terça-feira, 11 de novembro de 2014

Gasolina está alta? Dirigir bem ajuda na economia de combustível


Tem posto cobrando até R$ 3 pelo litro de gasolina depois do reajuste anunciado pela Petrobras

BemParana

O gerente Valderi dá as dicas de como economizar combustível no dia a dia (foto: Franklin de Freitas)

Na semana passada, a Petrobras anunciou o aumento do preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel. Com a alta de 3% da gasolina e de 5% do diesel, já tinha posto em Curitiba cobrando a gasolina a R$ 3. Mas se o custo para ter um carro aumenta, torna-se ainda mais essencial dirigir de maneira correta e deixar a manutenção do carro em dia, o que pode ajudar, e muito, na economia de combustível.
Por exemplo, um pneu mal calibrado pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento. Outra dica é, se for ficar parado por mais de dois minutos, é melhor desligar o veículo do que ficar com ele ligado. São ações simples, mas que podem fazer uma grande diferença no seu bolso.
De acordo com Valderi Antonio Arraes, gerente do Autoposto Autódromo, do BioGrupo, vários fatores acabam fazendo com que um veículo “beba” mais do que o necessário, acarretando também num aumento de custos. Normalmente, esses fatores estão ligados à manutenção em geral do veículo. Por isso, de nada adianta ficar procurando o posto de combustível mais barato e economizar nas aceleradas se itens simples da manutenção do carro são esquecidos.
“A maioria das pessoas não se atenta para coisas assim. Acho que é pouca orientação aos motoristas e a correria das nossas vidas também influencia bastante”, opina Arraes, salientando que fazer a manutenção do carro geralmente é coisa bem rápida. “Aqui (no Autoposto Autódromo) leva no máximo de 15 a 20 minutos para fazer a manutenção, com troca de óleo, filtro, abastecimento. E isso faz o rendimento do carro melhorar de 10 a 15%”, afirma o gerente, explicando ainda que carros mais novos devem passar por manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, conforme a marca. 
Entretanto, não é apenas trocando peças como as velas, os filtros e cuidando bem dos pneus que você conseguirá economizar combustível. Algumas coisas que você pode fazer enquanto dirige ajudam e muito nisso. Por exemplo: andar com a janela aberta, principalmente na estrada, não é algo recomendável. “As pessoas acham que andar com a janela aberta em vez de ligar o ar condicionado vai ajudar a economizar, mas na verdade é o contrário. Com as janelas abertas o consumo sobre 9,3%”, afirma Valderi. É que acima dos 80 km/h a entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica.
Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao acelerar, aumenta a resistência aerodinâmica e de descolamento. Carros entre 90 e 120 km por hora tendem a consumir até 30% mais combustível.
O gerente alerta ainda para o excesso de peso (cada 50 quilos a mais equivalem a 1% de aumento de consumo) e dá um recado para aqueles que gostam de deixar o carro no ponto morto em descidas. “Para economizar nas ladeiras, o ideal é acelerar antes do início do aclive para não ter de freiar no meio do caminho. Além disso, desça engrenado, que é mais econômico do que no ponto morto”, diz.
O modo de dirigir também influencia no consumo. Andar por aí na marcha errada, por exemplo, pode aumentar o consumo em 30%. “Tudo aquilo que aumenta o giro do motor tende a consumir mais combustível. O certo é sempre que possível passar para a marcha mais alta”, explica. Existem até dois aplicativos de celular que ajudam a medir as aceleradas e avisam do gasto de gasolina: Drivegain e Greenmeter.

Assim gasta
Fatores que aumentam o consumo de combustível
Pneu murcho - 17,8%
Excesso de peso - 10,8% 
Janelas abertas - 9,3% 
Velas gastas - 7,5% 
Filtro de ar entupido - 6,2%
Rodar em ponto morto - 5,2%
Fonte: Centro de Pesquisas da Petrobrás (COMPES)