quarta-feira, 15 de abril de 2015

PF faz ação para combater corrupção e fraudes na Eletronorte; 2 são presos


Funcionário é suspeito de participar do esquema e enriquecer ilicitamente.
São dois mandados de prisão; ação ocorre em Brasília, RO, RJ e MG.

Do G1 DF
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) a Operação Choque, que investiga a presença de uma organização criminosa dentro da Eletronorte suspeita de corrupção e fraudes. São oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporárias. Até as 10h, duas pessoas haviam sido presas – um ex-gestor da estatal e um parente dele. A PF não informou o local das prisões nem o grau de parentesco entre eles.
De acordo com a PF, um integrante do corpo gerencial da estatal enriqueceu ilicitamente ao obter vantagens de pessoas jurídicas que mantinham contrato com a empresa. A corporação não deu detalhes de como o servidor atuava.
A operação ocorre paralelamente em Brasília (DF), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). A Polícia Federal investiga a possível prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro. 
A corporação disse que trabalha também para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa. Uma empresa "laranja" teria sido usada pelo esquema.
A sede da Eletronorte fica no Shopping ID, na Asa Norte. Funcionários que não quiseram se identificar disseram que os agentes chegaram ao local por volta das 5h. Duas viaturas estavam no local por volta das 9h.