quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Limpeza retira 5 toneladas de lixo do Rio Barigui



A Vila Bom Menino, uma ocupação irregular localizada no bairro do Mossunguê que está sendo urbanizada pela Prefeitura, teve nesta terça-feira (11) uma ação de educação ambiental com os moradores. Enquanto uma equipe do Departamento de Limpeza Pública fazia a limpeza da margem e do leito do rio Barigui, técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faziam visitas domiciliares para conscientizar as famílias sobre a importância da preservação e da correta destinação do lixo.

Ao final do dia, parte do resultado da operação era visível: cinco toneladas de lixo (ou o equivalente à carga de dois caminhões caçamba) foram retiradas do rio num trecho de apenas 100 metros. No meio do material recolhido havia até sofá e televisão. Entre os moradores, a operação limpeza também pareceu surtir efeito. A diarista Maria Aparecida da Silva, que divide o terreno onde mora com mais quatro casas de familiares, disse que vive com medo de enchentes e que sabe que o acúmulo de lixo ajuda a agravar o problema. "Todo mundo precisa colaborar para que isso não aconteça mais", falou.

Para ela, não há motivo para este tipo de comportamento, já que o caminhão de limpeza pública passa pela Vila três vezes por semana para recolher o lixo orgânico e outras duas vezes para coletar material reciclável. Além disso, ela lembra que o programa Câmbio Verde (troca de material reaproveitável por hortigranjeiros) também está presente na área a cada 15 dias. "Não tem por que jogar algo no rio", falou.

O pedreiro José Carlos Bisiewicz lembrou que não são apenas os moradores da Vila que costumam jogar lixo no rio. Ele conta que presenciou inúmeras vezes pessoas parando o carro na ponte sobre o Barigui para fazer o lançamento de objetos e todo tipo de material no rio. Para ele, o efeito mais danoso desta atitude é a proliferação de insetos e roedores nas casas. "Se todo mundo se preocupasse com essas coisas, teríamos um ambiente mais limpo", disse.

A limpeza das margens e do leito do rio e as visitas domiciliares fazem parte do trabalho de preservação e educação ambiental que está sendo desenvolvido junto com o projeto de urbanização da Vila Bom Menino. A área tem, segundo cadastro do serviço social da Cohab, 162 domicílios e está localizada num trecho de 300 metros ao longo do rio Barigui, nas proximidades do Carrefour Champagnat e do Park Shopping Barigui. Do total de famílias da área, 75 serão reassentadas em outros locais, em dois empreendimentos que estão em obras na mesma região. São o Moradias Arapoti, com 37 unidades, e o Moradias Ibaiti, com 38. Os dois terão casas e sobrados para abrigar os reassentados.

Com a retirada de parte dos moradores, serão liberadas áreas na ocupação, para a construção de 44 sobrados que servirão para o reassentamento de outras famílias. As restantes 43 casas da Vila têm melhores condições e estão em local onde é permitida a permanência de moradia e, por isso,ficarão no mesmo lugar. Os moradores serão atendidos com obras de urbanização. No projeto de intervenção na área, uma faixa de 30 metros que margeia o rio Barigui será preservada.