domingo, 17 de maio de 2015

Candidatos no AM chegam 4h antes com medo de perder 2ª fase da OAB


729 candidatos devem fazer a prova prático-profissional em Manaus.
Bacharéis terão de responder a quatro questões discursivas.

Suelen Gonçalves e Andrezza LifsitchDo G1 AM

Marcos Luz, 26 anos, chegou cedo para evitar novo atraso (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Marcos Luz, 26 anos, chegou cedo para evitar novo atraso (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Com medo de perder o horário da prova da segunda fase do XVI Exame de Ordem Unificado, da Ordem dos Advogados do Brasil, alguns candidatos chegaram por volta das 8h deste domingo (17) ao local de aplicação do exame, na Zona Centro-Sul de Manaus. O universitário Adan Smith, de 29 anos, foi um dos candidatos a antecipar em quatro horas a sua chegada.
Adan Smith disse que usará tempo para estudar (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Adan Smith disse que usará tempo para estudar
(Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
"Normalmente, o portão abre depois das 10 horas, mas mesmo assim procurei chegar cedo para evitar problemas com engarrafamento", disse. Smith, que está no 10º período, disse que irá aproveitar o tempo para rever alguns conteúdos.
Outro que também chegou bem cedo ao local de aplicação da prova foi Marcos Luz, 26 anos. Na última prova, ele chegou atrasado e foi impedido de realizar o exame. "Tive que chegar bem cedo dessa vez. Não podia mais correr risco", disse.
2ª fase
No Amazonas, 729 candidatos devem fazer a prova prático-profissional em Manaus.
Na segunda etapa (prova prático-profissional), os bacharéis terão de responder a quatro questões discursivas.
Além disso, será preciso redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
O resultado preliminar da segunda fase sairá no dia 8 de junho, e o resultado final, após análise de recursos, no dia 30 de junho.
Sobre o Exame
O Exame de Ordem da OAB pode ser prestado por bacharéis em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A aprovação é requisita necessária para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
A prova da primeira fase do XVI Exame foi aplicada no dia 15 de março e teve 80 questões objetivas. Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões.