sábado, 11 de janeiro de 2014

Petrobras anuncia retomada das atividades na Unidade de Coque da Reduc


Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Petrobras divulgou nota hoje (10) anunciando que a Unidade de Coque da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, está em processo de partida para retomar a produção, o que deverá ocorrer “nas próximas horas”.
As atividades na unidade estavam interrompidas desde a noite do dia 4 em razão de um principio de incêndio, que foi prontamente controlado pela brigada de incêndio da refinaria, sem que houvesse a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros. O incêndio não teve vítimas ou danos ao meio ambiente.
Em consequência do princípio de incêndio, no entanto, a produção da Unidade de Coque da Refinaria foi interrompida. Na ocasião, a Petrobras, ao confirmar o incêndio, anunciou a formação de uma comissão especial para descobrir as causas do acidente. A Reduc processa cerca de 240 mil barris de petróleo por dia, mais de 10% da capacidade de refino do país.
Edição: Fábio Massalli

Obama anuncia semana que vem mudanças em serviços de informação


Da Agência Brasil*
Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar, na próxima semana, a decisão sobre quais mudanças serão feitas nos serviços de informações do país. O anúncio será feito no dia 17 de janeiro e o objetivo é alterar a regulação dos programas de vigilância norte-americanos, tão criticados após as denúncias feitas pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA – sigla em inglês), Edward Snowden.
As revelações de espionagem maciça, fornecidas por Snowden aos jornais Washington Post (EUA) e The Guardian (Grã-Bretanha), provocaram um conflito diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações na Europa, incluindo as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
O caso gerou desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentou o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos Estados Unidos. Richard Leon, um juiz federal norte-americano, se manifestou a respeito em dezembro do ano passado, considerando que o programa de espionagem da NSA poderia ser considerado inconstitucional.
*Com informações da Agência Lusa

Criado grupo de trabalho para acompanhar assentamento das famílias retiradas de terra indígena


Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil 
Brasília – Foi criado ontem  grupo de trabalho formado por representantes do governo e de sindicatos de trabalhadores rurais do Maranhão para acompanhar o assentamento das famílias que serão retiradas da Terra Indígena Awá-Guajá.
A decisão da Justiça Federal de notificar os não índios para desocuparem a área deve começar a ser cumprida neste fim de semana, após últimos preparativos feitos nesta sexta-feira pela Justiça Federal e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A sentença de desintrusão do território foi emitida no último dia 16 de dezembro. Após receberem a notificação, as famílias terão 40 dias para deixar voluntariamente a área indígena. Durante esse período, os posseiros, agricultores, lavradores, madeireiros e criadores poderão retirar seus bens.
A decisão do juiz substituto Jorge Ferraz de Oliveira Júnior, emitida hoje, autoriza o trabalho dos oficiais de Justiça em domingos, feriados e durante horários não comerciais a fim de entregar as notificações. Hoje também foi divulgado que o Incra vai começar amanhã (11) a cadastrar as famílias que deixarão o local. 
A terra indígena abrange uma área de 116 mil hectares e compreende os municípios maranhenses de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, Zé Doca e São João do Caru.
Na reunião desta sexta-feira, com representantes do Incra e da Secretaria-Geral da Presidência da República, foi marcada a primeira reunião do grupo de trabalho para o próximo dia 20, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Zé Doca.
De acordo com o prefeito de São João do Caru, Jadson Lobo Rodrigues, dois funcionários serão destacados para inscrever as famílias notificadas no Cadastro Único do governo federal, condição para o assentamento.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), um sobrevoo do local foi feito hoje pela equipe responsável pelo cumprimento da decisão. Na última quarta-feira, os oficiais de Justiça também fizeram o reconhecimento da região.
Esta semana, a Funai apreendeu e inutilizou toras de madeira que foram retiradas ilegalmente da terra indígena. Área de desmatamento ilegal em unidades de conservação também foram encontradas pelos funcionários que atuam na região. Uma base de operações foi montada na última sexta-feira (3) para fornecer estrutura e logística ao processo de desintrusão.   
 De acordo com o juiz José Carlos do Vale Madeira, responsável pela decisão judicial, a presença de lavradores e pequenos posseiros no local é majoritária, em vez de grandes agricultores e fazendeiros. A análise é a mesma de Arnaldo Lacerda, posseiro de São João do Caru. Ele disse ter cinco grandes propriedades na região, ocupando áreas de 3 mil hectares cada. Os demais moradores têm entre 10 e 60 hectares, declarou Lacerda, sendo que de dez a 20 médios agricultores cuidam de áreas regiões, em média, com 600 hectares.
“Quem trabalha são os próprios donos, não temos máquina, é trabalho manual”, disse, ressaltando que não há submissão de trabalhadores a agricultores e pecuaristas.
A informação de Lacerda é de que 1.200 famílias, cerca de 6 mil pessoas, dividem a terra que será repassada aos índios Awá-Guajá. O juiz acredita que haja entre 300 e 500 ocupações e imóveis no local, número que estimou para lavrar os mandados de notificação.
Lacerda declarou que a decisão de iniciar a desintrusão do território foi tomada sem levar em conta o prazo para o assentamento das famílias. “Devia ter sido levado em consideração que não tinha um plano pronto para retirar esse povo. Estamos aguardando a expulsão para ser jogados no meio da rua”, disse, ressaltando que, como o processo de litígio da terra começou em 1992, as soluções para a realocação das famílias já deveriam ter sido aplicadas.
Ontem, foi publicado no Diário Oficial da União a convocação das famílias para que participem da seleção do reassentamento. O Incra também abriu edital para a compra de áreas pelo governo destinadas à reforma agrária. Não podem ser beneficiários do programa agricultores e posseiros que têm renda de atividades não agrícola superior a três salários mínimos, além de proprietários de grandes áreas.
De acordo com a Funai, um convênio com as prefeituras dos municípios que receberão as famílias que deixarão a terra indígena vai garantir a infraestrutura e a distribuição de moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Minha maior preocupação é que os lavradores, que preencham requisitos [para o cadastro], não sejam colocados às margens da BR [rodovia], não sejam marginalizados”, disse Madeira na terça-feira (7) em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, a União deve apoiar os agricultores atingidos com a desintrusão, processo que vai se desenrolar nos próximos dias com a notificação das famílias.

Sites podem ser responsabilizados por divulgação de conteúdo preconceituoso

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Postagens de conteúdo ofensivo ou preconceituoso emsitesblogs e redes sociais podem gerar responsabilidade para os administradores dessas plataformas. O alerta é do advogado Leonardo Ranna, especialista em direito de internet. Segundo Ranna, há possibilidade de responder civilmente pelos danos, e os autores e difusores do material podem ser responsabilizados criminalmente.
Para Leonardo Ranna, no caso recente envolvendo o site de vendas MercadoLivre, onde foi postado um anúncio vendendo negros a R$ 1, pode haver responsabilização da plataforma.
“O argumento é que eles [administradores dos sites] lucram com isso. Se eles não conseguem controlar previamente, para não ofender ninguém, devem ser responsabilizados pelo dano do ponto de vista cível. Tanto o Ministério Público pode vir a processar o MercadoLivre, por meio de uma ação civil pública, quanto alguém que se sentiu ofendido, no caso uma pessoa negra, pode buscar indenização”, disse o advogado.
Ranna ressaltou que, apesar de o Brasil não ter legislação específica para crimes cibernéticos, as leis existentes são suficientes para responsabilizar autores e sites nesses casos. Ele destaca que há várias decisões judiciais condenando sites e redes sociais e determinando indenização às partes ofendidas.
O anúncio do MercadoLivre repercutiu nas redes sociais no último domingo (5) e, segundo informações da empresa, foi retirado do ar na segunda-feira (6) após denúncias dos usuários do site.
A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), pediu ao MercadoLivre a identificação do autor da postagem e deve enviá-la ao Ministério Público do Rio de Janeiro segunda-feira (13), pedindo a apuração de responsabilidade de crime de racismo e discriminação racial. Os dados cadastrais do autor também foram solicitados pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) Polícia Civil do Rio de Janeiro, que instaurou inquérito para apurar crime de incitação ao racismo.
Sobre a possibilidade de ser responsabilizado pela postagem, o MercadoLivre informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a plataforma é monitorada diariamente pelos administradores e que disponibiliza um botão de denúncia para os usuários informarem sobre conteúdos inadequados, ofensivos ou preconceituosos.
Para a presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Nilza Iraci, não é suficiente deixar o trabalho de denúncia a cargo dos internautas. “A responsabilidade fica para as pessoas que acessam. Até alguém perceber e denunciar, leva tempo”, ressaltou Nilza.
Para ela, deve haver responsabilização das plataformas por conteúdos racistas, homofóbicos ou sexistas. “Embora [o MercadoLivre] seja um site público, acho que deveria ter uma segurança. Temos feito um trabalho sistemático de vigilância em relação a isso, mas não se vê muita punição.”
A postagem no MercadoLivre deixou chocadas pessoas como a atendente Priscila Kellen Pereira da Luz, de 19 anos. Para Priscila, o conteúdo mostra que o racismo continua forte no país. “É ilusão achar que só porque as pessoas convivem e não têm tanto atrito, o racismo acabou. O ser humano é ignorante e não sabe olhar o outro como semelhante”, afirmou Priscila.
Edição: Nádia Franco

Hospital oferece terapia com minirredes e música clássica para bebês prematuros


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Bebês prematuros que nascem no Hospital Regional de Santa Maria, região administrativa localizada a 26 quilômetros de Brasília, estão sendo colocados em minirredes de algodão, adaptadas dentro das incubadoras, como uma alternativa para melhorar o conforto. A UTI neonatal também usa o recurso da música clássica e instrumental como som ambiente para acalmar os recém nascidos.
De acordo com o supervisor de enfermagem da UTI neonatal, Wilian Barbosa, o trabalho é complementar e não chega a ser classificado como tratamento, mas auxilia os bebês que nasceram com menos de 37 semanas no ganho de peso e antecipa a alta médica. “Todas as medidas de conforto que a gente pode oferecer auxiliam no tratamento”, explicou.
Segundo ele, o bebê colocado na minirrede fica em uma posição similar à posição intrauterina. A prioridade é dada aos prematuros mais agitados ou mais chorosos e também aos que não contam com o acompanhamento da mãe durante o tratamento (seja por abandono ou por morte após o parto).
Dependendo da aceitação da criança, o período na minirrede pode durar até quatro horas seguidas. Já a música clássica e instrumental é utilizada durante todo o dia para ajudar a tranquilizar os bebês e só é desligada à noite.
“A maioria das crianças está internada para ganhar peso. E, quanto mais confortável a criança fica, mais peso ela ganha. A criança fica mais calma e isso diminui o tempo de internação”, disse Barbosa.

Selic deve continuar a subir este ano para conter alta de preços, dizem especialistas


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 10% ao ano, deve continuar a subir em 2014 para conter a alta de preços no país, estimam especialistas. A primeira reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que define a Selic, está marcada para os dias 14 e 15 deste mês.
Ontem (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2013 em 5,91%. Em 2012, a inflação ficou em 5,84%. A expectativa do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, de que a inflação em 2013 seria menor do que a de 2012, não foi alcançada.
A previsão do Banco Central, divulgada no Relatório de Inflação, era que o IPCA ficaria em 5,8% no ano passado. O IPCA, em 2013, também fechou o ano acima da projeção de instituições financeiras consultadas semanalmente pelo BC (5,74%). O IPCA ficou acima do centro da inflação (4,5%), que deve ser perseguido pelo BC, mas abaixo do limite superior (6,5%).
Para o coordenador de Estudos Econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac,) Miguel Ribeiro de Oliveira, o Copom deve elevar a Selic em 0,5 ponto percentual na reunião da próxima semana. Oliveira acredita que, se o resultado da inflação no ano passado não tivesse ficado acima das expectativas, o comitê poderia aumentar a Selic em 0,25 ponto percentual nesta reunião.
Oliveira destaca que um dos fatores que estimularam a inflação no país foi a alta do dólar. O dólar em alta gera aumento da inflação no país porque encarece o preço de produtos e insumos importados. Para Oliveira, o Copom continuará a aumentar a Selic após a reunião deste mês, se houver alguma pressão maior no câmbio.
Para o economista Carlos Eduardo Freitas, ex-diretor do Banco Central, a inflação não está fora de controle, mas está se mantendo em patamar elevado. Para que a inflação ceda, é preciso manter o ciclo de alta da Selic. Além disso, Freitas destaca que o governo deveria reduzir gastos e ser mais transparente em relação às contas públicas, eliminando artifícios contábeis para cumprir a meta de superávit primário, economia para o pagamento de juros da dívida pública.
“Essa é a receita clássica [aumento da Selic e redução de gastos], desagradável, mas necessária no momento. Assim, a economia sairia com crescimento e investimentos”, diz Freitas.
Para o economista, se o governo reduzisse gastos, a Selic poderia fechar 2014 em 11% ao ano. “Se não tiver essa ajuda, acredito em 12,5% [ao ano].”
No ano passado, como medida para tentar conter a inflação, o Copom elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Morre ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon


Mariana Jungmann*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Morreu hoje (11) o ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon. A informação foi confirmada pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. Ele estava em estado vegetativo desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em 2006, e teve falência múltipla dos órgãos. Os médicos informaram à imprensa, desde o início de janeiro, que as possibilidades de recuperação do ex-premier eram mínimas e que seu estado era crítico.
Quando entrou em coma permanente, Sharon exercia o cargo primeiro-ministro de Israel, que assumiu em março de 2001, sendo substituído por Ehud Omert. Ele morreu aos 85 anos e a imprensa israelense já havia divulgado que Sharon sofria de insuficiência renal.
De formação militar, Ariel Sharon comandou as tropas israelenses em diversos combates, especialmente contra alvos palestinos. Foi ministro da Defesa na década de 1980, quando comandou a invasão de Beirute, capital libanesa. Entretanto, foi obrigado a deixar o cargo depois de ter sido responsabilizado pela morte de centenas de palestinos em um campo de refugiados controlado por Israel.
Apesar disso, Ariel Sharon voltou a assumir o comando de outros ministérios em diversos governos até se eleger primeiro-ministro pelo partido conservador Likud, que ele próprio ajudou a fundar na década de 1970. O ex-primeiro-ministro era forte defensor da colonização dos territórios em conflito com os palestinos. No entanto, em uma tentativa de amenizar os conflitos com os palestinos, principalmente com os radicais do Ramas e do Fatah, tomou a polêmica decisão de retirar israelenses da Faixa de Gaza e abandonar assentamentos judeus na região.
O plano de retirada israelense encabeçado por Sharon foi motivo de duras críticas internas e provocou rachas no Likud. O ex-primeiro-ministro era acusado de ter dividido o país. No mesmo ano – 2005 - em que o plano começou a ser executado, o então ministro de Finanças, Benjamin Netanyahu, apresentou candidatura própria para a presidência do partido e pediu o adiantamento das eleições primárias que ocorreriam em 2006. No entanto, Sharon venceu as eleições novamente e se manteve no cargo.
Ao fim daquele ano ele sofreu o primeiro derrame, mais leve e com sequelas menos graves. Poucos meses depois, um segundo AVC provocou o coma permanente que durou quase oito anos. Ariel Sharon ficou viúvo duas vezes e teve três filhos, um com a primeira esposa, morto quando ainda era criança, e os outros dois com a segunda.
* Com informações da Agência Lusa

ONG denuncia prisão de quilombolas à ONU e OEA


Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A organização não governamental (ONG) Justiça Global encaminhou hoje (10) à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) denúncia sobre agressão a quilombolas na última segunda-feira (6) no Complexo Naval de Aratu, na Bahia.
De acordo com a denúncia, dois moradores da comunidade quilombola Rio dos Macacos, Edinei Messias dos Santos e Rosimeire Messias dos Santos, foram presos e agredidos por militares ao passar por um portão que dá acesso à comunidade e é controlado pela Marinha.
O objetivo da medida é mobilizar uma discussão e trazer à tona os problemas enfrentados pela comunidade. O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar o caso. Edinei e Rosimeire estão sendo ouvidos, neste momento, pelo procurador regional substituto dos Direitos do Cidadão, Edson Abdon.
Abdon informou que os militares deverão prestar depoimentos na próxima semana, mas sem data definida. O comandante da base deverá ser ouvido na próxima terça-feira (14).
A comunidade Rio dos Macacos e a Marinha têm um histórico de disputas pela região. Desde 2010, membros da comunidade e da Marinha brigam na Justiça pela área conhecida como Barragem dos Macacos, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Papo na Redação: 'Terceirização de conteúdo na TV é irreversível'

site TVig



"Lembro-me da época dos altos salários na TV na década de 1990. Isso não existe mais, é limitado a pouquíssimos apresentadores". 

A análise pessoal de Otávio Mesquita sobre o mercado da TV aberta no Brasil é sinal dos novos tempos. Aos 54 anos - quase 30 de carreira -, o apresentador está prestes a reinventar sua história na televisão: em 2014, deixa de ser funcionário para produzir pela primeira vez o próprio programa

"Esse modelo no SBT é um sucesso. Ratinho, Raul Gil e Marília Gabriela fazem assim", explica ele.

As emissoras não divulgam dados exatos, mas passando o olho pelas grades de programação é fácil detectar que em alguns casos, como no SBT e na Rede TV!, no mínimo 10% da programação são parcerias - onde os apresentadores não têm contrato padrão de trabalho ou simplesmente produzem de maneira independente todo o conteúdo de seus programas.
"Amaury Jr, na Rede TV!, Astrid Fontenelle, com o 'Chegadas e Partidas', Selton Mello, com 'Sessão de Terapia', no GNT, e Lázaro Ramos, no Canal Brasil, já produzem seus próprios conteúdos independentemente. Esse movimento é irreversível e definitivo", analisa Mauro Garcia, diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras de TV
.

Após bloquearem a Marginal Pinheiros, sem-teto encerram manifestação


Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Terminou, por volta das 9h de hoje (10), o protesto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que reuniu 6 mil manifestantes, e durou 5 horas. A passeata chegou a bloquear a Estrada do M'Boi Mirim, a Marginal Pinheiros e a Ponte dos Remédios.
Os manifestantes fazem parte do Acampamento Nova Palestina, na zona sul, onde vivem quase 8 mil famílias. Eles reivindicam a revogação de um decreto municipal de utilidade pública, que destina a área ocupada (de 1 milhão de metros quadrados) para construção de um parque público.
“A manifestação ocorreu por conta da posição do prefeito Haddad, na última quarta-feira (8), de suspender as desapropriações tanto para obras de moradia, como para outras obras, e também pelo posicionamento que ele expressou publicamente sobre a ocupação Vila Nova Palestina”, disse Guilherme Boulos da coordenação do MTST. Para Boulos, o prefeito demonstra desconhecimento sobre a região, pois a 50 metros do terreno já existe o Parque Ecológico de Guarapiranga.
A prefeitura, no entanto, argumenta que o local é área de preservação ambiental. “A maior parte [do terreno] não pode ser usada para edificar moradias, porque é uma área de preservação ambiental", disse o prefeito Fernando Haddad.
A ocupação começou há pouco mais de um mês, com cerca de 2 mil famílias, e já quadruplicou. A explicação para isso, segundo Boulos, é o déficit habitacional, o aumento dos valores dos aluguéis e o aumento da especulação imobiliária. “O valor dos aluguéis aumentou muito, mais do que a capacidade das famílias mais pobres de pagar”, disse. “As ocupações cresceram por conta da demanda por moradia, não é decisão de um movimento aumentar as ocupações. Isso ocorre por conta de um problema social grave”, acrescentou.

Fiscalização do Corpo de Bombeiros e do Procon interdita sete casas de festas infantis no Rio



Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Fiscais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e do Procon interditaram ontem  sete casas de festas infantis no segundo dia da Operação Heróis do Fogo, que vistoria as condições de segurança de empresas de entretenimento na capital fluminense.

Desta vez o alvo foram as casas de festas infantis da cidade. Foram fiscalizados 21 estabelecimentos dos quais dois não apresentaram irregularidades. Os demais foram autuados e serão multados. Sete casas foram interditadas pela fiscalização, a maioria pela falta de sinalização de saídas de emergência.

Prefeitura apresenta proposta para ampliação de rodízio de veículos em São Paulo


Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), órgão da prefeitura paulistana, divulgou hoje (9) proposta de ampliação do rodízio de veículos em mais 371 quilômetros de vias, principalmente grandes avenidas classificadas como arteriais. Com a ampliação do rodízio, a CET estima que a lentidão na cidade caia 13% e que a velocidade média suba 8,5%, de 18,9 quilômetros por hora (km/h) para 20,5 km/h.
Atualmente, o sistema restringe a circulação de veículos em uma área de 150 quilômetros quadrados chamada de centro expandido, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Os números finais das placas dos carros, sendo dois números por dia, determinam os automóveis que são afetados pela medida.
A proposta será levada para apreciação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da Cidade de São Paulo na próxima quarta-feira (15). “É a forma mais democrática de tratar uma questão bastante polêmica e que vai mexer com a rotina de milhares de pessoas. Este é o primeiro passo. Queremos debater com a sociedade e especialistas, não impor nada”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Caso seja aprovada, a ampliação do rodízio poderá começar a ser implementada em março.
O Conselho de Transportes também deverá discutir, em sua próxima reunião, a proibição da circulação de táxis nos corredores de ônibus. Os táxis podem usar as faixas exclusivas quando transportam passageiros. No entanto, um estudo da Secretaria Municipal de Transporte, apresentado em novembro, mostra que os táxis reduzem em até 30% a velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas. O Ministério Público já recomendou que a prefeitura proíba os táxis de trafegarem pelos corredores.

Nicolás Maduro renova governo com mudanças em sete ministérios


Segundo o presidente venezuelano, os ministérios de Educação Universitária, Indústrias, Educação, Juventude, Desporto, Trabalho e do Escritório da Presidência terão novos titulares. As mudanças fazem parte de uma renovação para ajudar a marcha da revolução boliviana.

Especialistas dão dicas no último dia de inscrições


Os candidatos têm até as 23h59 desta sexta-feira para fazer a inscrição ou para mudar a opção de curso no site do sistema. Segundo especialistas, é importante escolher um curso com o qual se tenha afinidade para não correr o risco de abandoná-lo.

Produção industrial recua em nove estados em novembro de 2013


A maior queda foi observada em Goiás (4,1%), seguido por Santa Catarina (-3,1%), Ceará (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-1,4%). Cinco locais tiveram aumento: Região Nordeste (6,5%), Bahia (4,4%), Pernambuco (3%), Minas Gerais (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%).

Inflação oficial fica em 5,91% em 2013


Divulgado nessa sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial, ficou acima do centro da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%. Em 2012, o IPCA fechou o ano em 5,84%.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

UFPR divulga lista de aprovados no vestibular, confira


Resultado está disponível no site do Núcleo de Concursos da universidade (www.nc.ufpr.br); Festa dos calouros acontece no Campus Agrárias

Redação Bem Paraná
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou às 14h desta quinta-feira (9) o resultado do vestibular 2013/2014. O resultado com a listagem dos aprovados pode ser consultado no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, no seguinte endereço: www.nc.ufpr.br
Devido a alta quantia de acessos, o site do NC pode apresentar instabilidades durante a primeira hora após a divulgação do resultado.
A festa para os calouros começa às 14 horas desta quinta-feira, no Campus do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1.540).
Organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantís e pelo Diretório Central dos Estudantes, a festa vai contar com o tradicional banho de lama e terá duração de quatro horas, com apresentação de bandas e brincadeiras.
Os aprovados serão recepcionados por estudantes de cada um dos cursos. Dentro do Campus não haverá distribuição nem venda de bebidas alcoólicas, afirmou Rita de Cássia Lopes, pró-reitora de Assuntos Estudantis.
A UFPR receberá 4.500 novos estudantes pelo processo do vestibular, mas há ainda 1.596 vagas pelo Sisu, que totalizam 6.096 vagas em 2014.
A matrícula para os novos alunos será feita entre os dias 27 a 31 de janeiro, no Departamento de Assuntos Acadêmicos, conforme o calendário previsto no guia do candidato e no edital do concurso.

Litoral paranaense registra 5 mil acidentes com águas-vivas desde o início do verão

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O litoral paranaense já registrou 5 mil casos de acidentes com águas-vivas desde o início do verão. A Secretaria de Saúde do estado fez um alerta, pedindo que a população mantenha atenção redobrada ao tomar banho no mar.
O acidente acontece quando a pessoa tem contato com o veneno do animal, presente nos tentáculos da água-viva, o que provoca ardência e dor intensa. Pessoas mais sensíveis ou alérgicas podem ter reações mais severas, como náuseas, vômitos ou dificuldade para respirar.
De acordo com a secretaria, antes de entrar no mar, o veranista deve procurar um posto do Corpo de Bombeiros para saber como está a situação da praia e qual local é mais indicado para o banho. Os guarda-vidas estão preparados para dar orientações em relação ao perigo de afogamento e o risco de acidente com água-viva.
“A Secretaria Estadual da Saúde e o Corpo de Bombeiros estão acompanhando a situação na orla e prepararam um esquema de atendimento às vítimas de acidentes com esses animais. No caso de contato com o animal, a pessoa deve procurar imediatamente um posto dos bombeiros para receber os primeiros socorros”, informou o governo do Paraná.
Caso o banhista receba o primeiro atendimento na praia e mesmo assim apresente dores e outros sintomas, ele deve ser encaminhado rapidamente à unidade de saúde mais próxima.
 
Confira todas as orientações da secretaria para evitar acidentes com águas-vivas, assim como as medidas que devem ser adotadas em caso de contato com elas:
- Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
- Pergunte ao guarda-vidas se há grande incidência desses animais marinhos no local e, se houver, evite entrar no mar;
- Entre no mar até a altura máxima de água na cintura;
- Se você sentir ardência na pele, saia imediatamente da água;
- Lave o local com água do mar sem esfregar as mãos na área afetada (nunca lave com água doce ou outra substância, como álcool e urina).
- Procure um posto de guarda-vidas para aplicar vinagre na área atingida. Isso ajuda a neutralizar a ação da toxina;
- Casos mais graves (com grande área corporal atingida e pessoas alérgicas) devem ser encaminhados ao hospital para tratamento;
- Não toque nas águas-vivas, mesmo aquelas que estejam aparentemente mortas na areia da praia;
- Em caso de dúvidas ligue para o telefone 0800 410148 (Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná).

Novos casos de gripe aviária são registrados em Hong Kong e na China continental

Da Agência Brasil*
Macau (China) – Dois novos casos de gripe aviária H7N9 foram confirmados ontem, quarta-feira (8), em Hong Kong e na vizinha província chinesa de Guangdong. Os pacientes estão internados em estado crítico, informou a imprensa da antiga colônia britânica.
De acordo com a edição de hoje do jornal South China Morning Post, o novo caso em Hong Kong é de um homem de 65 anos, que viajou à cidade chinesa de Shenzhen no dia 1º e regressou a Guangdong no dia seguinte.
Ontem, o paciente estava internado em um hospital da Região Administrativa Especial chinesa em estado crítico. Ele não teve contato direto com aves, mas passou por um mercado de Shenzhen que será inspecionado hoje. Uma menina de quatro anos que esteve em contato com esse homem está de quarentena, segundo as autoridades locais.
Este é o terceiro caso registrado em Hong Kong, mas as autoridades suspeitam que todos os pacientes tenham contraído o vírus durante viagens a Shenzhen.
Um dos três casos resultou na morte de um homem de 80 anos, residente em Shenzhen, no dia 26 de dezembro, a primeira pessoa a morrer em Hong Kong infectada com o H7N9. Outro envolve uma empregada doméstica indonésia, que continuava internada nessa  quarta-feira em situação estável.
As autoridades da província chinesa de Guangdong confirmaram também que uma mulher de 51 anos foi diagnosticada com o tipo H7N9 da gripe aviária na cidade de Foshan, depois de ter comprado uma galinha e a ter matado, em casa, no dia 31 de dezembro. Ela foi internada na sexta-feira e ontem encontrava-se em estado crítico. Foi o terceiro caso registrado na província nesta semana.
As autoridades de Guangdong confirmaram ainda a morte, na segunda-feira (6), de um homem de 39 anos que tinha sido diagnosticado com o vírus. A província chinesa já contabilizou dez casos de H7N9 desde agosto.
A China já registrou 151 casos da gripe H7N9 e, incluindo Taiwan e Hong Kong, o número chega a 156 casos, que causaram 49 mortes.
Os especialistas acreditam que o vírus é transmitido principalmente por meio do contato com aves ou seus produtos derivados, secreções e excrementos. Há suspeita de que ele possa ser transmitido entre humanos, o que ainda não foi provado.
*Com informações da Agência Lusa

Chega a 20 número de mortos pelo frio nos Estados Unidos


Da Agência Brasil*
Brasília - A onda de frio que atinge os Estados Unidos começou a recuar ontem,  quarta-feira (8). As tempestades de neve e as baixas temperaturas, consideradas as menores dos últimos 20 anos, levaram as pessoas a ter sensação térmica de 50 graus Celsius (°C) abaixo de zero, e deixaram ao menos 20 pessoas mortas, segundo autoridades norte-americanas.
Estima-se que os prejuízos causados pelo clima sejam superiores a US$ 5 bilhões (cerca de R$ 11,8 bilhões). A tormenta chamada Hércules, que provocou fortes nevascas no Nordeste do país, desde o final da semana passada, e a onda de frio, que rompeu recordes em várias partes dos Estados Unidos, afetaram 187 milhões de pessoas.
O dia de hoje começou com céu limpo na maior parte dos 30 estados que tiveram expedidos avisos oficiais de emergêcia pelas baixas temperaturas. Hoje, foram cancelados 1,7 mil voos, número menor do que o de ontem. O frio, acentuado pelo vento que levou à sensação térmica de -40°C nos estados de Minesota e Wisconsin, obrigou o cancelamento das aulas em escolas de 14 estados no Centro e no Nordeste do país.
O deslocamento da frente fria polar - que geralmente fica restrita ao Polo Norte - levou temperaturas extremas às cidades de Boston, no estado de Massachussets, e a Knoxville, no Tennessee. O serviço de meteorologia estima melhora das temperaturas extremas e negativas para os próximos dias, ainda que o frio persista em mais de um terço do país.
Em Brasília, ontem, o Ministério das Relações Exteriores informou que não foi registrado nenhum acidente com vítima relacionado a brasileiros afetados pelo frio intenso nos Estados Unidos. Ainda assim, o ministério recomenda que brasileiros não viajem rumo à América do Norte sem um seguro que cubra gastos relacionados à saúde e a acidentes.
* Com informações da Telam

Número de inscritos no Sisu passa de 2 milhões e bate recorde


O número de candidatos chegou a 2.004.110, superando os 1.949.958 do primeiro semestre do ano passado, até então o maior registrado. Os dados foram divulgados pelo MEC. O número representa cerca de 40% dos mais de 5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013.

Material escolar: o que as escolas podem ou não pedir?


imagem transparente

Todo início de ano é igual: pais e responsáveis recebem as listas de material escolar e ficam abismados com a quantidade de itens requisitados e com alguns pedidos um tanto quanto alarmantes.

Afinal, a escola pode solicitar materiais de limpeza e organização na lista dos alunos?
É obrigatório mesmo levar quantidades exorbitantes de papeis que não serão usados ao longo de um ano letivo?
Ou, ainda, a escola pode exigir que os produtos comprados sejam de determinadas marcas?
Segundo o Procon-SP, é ilegal a exigência da compra de materiais de uso coletivo, como itens de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, por exemplo.
A escola também não deve exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento ou determinar as marcas dos materiais não podem ser exigidas tendo em vista a possibilidade de escolha do material que mais agrade ao consumidor ou o de menor preço.
Em Salvador, uma pesquisa realizada pelo jornal Tribuna da Bahia constatou que o valor do material comprado nos camelôs chega a ser 70% menor que nas lojas. A carga tributária nos produtos da lista de material pode chegar a te 47% do valor do produto.
A caneta é campeã entre os materiais escolares mais taxados por impostos no Brasil, com 47,49% de carga tributária, como apontam dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Em seguida vêm régua, borracha, apontador e agenda escolar.
Algumas dicas para diminuir o custo do material são:
- Fuja dos produtos licenciados, dê preferência a materiais sem personagens ou símbolos de equipes esportivas;
- Compre livros usados. Nos sebos ou em websites é possível encontrar os livros necessários por preços muito menores;
- Reaproveite material ainda em bom estado de anos anteriores;
- Aposte na troca de material com outros pais;
- Pesquise. Procurar é sempre a melhor arma contra os preços altos.


Fonte: Uol - Consumidor Moderno

Janeiro, crianças e férias: cuidados redobrados


Tomadas são alvo da curiosidade das crianças, e devem estar protegidas
 
Janeiro é mês de férias para quem tem filhos, e muitas vezes, os pequenos acabam ficando em casa, requerendo uma atenção maior dos pais para evitar acidentes domésticos. Por conta disso, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta os responsáveis sobre os riscos e cuidados que podem ser tomados para garantir férias mais tranquilas para as crianças.

Em casos de acidentes com energia elétrica, o socorro deve ser providenciado junto ao Corpo de Bombeiros (193) ou através de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu (192), além do desligamento do disjuntor elétrico ou da chave geral.
 
Confira abaixo algumas dicas:
1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe.
7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.
9. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
10. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
11. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
13. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
Com informações da assessoria


Fonte: IG

Empresas aéreas querem 1.523 novos voos durante a Copa


As empresas aéreas apresentaram solicitações para abertura de 1.523 novos voos durante o período da Copa do Mundo Fifa 2014, entre os dias 6 de junho e 20 de julho. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta terça-feira (7) um balanço dos pedidos entregues em dezembro. A definição da nova malha aérea entre as cidades sede da Copa só será divulgada na próxima semana, no dia 15 de janeiro.
No balanço, a Anac informa as cidades que tiveram maior ampliação na oferta de assentos foram Cuiabá, com alta de 48%, Campinas e Guarulhos, que se consolidam como centros de distribuição de passageiros pelo País, com altas de 41,6% e 36,5%, respectivamente. Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, e Rio de Janeiro também aparecem na lista de cidades com ampliação da oferta de assentos, com altas entre 13% e 27% no número de voos.
Ainda de acordo com a agência reguladora, as rotas mais requisitadas pelas companhias aéreas foram entre Brasília e Guarulhos, do Rio de Janeiro para Buenos Aires, do Rio de Janeiro em direção a Campinas, além de rotas partindo de Fortaleza e Salvador em direção a Guarulhos. A partir da definição da nova malha aérea, prevista para o próximo dia 15, as empresas aéreas poderão vender os novos bilhetes. Também está em estudo a reformulação de outros voos, com novas conexões, cancelamentos e alterações de horário.
Fonte: R7

Calor faz procura na internet por ar-condicionado crescer 429%


imagem transparente

Com as altas temperaturas está todo mundo tentando se refrescar. E os comerciantes agradecem. Um levantamento do site de comparação de preços Zoom mostrou que a procura na internet por aparelhos de ar-condicionado disparou 429%, somente no último mês.
Quem está com calor, mas não quer gastar tanto também está se movimentando. A busca online por ventiladores subiu 380%.
E a expectativa é de que esses números aumentem ainda mais até o fim de janeiro. E é claro que tem muita gente aproveitando o verão pra curtir uma praia, uma piscina, e por aí vai.
A procura por produtos como óculos de sol, cadeiras de praia, e guarda-sol tiveram aumento de quase 80%.
Ficamos fora do ar todo este tempo por problemas técnicos - queda do sinal da internet.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Em Curitiba, valorização dos imóveis chega a 36%, a maior do País


O preço dos imóveis residenciais em Curitiba subiu 36% no ano de 2013 – a maior alta entre as 16 cidades acompanhadas pelo Índice Fipezap Ampliado, divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa é feita a partir dos anúncios no site Zap. Na média, o preço dos imóveis residenciais no País subiu 13,7% em todo o ano de 2013.
Os imóveis que apresentaram a maior valorização em Curitiba, segundo o Fipezap, foram os de um quarto, com alta de 39,8% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Em seguida aparecem os imóveis com dois quartos, com alta de 37,9%, de três quartos, alta de 34,1% e de quatro quartos ou mais, com alta de 22,8%.

Saiba o valor do salário mínimo regional em 2014


Reajuste começou a valer a partir de 1º de janeiro.
Cinco estados têm salário mínimo regional, com valores diferentes.

Do G1, em São Paulo
O novo valor do salário mínimo nacional começou a vigorar no dia 1º de janeiro deste ano. Os estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm uma tabela própria. Veja os valores atuais:
Salário mínimo nacional: R$ 724, a partir de 1º de janeiro
PR (não definido para quanto será reajustado, a partir de 1º de maio)
R$ 882,59 (agropecuária);
R$ 914,82 (domésticos, comércio e serviços);
R$ 949,53 (atividades industriais);
R$ 1.018,94 (técnicos de nível médio)
RJ (não definido para quanto será reajustado, nem a data em que será o reajuste);
R$ 763,14 (trabalhadores agropecuários e florestais);
R$ 802,53 (domésticos, serventes, auxiliar de serviços gerais e de escritório);
R$ 832,10 (carteiros, , cozinheiros, auxiliares de serviços gerais);
R$ 861,64 (trabalhadores da construção civil, despachantes, cobradores de transporte coletivo);
R$ 891,25 (encanadores, condutores de veículos de transportes, porteiros);
R$ 918,25 (operadores de máquina e telemarketing, supervisor de produção);
R$ 1.079,83 (funcionários de nível técnico);
R$ 1.491,69 (professores de Ensino Fundamental, técnicos de eletrônica e telecomunicações, tradutores);
R$ 2.047,58 (administradores de empresas, advogados, contadores, psicólogos, arquitetos, enfermeiros)
RS: a partir de 1º de fevereiro (aprovado pela Assembleia Legislativa, tem de passar pela sanção do governador);
R$ 868,00 (domésticos, agricultura, pecuária, indústria extrativa e da construção);
R$ 887,98 (vestuário, calçados, confecção, indústria do papel e operadores de telemarketing);
R$ 908,12 (indústria farmecêutica e de alimentação, empregados do comércio);
R$ 943,98 (marinheiros, vigilantes, trabalhadores da indústria de jóias e vidros);
R$ 1.100,00 (técnicos de nível médio)
SC: a partir de 1º de janeiro
R$ 835 (domésticos, motociclistas, motoboys e empregados do transporte em geral, excetuando-se motoristas, empregados na agricultura e pecuária, indústrias extrativas e beneficiamento, de pesca e aquicultura, da construção civil, de instrumentos musicais e brinquedos e estabelecimentos hípicos);
R$ 867 (indústrias do vestuário e calçado, de fiação e tecelagem, de artefatos de couro, de
papel, papelão e cortiça, empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas, empregados em estabelecimentos de serviços de saúde, em empresas de comunicações e telemarketing e indústrias do mobiliário);
R$ 912 (empregados no comércio em geral, indústrias químicas e farmacêuticas,  cinematográficas e da alimentação);
R$ 957 (indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico, gráficas, de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana, de artefatos de borracha, empresas de seguros privados e capitalização e agentes autônomos de seguros privados e de crédito, empregados em edifícios e condomínios residenciais e comerciais, em turismo e hospitalidade, indústrias de joalheria e lapidação, auxiliares em administração escolar, empregados de estabelecimentos de ensino, de cultura, de processamento de dados e motoristas do transporte em geral
SP: a partir de 1º de janeiro
R$ 810 (domésticos, agropecuários, ascensoristas, motoboys)
R$ 820 (operadores de máquinas, carteiros, cabeleireiros, trabalhadores de tursimo, telemarketing)

Kennedy cogitou golpe contra João Goulart


:
Quarenta e seis dias antes de ser assassinado, o ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, cogitou um golpe militar contra o ex-presidente brasileiro João Goulart. A revelação está na versão ampliada do livro "A Ditadura Envergonhada", de Elio Gaspari, e foi disponibilizada pelo site Arquivos da Ditadura.

Rio cria batalhão para grandes eventos e multidões


Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Diário Oficial do Estado do Rio publicou ontem (6) resolução da Secretaria de Estado de Segurança que cria o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, sem aumento de despesas ou de efetivo da Polícia Militar (PM). O foco é a atuação da PM, “onde houver a presença de multidões, seja em manifestações populares, jogos de futebol ou qualquer outro evento esportivo ou cultural”.
De acordo com a resolução, o objetivo do novo batalhão é dotar a PM de “instrumentos especializados, eficazes e inteligentes para sua atuação no campo do policiamento ostensivo, visando à preservação da ordem pública em locais públicos”. O texto destaca a necessidade de policiais “especializados e treinados para atuar dentro de uma doutrina de policiamento de proximidade, através do emprego de equipamentos e técnicas próprias, visando a gestão de multidões”.
Segundo a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficiais as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência. Os policiais foram remanejados de outras unidades operacionais e administrativas da corporação e reforçaram o patrulhamento nas manifestações do ano passado e no réveillon, além de fazer parte do policiamento nas praias neste verão.
A corporação informa que a principal atribuição do batalhão é atuar "em agendas esportivas, shows e espetáculos com grande concentração de público”, e que os agentes passaram por treinamento específico “de mediação de conflito e de controle de distúrbios, bem similares aos do Batalhão de Choque”.