quinta-feira, 9 de abril de 2015

PF fecha cerco contra quadrilha de anabolizantes vindos da China; 4 estados, inclusive o Paraná


Redação/Banda B com PF
anabolizante1
Matéria prima dos anabolizantes vinha da China por Sedex – Foto: PF
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (09) a Operação Ciclo Final, no combate à importação e distribuição irregulares de anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado. Cerca de 150 policiais federais cumprem 18 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
A organização criminosa atuava em todo território nacional, com distribuição de anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado através dos Correios e de transportadoras. As matérias primas eram importadas da China e acondicionadas em meio a outros materiais para dar aparência de licitude à importação. Em laboratórios da própria organização criminosa, a droga era beneficiada e envasada, estando pronta para uso. Segundo o inquérito policial, os compradores eram, em sua maioria, frequentadores de academias e fisiculturistas.
anabolizanteA investigação teve início há oito meses, após a apreensão de uma encomenda, postada em uma agência dos Correios na região de São José do Rio Preto/SP, que continha medicamentos anabolizantes. A comercialização destes medicamentos era feita em sites especializados na Internet.
Durante os oito meses de investigação foram apreendidos aproximadamente 300 quilos de substâncias anabolizantes e outros medicamentos de uso controlado.
Há indícios de que a organização criminosa atuava há mais de cinco anos. Em razão do volume comercializado pelos investigados, estima-se um lucro mensal de 200 mil Reais. Os policiais já identificaram um patrimônio de mais de seis milhões de reais em bens móveis, imóveis e contas bancárias ligados à organização criminosa.
O nome da operação faz alusão à forma de administração dos medicamentos anabolizantes, cujo período de uso é chamado de “ciclo”.
Os presos serão encaminhados a estabelecimentos prisionais dos respectivos Estados, onde ficarão à disposição da Justiça Federal e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, falsificação de produto destinado a fins medicinais e integrar organização criminosa, cujas penas variam de 3 a 38 anos de reclusão.
Mais detalhes serão informados em entrevista coletiva logo mais na sede da PF em São José do Rio Preto (SP)