quinta-feira, 28 de maio de 2015

Platini revela apelo feito a Blatter: "Estou pedindo que deixe a Fifa"


Presidente da Uefa diz conversou com suíço diante de outros associados e
em particular e que mandatário se recusou a deixar o pleito desta sexta-feira

Por Zurique, Suíça

Platini durante coletiva em Zurique nesta quinta (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)Platini durante coletiva em Zurique nesta quinta-feira (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)
O presidente da Uefa, Michel Platini, deu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, em Zurique. O dirigente revelou uma conversa com Joseph Blatter, mandatário da Fifa, hora após a prisão dos sete dirigentes ligados à entidade máxima do futebol. O papo com o suíço não foi nada amistoso e teve até um apelo do francês.  
- Fui ver o presidente da Fifa, houve uma reunião, logo antes da reunião da Uefa. E o presidente da Fifa falava de rumores, de que algumas considerações não iriam ao congresso, tentando nos convencer de que a Fifa precisava ser forte. Eu tive a palavra primeiro e queríamos ter certeza de fazer o discurso mais duro possível. Disse a ele: "estou pedindo para que deixe a Fifa". A nossa imagem não pode continuar assim. Tinha de dizer cara a cara - contou.
Platini disse ainda que após a reunião teve um encontro no escritório de Blatter e reforçou o pedido ao dirigente. 
- Discutimos no escritório dele e reforcei a ideia de que ele deveria sair, renunciar, que deveria ter a estatura de reconhecer a situação. Ele disse que não poderia fazer isso agora, antes do congresso. Eu disse que é uma pena, que seria muito bonito ele enxergar essa situação. Avisei a ele que a Uefa estaria unida em torno de príncipe Ali. O futebol está acima de Blatter, Pelé, o jogo é o mais importante. Não é fácil dizer a um amigo que deve sair, mas é assim que a história está dizendo - afirmou Platini.
"Sepp (Blatter), você tem de sair. Somos amigos. Seremos amigos depois" 
Michel Platini
Blatter vai concorrer no pleito desta sexta-feira contra o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, 40 anos mais jovem do que o suíço. E a Uefa marcou posição. 
- Estou muito preocupado. Agora basta, acabou. Temos que preservar o futebol e não podemos concordar com as ações ocorridas. A Justiça vai julgar da maneira correta. Porque estou dizendo que tivemos uma boa discussão? É porque amanhã, quando vier a eleição, a grande maioria votará pelo príncipe Ali. As pessoas tiveram demais. As pessoas não o querem mais. E eu também não quero. A Fifa não é mais forte. Então a grande maioria das associações da Europa vão votar pelo príncipe Ali. Estou tentando convencer um ou dois que não estão tão convictos.
Platini comentou também que, caso Blatter vença, após a decisão da Champions, em Berlim, haverá uma reunião para reavaliar as relações da Uefa com a Fifa.
- Acho que se o senhor Blatter ganhar, em Berlim, vamos discutir o futuro das nossas relações com a Fifa. Haverá uma reunião, mas espero que ele não ganhe.
Platini seguiu contando sobre a conversa que teve com Blatter. 
- Ele foi afetado pelo que eu disse, porque eu falei como um amigo. Estava lá em 98, quando ele me queria como presidente, e eu disse que não sabia nada sobre a Fifa. Temos uma história. Eu disse: "Sepp, você tem de sair. Somos amigos. Seremos amigos depois". Ele disse que é tarde demais, porque o congresso será amanhã. Sei qual é a sua estratégia, trazer seus aliados para tentar convencer os outros a votarem nele. A democracia vai determinar. Mas acho que ele já perdeu, a Fifa já perdeu.
Platini concede coletiva após reunião com Baltter (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)Platini fala da conversa que teve com Blatter antes de coletiva desta quinta-feira (Foto: Ruben Sprich/ Reuters)

O dirigente francês falou também que não está arrependido por não estar concorrendo ao pleito da Fifa. Platini afirmou que jamais lutaria contra um amigo. 
- Eu não me arrependo por não estar concorrendo. Sempre me comprometi a ser uma pessoa que não lutaria contra um amigo. Eu acho que o futebol está na Europa e eu sou um homem do futebol. Se algum dia o Blatter não estiver concorrendo, vou decidir. Sepp fez algumas coisas ótimas, e outras menos brilhantes.
Platini ainda explicou os motivos que o levaram a fazer o pedido a Blatter.
- Porque é um amigo com problema. Sou um amigo mais jovem, mas sou um amigo. É o meu dever lhe dizer isso, do contrário ninguém mais diria. A Fifa é a casa do futebol, onde todas as regras são feitas, mas como você quer que os fãs, os jogadores, respeitem os estatutos, se as pessoas que os escreveram não são respeitáveis?