quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Curitiba será sede da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo na África do Sul

A seleção brasileira de futebol se hospedará em Curitiba para fazer os últimos exames e treinamentos preparativos uma semana antes de embarcar para a África do Sul, em junho de 2010. "O prefeito Beto Richa postulava isso há tempos e a seleção precisava uma cidade com clima parecido com o da África do Sul para fazer a ambientação, juntamos a isso a excelente qualidade das instalações do Centro de Treinamento do Clube Atlético Paranaense, onde o grupo ficará instalado", disse Ricardo Teixeira, em entrevista coletiva nesta terça-feira (3), ao lado do prefeito Beto Richa e do técnico da seleção, Dunga.
Richa afirmou estar feliz com a decisão da comissão técnica da seleção, composta pelo técnico Dunga, seu assistente, o também ex-jogador Jorginho, e o administrador Guilherme Ribeiro, de adotar Curitiba como local para os últimos preparativos. "A presença da seleção traz um grande prestígio à cidade em um momento muito importante, em que a mídia de todo o mundo estará voltada à seleção brasileira. Isso ajuda a divulgar e consolidar a imagem internacional da cidade", disse Richa. "Agradecemos a confiança da CBF. Curitiba receberá a seleção de braços abertos e vamos mostrar que a cidade é pé-quente."
O técnico Dunga elogiou a cidade e disse que Curitiba tem clima adequado e o ambiente tranquilo que a seleção precisa para fazer os exames físicos dos jogadores, além de oferecer uma excelente insfraestrutura para a seleção poder treinar, nas instalações do Centro de Treinamento do Atlético. "Devemos permanecer aqui entre cinco dias e uma semana antes de embarcar para a Copa", disse Dunga. De acordo com ele, no momento ainda não está prevista na programação da CBF nenhuma partida amistosa da seleção na cidade.
O prefeito disse que, além de pedir à CBF que a seleção passasse um período em Curitiba, também está fazendo esforços junto à Fifa para que a cidade possa receber o centro de comunicações da Copa e que também receba uma seleção de futebol tradicional para os jogos, em 2014. "Temos forte presença italiana e alemã e também podemos receber até a Argentina, pela proximidade do país", disse Richa.
O evento de anúncio da CBF teve a presença do vice-prefeito Luciano Ducci, do gestor de cidade-sede Luiz de Carvalho, dos vereadores João Claudio Derosso, presidente da Câmara Municipal, e Mário Celso Cunha, presidente da Comissão Especial para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 e líder do prefeito na Câmara, e do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury.

Curitiba é uma das sedes da Copa de 2014

Curitiba foi escolhida pela Fifa em maio de 2009 para ser uma das 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Por conta disso, técnicos da Prefeitura participam do 3º Seminário de Cidades-Sede da Copa do Mundo Fifa 2014, nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro. Durante o encontro, que terá a participação do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho, serão tratadas questões como planejamento de marketing e ferramentas para promover o turismo nas cidades escolhidas para receber os jogos do mundial no Brasil, em 2014. O seminário terá uma palestra internacional, com Willian Field, do Consórcio Copa 2014, com técnicos do Ministério do Esporte e da Embratur.
Também servirá para esclarecimento de dúvidas dos comitês organizadores locais a respeito da promoção da Copa, em relação a regras e especificações. Os participantes também poderão conhecer como a Alemanha tratou as questões de marketing, em 2006. Representarão a Prefeitura de Curitiba no seminário a presidente do instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, e a assessora para assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Susana Costa.