terça-feira, 18 de novembro de 2014

Paraná deve vacinar 154 mil gestantes


BemParana

Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês, as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. A vacina dTpa está disponível nos 35 mil postos da rede pública. No Paraná, 154 mil gestantes poderão tomar a vacina.
A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação — período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e a vacina contra hepatite B.
O público-alvo para imunização no Paraná contra a coqueluche é composto por 153,9 mil gestantes e 6,9 mil profissionais de saúde. O Ministério da Saúde repassou para o estado 54,7 mil doses da vacina e, partir de novembro, passará a enviar cota mensal com 15,8 mil unidades da vacina. Em todo o país, a estimativa é imunizar mais de 2,9 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área de saúde. No Paraná, foram registrados 1.097 casos da doença e 20 mortes, entre 2011 e 2013.