terça-feira, 3 de novembro de 2009

Moradores da Vila Icaraí e região têm Dia pela Inclusão Social


As 3.300 famílias do bolsão Audi e União, no bairro Uberaba, foram beneficiadas com diversos serviços públicos gratuitos no Dia pela Inclusão Social da Vila Icaraí e Região, no sábado, 31. Na ocasião, o prefeito em exercício, Luciano Ducci, anunciou melhorias para a ocupação, um dos principais bolsões de pobreza de Curitiba.



Entre as obras previstas está o Centro da Juventude, clube esportivo com piscinas e quadras para os jovens da região e que será erguido no próximo ano em conjunto com o Governo do Estado, parceiro da Prefeitura de Curitiba no Dia pela Inclusão Social.

"Com esta união queremos fazer uma grande intervenção social na região e oferecer muitas melhorias para a comunidade, além daquelas que já estão em andamento", disse Ducci, na abertura da programação, que teve a participação do diretor-presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, do coordenador do programa e diretor de Relações Institucionais da Cohapar, Doático Santos, do administrador da Regional Cajuru, Cesário Ferreira, e dos vereadores Tico Kuzma e João do Suco.

A Prefeitura de Curitiba está investindo R$ 46,1 milhões na região em obras de habitação e urbanização e na construção do Parque do Centenário da Imigração Japonesa. Uma das melhorias já implantadas na área é um sistema de contenção de cheias.

A região também já ganhou 200 das 419 casas destinadas às famílias que moram em condição crítica na Vila Icaraí e no entorno. Uma das casas será entregue ao casal Suterland Ermenegildo Bühler Ramos e Leosina Franciele Januário Viana, que participou do Dia pela Inclusão Social.

"Nossas filhas gêmeas estão se divertindo nos brinquedos montados para a programação", contou Suterland, que mora na Vila Icaraí há sete anos e garante ser feliz na região. "Gostamos do lugar, do pessoal da vizinhança, e acho que com a mudança para a nova casa, nossa vida será ainda melhor", disse Suterland.
Uma das preocupações do prefeito Beto Richa para o reassentamento é essa: não afastar as famílias de sua comunidade de origem. "Quem vai mudar de casa, não vai para longe, ficará na região, perto dos amigos", explicou o diretor-presidente da Cohab, Mounir Chaowiche.

Programação: entre os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba no Dia pela Inclusão Social estiveram pintura livre para crianças (Fundação Cultural de Curitiba); oficinas de bijuteria (Fundação de Ação Social); testes de glicemia e de pressão arterial e orientações para prevenir a dengue (Secretaria Municipal da Saúde); inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida, orientação do trabalho social e dos engenheiros das obras na região (Cohab); e orientações urbanísticas e sobre os programas na região (Administração Regional Cajuru).

A população pode fazer ainda fotografia para documentos, carteira de trabalho, carteira de identidade, cortar cabelo e participar de palestras e shows musicais