terça-feira, 11 de agosto de 2009

Curitiba na campanha para reduzir 80% da emissão de poluentes até 2020


O prefeito Beto Richa recebeu nesta segunda-feira a visita de Jim Garrisson, presidente da organização não-governamental State of the World Forum (SWF) e coordenador global da Campanha de Liderança Climática 2020, movimento mundial que prevê ações efetivas para a redução da emissão de carbono em todo mundo até 2020. Garrisson convidou Curitiba a se engajar na campanha. Para ele, a capital paranaense é a única cidade brasileira que apresenta no Brasil as condições técnicas para alcançar o objetivo proposto: a redução em 80% na emissão de poluentes até 2020. A SWF foi criada por Garrison e pelo ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, em 1995.

Para o prefeito Beto Richa, trata-se de um grande desafio. "Nossas ações são a melhor demonstração da preocupação com o tema, como a introdução na frota de ônibus movidos a biodiesel e o recente estudo de absorção de carbono em florestas urbanas, o primeiro do País", afirmou Richa.

O Secretario Municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, explicou que a complementação acontecerá com trabalhos importantes, como o inventário da emissão de carbono por empresas e pessoas, que está processo de licitação. "As pessoas sabem que a luz natural reduz o consumo da energia elétrica, mas é preciso quantificar essa redução, para que elas efetivamente passem a ter o hábito", disse Andreguetto.

De acordo com Jim Garrisson os resultados deste trabalho para a cidade são imensos. "A cidade passa a liderar um processo de referência mundial, criando oportunidades sociais e econômicas importantes". Acompanharam Garrisson na visita Emilia Queiroga Barros, vice-presidente internacional da Campanha de Liderança Climática e diretora para o Brasil, e Mariah Miyuki Endo, diretora da Universidade da Experiência e coordenadora do movimento juventude Brasil 2020.