sábado, 19 de setembro de 2009

Richa abre Semana do Trânsito e destaca respeito à faixa de pedestre


Em meio a uma festa que reuniu crianças, professores, moradores do bairro e freqüentadores do Parque São Lourenço, o prefeito Beto Richa abriu, na manhã desta sexta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito em Curitiba voltada à conscientização para a importância do respeito á faixa de pedestres. Na abertura, crianças e agentes de trânsito deram um abraço no lago do parque simbolizando o compromisso com a vida através do cuidado com o meio ambiente e com o trânsito da cidade.

"Esta é uma campanha extremamente importante, o trânsito merece uma atenção especial", disse o prefeito, na abertura da Semana do Trânsito que abriu, também, a programação da 10ª Festa do São Lourenço. "É mais uma ação da Prefeitura para que tenhamos sempre, reavivado na mente das pessoas a necessidade de ter bons hábitos e bom comportamento no trânsito. Curitiba tem uma população consciente, com um nível cultural diferenciado e pode sim dar um grande exemplo de convívio harmonioso de motoristas, pedestres, ciclistas, enfim todos nós que fazemos parte do trânsito", afirmou.

Aberta pelo prefeito, a campanha começou com o abraço ao lago do Parque São Lourenço envolvendo cerca de mil crianças, agentes de trânsito e dirigentes da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A , que promove a Semana do Trânsito na cidade.

Até o próximo dia 25 uma extensa programação - que inclui teatro, apresentações musicais e abordagens educativas em cruzamentos da cidade - vai mostrar a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas que a faixa de pedestre é a linha que divide o certo do errado, o respeito do desrespeito, a vida da morte. Cartazes, busdoor, folhetos, mobiliário urbano, spots de rádio e fitinhas brancas com a inscrição Paz no Trânsito, entre outros materiais, serão usados para incentivar o pedestre a só fazer travessias pela faixa de segurança e alertar o motorista para que respeite a faixa.

"Respeitar a faixa é respeitar a vida", afirmou a diretora de trânsito da Urbs, Rosângela Battistela, explicando que a programação dá uma atenção especial às crianças. "O tema central da campanha é educação para o trânsito que, em Curitiba, tem foco na faixa de pedestre. Além das crianças que estarão neste fim de semana na festa do São Lourenço vamos chegar a mais 2.000 crianças com apresentações de teatro tendo meio ambiente e trânsito como tema", disse.

A Semana do Trânsito de Curitiba tem como tema central a "Educação para o Trânsito", com foco no respeito à faixa de pedestres e, além da movimentação no São Lourenço, inclui o Dia Sem Carro, na terça-feira, 22, e a primeira fase da campanha "O trânsito é de todos, a faixa é do pedestre".

O objetivo desta primeira fase da campanha é orientar a população para respeitar a faixa, que é do pedestre. Nas próximas etapas será intensificada a fiscalização e os pedestres serão orientados a, nos cruzamentos sem semáforo, fazer um sinal com a mão, indicando aos motoristas a intenção de atravessar para que ele pare o carro. Onde há semáforos é preciso respeitar o sinal. A campanha já pode ser vista nos vidros traseiros dos ônibus e em placas e pontos de ônibus da cidade.

Já no Dia Sem Carro - na terça-feira - a programação da Semana do Trânsito vai acontecer no centro da cidade e nas regionais. No Centro, serão interditados ao trânsito a avenida Marechal Deodoro no trecho que vai da rua João Negrão à Marechal Floriano Peixoto; os acessos à praça Tiradentes e a rua Barão do Rio Branco entre o Paço Municipal e a rua André de Barros. No espaço fechado para os carros a Prefeitura vai promover uma série de atividades ? de lazer, cultura e serviços ? que vão acontecer também nas Administrações Regionais.
Nesta sexta-feira e sábado (18 e 19) a Semana do Trânsito vai acontecer no Parque São Lourenço. Além da abordagem educativa e da programação da festa, na sexta-feira haverá apresentação, às 10h e às 14h, de uma peça que trata da Mudança Climática com o Grupo de Teatro Giramundo, de São Paulo.

No sábado,19, será a vez da Turma do Zequinha, grupo de teatro de fantoches criado e apresentado por agentes de trânsito e do grupo musical De Bem com a Via, também formado por agentes de trânsito. Os dois grupos, que têm encantado crianças e adultos em apresentações em eventos e escolas, vão se apresentar no São Lourenço pela manhã e à tarde.

Na segunda-feira, 21, serão feitas abordagens educativas em diferentes pontos da cidade e, na terça, 22, será a vez do Dia Sem Carro. Nos dias 22, 23 e 24 haverá também apresentações, no SEST/SENAT, de grupos de alunos dos colégios estaduais Avelino Vieira e Dr. Francisco Macedo, classificados no Festival de Teatro Juvenil Transitando, promovido em julho pela Associação Viking e Volvo do Brasil, em parceira com a Urbs e Detran-PR.

Na quarta-feira, 23, a Turma do Zequinha e o grupo musical De Bem Com a Via vão se apresentar, pela manhã e à tarde no Colégio Stella Maris, no bairro Juvevê. Agentes de trânsito farão abordagens educativas em vários pontos da cidade, com um cronograma que inclui a quinta e a sexta-feira, 25, quando termina a Semana do Trânsito.