sexta-feira, 27 de março de 2015

Perigo nos bancos: em 2014, Paraná registrou um ataque por dia


BemParana




Entre agências e caixas eletrônicos, foram 379 casos ao longo do ano passado, a maioria em cidades do interior
No ano passado, o Paraná teve 379 ocorrências de ataques a bancos e caixas eletrônicos. Isso dá uma média de um caso por dia, pelo menos. O número é bem maior do que o de 2013, quando foram 210 crimes do tipo. Atualmente, o Estado é o terceiro no País no ranking de ataques, perdendo apenas de São Paulo (736 casos), e muito perto de tomar o segundo lugar de Minas Gerais (392 ocorrências).
Os dados completos serão divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) durante ato na Praça Santos Andrade, às 10 horas. Além da divulgação da pesquisa Nacional de Ataques a Banco do ano de 2014, o sindicato faz um ato em defesa da vida dos vigilantes, bancários e clientes.
Na quarta-feira (25), um vigilante perdeu a vida no exercício de sua profissão durante uma tentativa de assalto a uma agência bancária na Rodovia da Uva, em Colombo. Por isso os participantes da manifestação do Sindivigilantes estarão trajando roupas pretas.
“Essa tragédia estava anunciada, pois através de nossa pesquisa apontamos anualmente o crescimento das ocorrências no Paraná, o estado saiu do 4° lugar para o 3°, com aumento de 67% nas ocorrências comparadas com 2013, o assalto a banco saltou de 38 ocorrências para 66”, diz texto divulgado ontem pelo sindicato.
Outro dado que chama a atenção para o relatório de 2014 é que os casos no interior do Estado superaram em muito as ocorrências na Capital. Do total de 376 casos, 233 foram em municípios menores no interior. A Grande Curitiba teve 143.
2015
E pelo andar da carruagem, este ano não deve ser difetente. Até ontem, o sindicato dos vigilantes já contabilizava 81 casos de ataques no Estado. Foram 57 explosões de caixas-eletrônicos, nove arrombamentos de caixas-eletrônicos e 15 assaltos ou tentativas de assalto a bancos.
“A iniciativa de retirar os caixas eletrônicos do comércio e o dinheiro dos caixas eletrônicos em agências depois do fechamento, só demonstra que a falta de segurança existe, e punir os clientes ao invés dos bandidos, é um desserviço a população e um atentado a vida. Pois sem solução para esses crimes a migração era certa e os assaltos a banco começaram a acontecer”, diz ainda a nota do Sindivigilantes.
Ocorrências

Ranking de 2014 no país

Estado casos

1º São Paulo
736
2º Minas Gerais
392
3º Paraná
379


Casos no Paraná em 2015

Explosões de caixas eletrônicos
57
Arrombamentos
9
Assaltos/tentativas contras bancos
15