terça-feira, 11 de agosto de 2009

Metrô: seguem os trabalhos de análise do solo e subsolo


Análise do material do subsolo garantirá qualidade e segurança do Metrô Curitibano
O material coletado na sondagem do subsolo para a primeira linha do Metrô Curitibano está sendo criteriosamente analisado pelos especialistas contratados pelo Consórcio Novo Modal, vencedor da licitação para esta fase dos trabalhos, necessária para a elaboração dos Estudos e Projetos de Engenharia.

Ao longo de toda a extensão por onde passará a Linha Azul, em seus 22km, do Santa Cândida ao CIC Sul, estão sendo extraídos materiais do subsolo que indicarão os critérios para garantir que o projeto da primeira linha do novo modal tenha qualidade e traga segurança aos futuros usuários.

"O conjunto de informações colhidas durante esta fase dos trabalhos fornece um parâmetro geotécnico seguro para o projeto que será elaborado. A sondagem é feita em qualquer tipo de obra que tenha escavação mas, no caso de um metrô, o cuidado deve ser redobrado para garantir a segurança dos projetos que serão elaborados e, futuramente, das obras que serão executadas", explica Jeferson Guimarães, que coordena a equipe formada por engenheiros civis, ambientais, tecnólogos, laboratoristas, sondadores de campo e estudantes de geologia, responsável por esta fase dos trabalhos. Os especialistas explicam que uma investigação geotécnica bem feita garante uma obra segura com custos mais baixos.

O estudo do material coletado vai indicar a profundidade do Metrô Curitibano e apontar soluções estruturais para a obra. Esta fase faz parte dos estudos geológicos e geotécnicos, que estão sendo feitos pelo Consórcio Novo Modal (formado pelas empresas Trends, Engefoto, Esteio e Vega), vencedor da licitação para os Estudos e Projetos. A fase atual da investigação geotécnica é feita pela Fugro In Situ Geotecnia Ltda., empresa contratada pelo Consórcio Novo Modal.

As amostras são colhidas do subsolo numa profundidade de até 14 metros ao longo da linha do metrô. Nos locais onde estão previstas as estações de embarque e desembarque, são extraídas de uma profundidade que chega a 25 metros. O principal teste que está sendo feito é o SPT (Standard Penetration Test), ensaio de penetração que analisa a resistência do material.