sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Richa abre nesta sexta a Semana do Trânsito, com teatro e música para 2.000 crianças



O prefeito Beto Richa abrirá nesta sexta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito. Promovida em Curitiba pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, a Semana vai começar às 9h no Parque São Lourenço com abordagens educativas e teatro reunindo, ao longo do dia, 2.000 alunos e professores. A abertura da Semana do Trânsito fará parte da programação da 10ª Festa do São Lourenço, promovida pela Associação de Moradores e Amigos do parque, com apoio da Prefeitura de Curitiba.

A Semana terá como tema central a "Educação para o Trânsito", com foco no respeito à faixa de pedestres e, além da movimentação no São Lourenço, inclui o Dia Sem Carro, na terça-feira, 22, e a primeira fase da campanha "O trânsito é de todos, a faixa é do pedestre". Cartazes, busdoor, flyers, mobiliário urbano, spots de rádio, entre outros materiais, serão utilizados para incentivar o pedestre a só fazer travessias pela faixa de segurança.

O objetivo desta primeira fase da campanha é orientar a população para respeitar a faixa, que é do pedestre. Nas próximas etapas será intensificada a fiscalização e os pedestres serão orientados a, nos cruzamentos sem semáforo, fazer um sinal com a mão, indicando aos motoristas a intenção de atravessar para que ele pare o carro. Onde há semáforos é preciso respeitar o sinal. A campanha já pode ser vista nos vidros traseiros dos ônibus e em placas e pontos de ônibus da cidade.

Já no Dia Sem Carro - na terça-feira - a programação da Semana do Trânsito vai acontecer no centro da cidade e nas regionais. No Centro, serão interditados ao trânsito a avenida Marechal Deodoro no trecho que vai da rua João Negrão à Marechal Floriano Peixoto; os acessos à praça Tiradentes e a rua Barão do Rio Branco entre o Paço Municipal e a rua André de Barros. No espaço fechado para os carros a Prefeitura vai promover uma série de atividades - de lazer, cultura e serviços - que vão acontecer também nas Administrações Regionais.

Programação - Na sexta-feira e no sábado (18 e 19) a Semana do Trânsito vai acontecer no Parque São Lourenço. Além da abordagem educativa e da programação da festa, na sexta-feira haverá apresentação, às 10h e às 14h, de uma peça que trata da Mudança Climática com o Grupo de Teatro Giramundo, de São Paulo.

No sábado,19, será a vez da Turma do Zequinha, grupo de teatro de fantoches criado e apresentado por agentes de trânsito e do grupo musical De Bem com a Via, também formado por agentes de trânsito. Os dois grupos, que têm encantado crianças e adultos em apresentações em eventos e escolas, vão se apresentar no São Lourenço pela manhã e à tarde.

Na segunda-feira, 21, serão feitas abordagens educativas em diferentes pontos da cidade e, na terça, 22, será a vez do Dia Sem Carro. No decorrer da Semana haverá também apresentações, no SEST/SENAT, de grupos de alunos dos colégios estaduais Avelino Vieira e Dr. Francisco Macedo, classificados no Festival de Teatro Juvenil Transitando, promovido em julho pela Associação Viking e Volvo do Brasil, em parceira com a Urbs e Detran-PR.

Na quarta-feira, 23, a Turma do Zequinha e o grupo musical De Bem Com a Via vão se apresentar, pela manhã e à tarde no Colégio Stella Maris, no bairro Juvevê. Agentes de trânsito farão abordagens educativas em vários pontos da cidade, com um cronograma que inclui a quinta e a sexta-feira, 25, quando termina a Semana do Trânsito.