segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Metrô Curitibano já recebeu 146 sugestões pela internet


Em 15 dias de funcionamento, o site do Metrô Curitibano (www.metro.curitiba.pr.gov.br) recebeu 146 sugestões ao novo modal de transporte que irá fazer parte da Rede Integrada de Transporte. O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) mostrou que 52% das sugestões estão relacionadas a aspectos técnicos do projeto, como a implantação de estacionamentos integrados, ciclovias, a manutenção da integração com estações tubo e terminais, entre outras. Mais de 10% dos que deram sua contribuição pelo site pedem a implantação de bicicletários ou a reserva de vagão para bicicleta.

Podem participar cidadãos curitibanos, empresas em geral, entidades, órgãos públicos e outros interessados, que também podem conhecer, pelo site, as informações disponíveis sobre o projeto do Metrô Curitibano, além de dar sugestões à proposta. O período para sugestões começou no dia 2 de setembro e serão recebidas até o dia 31 de outubro de 2009. As sugestões também estão sendo encaminhadas diretamente à Prefeitura.

As contribuições serão analisadas pelos técnicos do Ippuc e poderão ser utilizadas na elaboração do edital de licitação da PPP (Parceria Público-Privada) do Metrô Curitibano, uma das primeiras a ser lançada pelo Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas. A formação de uma Parceria Público-Privada é uma das alternativas em estudo na Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs. Por meio de uma PPP Plena, poderia ser feita a parceria entre a iniciativa privada e o poder público (Governo Federal e Prefeitura de Curitiba) para a construção do metrô, aquisição do material rodante e operação do novo modal.

As contribuições encaminhadas pelos Correios à Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs podem ser enviadas para o seguinte endereço: Palácio 29 de Março - Avenida Cândido de Abreu, 817 - subsolo - Assessoria de Projetos Especiais - Centro Cívico - Curitiba - PR - CEP - 80.530-908.

Cinco equipes técnicas da execução do projeto básico da obra estão trabalhando no trecho CIC Sul/Santa Cândida, onde funcionará a primeira linha do Metrô, a Linha Azul. Também há equipes fazendo os estudos de interferência, que identificam as redes elétricas, de água e telefonia existentes no terreno.