quarta-feira, 25 de março de 2015

O velho e bom chá nunca sai de moda






O Outono já chegou com temperaturas mais baixas. Nada melhor que no friozinho, degustar um bom chá. O hábito de tomar chá é, antes de mais nada, sugerir uma pausa para a vida atribulada. É chegar a conclusão que você realmente merece um momento de calmaria.

Os chás estão na vida da humanidade há muito tempo e curiosamente são preparados da mesma forma, desde aproximadamente 2.800 a.C, quando a bebida provavelmente foi “descoberta” na China. Aliás, preparar o chá daquela forma por infusão e não saquinhos é regra básica para manter o sabor e requinte da bebida, segundo os especialistas.

O bairro São Francisco, em Curitiba, ganhou um novo  estabelecimento especialista em chá:  o Caminho do Chá, da chef pâtissière e designer de chá Dani Lieuthier. O lugar é resultado de meses de pesquisa e trabalho em oito países sobre a cultura milenar da bebida. O cardápio traz uma variedade de 42 chás importados de 12 países, 17 blends —  chá com mistura de ervas e sabores — elaborados artesanalmente, além de doces e pães caseiros.  No almoço, a casa oferecerá duas opções de cardápio por dia, com entrada, prato principal e chá quente ou gelado.

“A Caminho do Chá começou com uma viagem pelo mundo dos chás. Foram anos de estudo e babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo.
- Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate.
- Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.
- Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã.
- Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira.
- Combate aos radicais livres: chá-mate.