

O relatório final do PNUD será apresentado na Convenção Sobre Diversidade Biológica - COP 10, em Nagoya, no Japão, em outubro próximo. O TEEB é uma iniciativa internacional para despertar a atenção aos benefícios e os custos das perdas de biodiversidade. "A necessidade por comida, energia, água, medicamentos e outros produtos e serviços só pode ser suprida se preservarmos a biodiversidade.

Esse é um dos maiores desafios da sociedade e dos gestores públicos", destaca o prefeito Luciano Ducci.

Além de servir para formuladores de políticas locais e regionais, a informação contida no relatório também é interessante para Organizações Não Governamentais, agências reguladoras e ao sistema jurídico.

O relatório explora e dá dicas práticas de como lidar com o desafio de perda de biodiversidade em nível local e regional, examina ações que governos locais podem tomar quanto ao uso e gestão de recursos naturais, manutenção de biodiversidade, arquitetura urbana como também ferramentas de mercado como Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Programação

hoje

9h - Introdução ao tema e à programação do simpósio: Peter May, TEEB, Andrew Mitchell, representante do PNUD.

Carlos Nobre, INPE. "O cenário: reconhecendo os benefícios locais, regionais e globais da Amazônia".
10h45 - 12:30 Sessão 2: Presidente: Peter May

IzabellaTeixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil. "Comentários sobre a política brasileira de serviços ambientais".
Pavan Sukhdev, chefe de pesquisa do TEEB. "Economia dos ecossistemas e da biodiversidade para formuladores de políticas públicas locais e regionais".
Carlos Eduardo F. Young, do PNUD. "Serviços Ecossistêmicos, Pobreza e Desenvolvimento Econômico nos contextos Latino-Americanos".
13h30 - 14h Conferência para a Imprensa

14h -15h30 Sessão 3: Estudo de Casos

Fernando Leon, diretor geral de Avaliação, Valorização e Financiamento do Patrimônio Natural, MINAM, Peru. "Promovendo o uso ótimo do capital natural nas políticas locais - evidência do Peru".
José Andreguetto, Secretário de Meio Ambiente, Cidade de Curitiba. "Lições sobre o foco da administração de Curitiba em serviços ecossistêmicos e qualidade ambiental".
Leonardo C. Fleck, analista senior no CSF. "Serviços ecossistêmicos nas avaliações dos investimentos em infraestrutura".
Caso de estudo (PNUD): manejo de pesca local, Argentina
16h - 17h30 Sessão 4: Estudo de Casos

Virgilio Vianna: Bolsa Floresta, Transferência Fiscal e outras políticas de incentivos
Maria Teresa Vargas, Bolívia Natura. "Viabilizando a implementação local bem sucedida de programas de pagamento por serviços ambientais"
Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito. "Opções de política local para o desenvolvimento do turismo sustentável".
17:30 - 18h

Peter May: "Porque faz sentido um foco sobre serviços ecossistêmicos nas políticas locais".
Dia 2

9h - 10h - Sessão 1: Por que considerar serviços ecossistêmicos ao formular políticas locais

Peter May: Revisão dos principais pontos tratados no primeiro dia.
Wilson Loureiro, IAP: Como incluir os serviços ecossistêmicos no orçamento das economias locais?
10h15 - 12h Sessão 2: Elaborando soluções para desafios em casa.

13h - 15h Sessão 3: As melhores soluções e alternativas para aplicação de economia de serviços ambientais e biodiversidade em políticas locais na América do Sul.

15h15 - 16h Fechamento