segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Número de mortes no trânsito se iguala ao de assassinatos


Ontem, foi comemorado o Dia Mundial para homenagear as vítimas de acidentes envolvendo automóveis

BemParana

Voluntários participaram de uma ação para lembrar os 1 milhão de pessoas que morreram em acidentes no País (foto: Franklin de Freitas)

Em 2013, o Paraná registrou 2,6 mil casos de mortes em acidentes de trânsito. Embora o resultado tenha sido 12% menor do que em 2012, as estatísticas mostram que a letalidade do trânsito no ano passado praticamente se igualou aos casos de homicídios dolosos no Estado — foram 2.572, mais de 21% menos que no ano anterior. Ontem, foi comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
Para marcar a data e também fazer um alerta sobre os riscos do trânsito, foi formado e filmado um painel humano destacando o número 1.000.000 (1 milhão) para simbolizar o total de vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil nos últimos 30 anos, uma manifestação contra a violência e um pedido de paz no trânsito. A ação aconteceu no Memorial das Vítimas de Trânsito de Curitiba, no Parque Barigui.
A promoção foi da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com participação do Detran Paraná. “Cada número, cada estatística, representa uma vida, uma família, uma história. Comemoramos a redução, mas não deixamos de lembrar que ainda há muito que ser feito”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
A violência só perde em letalidade para as doenças cardiovasculares — as que mais matam no mundo. No Paraná, as doenças cardiovasculares, também chamadas de doenças do coração, também são a primeira causa de morte no Estado. No Paraná, somente em 2012, foram 4.750 mortes por infarto e 6.157 por acidente vascular cerebral (AVC).
Para a psicóloga especialista em trânsito, Salete Coelho Martins, o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é um alerta importante para os motoristas. “Só quando as pessoas entendem que não estão sozinhas e precisam colaborar para que o trânsito funcione, elas têm consciência e respeito pela própria vida e pela do outro. Esta data é importante para que as pessoas parem e pensem um pouco sobre como a ação de cada um tem influência no aumento de acidentes”.
Com o aumento de 29% na frota paranaense, o número de veículos registrados no Estado chegou a marca de 6,4 milhões e o número de condutores paranaenses registrados soma 6,7 milhões.