quarta-feira, 25 de março de 2015

Aprovada em Curitiba, “food truck” terá evento em maio


BemParana



A Câmara Municipal de Curitiba confirmou, ontem, em segundo turno, a aprovação do projeto de lei que regulamenta o funcionamento dos “food trucks” em Curitiba. Com isso, agora falta apenas a sanção do prefeito e a regulamentação. Mesmo assim, uma celebração pela aprovação da lei é programada para maio.
“Queremos reunir o comércio tradicional e os foods trucks em um grande evento, para festejar essa legislação inovadora”, adianta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, que hoje protocola o pedido de autorização para a festa.
A lei dos foods trucks, como é chamada, teve a participação de todos os setores da área gastronômica de Curitiba — Abrabar, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Curitiba (SEHA), Assoicação Paranasense dos Foods Trucks (APFD), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Fecomércio — e autoridades e, em princípio, abre espaço para a nova atividade sem prejudicar o comércio tradicional e feirantes.

A liberação do alvará só será expedida mediante constituição de empresa no município. Já a liberação dos pontos de exploração da atividade “food trucks” deverá respeitar uma distância mínima das feiras regulamentadas. Tanto o funcionamento, quanto a adequação e a ocupação nos espaços públicos e particulares serão regulamentados pelo Poder Executivo, por meio de decreto. 

No momento, Curitiba tem cerca de 50 veículos adaptados para funcionar como foods trucks e prontos para iniciar as atividades assim que houver a sanção e a regulamentação. Em sua página no Facebook, a APFT pede agilidade nesta fase do processo. “O primeiro grande passo foi dado, mas nossa caminhada continua. Esperamos que a comissão responsável pela regulamentação defina todos os detalhes com agilidade e formate um modelo de atuação realmente eficiente e atrativo”.