domingo, 3 de maio de 2015

Bailarina russa Maya Plisetskaya morre aos 89 anos


Segundo o teatro Bolshoi, ela sofreu um ataque cardíaco em Munique.
Artista era conhecida como "a rainha do ar". 

Da AFP

A bailarina russa Maya Plisetskaya, 89 anos, morreu neste sábado (2), em Munique, na Alemanha. Ela sofreu um ataque cardíaco. A artista era conhecida como "a rainha do ar" e conquistou um de seus primeiros êxitos com a representação, em 1947, de "O lago dos cisnes".
Segundo o diretor do teatro Bolshoi, Vladimir Urin, disse à agência russa TASS, "os médicos tentaram de tudo, mas não havia nada que pudessem fazer."
O diretor do Bolshoi contou ter sido informado pelo marido da bailarina, o célebre compositor russo Rodion Shchedrin, de que Plisetskaya faleceu na Alemanha, onde o casal tinha uma residência. "Algumas semanas atrás, nós nos reencontramos. Ela estava saudável, fazia brincadeiras, mas bom, aconteceu, o coração da maior entre todas as bailarinas parou", declarou Urin à agência RIA Novosti.
Por meio de um comunicado de seu serviço de imprensa, o presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências à família.
Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia (Foto: Efrem Lukatsky/AP)Em foto de 1998, a bailarina Maya Plisetskaya após apresentação em Kiev, na Ucrânia (Foto: Efrem Lukatsky/AP)
Carreira
Plisetskaya dançou por meio século e levou ao tradicional balé soviético coreografias modernas. Nascida em 20 de novembro de 1925, em Moscou, teve o pai, engenheiro, assassinado em 1938. Sua mãe, uma atriz, foi acusada de traição e enviada a um campo de trabalhos forçados no Cazaquistão.
Maya ingressou no Bolshoi em 1943. Durante 50 anos, ela cativou as plateias com a pureza de suas apresentações.
Graças à sua versatilidade, pôde interpretar personagens tão diversos como a czarina enlouquecida de "A fonte de Bajchisarai", a perversa Kitri de "Dom Quixote", "Carmem", e "Ana Karenina".
A bailarina ucraniana Maya Plisetskaya  (Foto: Efrem Lukatsky/AP)A bailarina ucraniana Maya Plisetskaya (Foto: Efrem Lukatsky/AP)