Bairros que dividem espaço com estradas aparecem em evidência nas estatísticas da Secretaria de Segurança
BemParana
Nos nove primeiros meses deste ano foram registrados 116 homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar). O número é do levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública, que aponta a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), como o local de maior ocorrência, com 15 casos nos três primeiros trimestres de 2014. Mas o estudo ainda mostra que a maioria das ocorrências foram em bairros cortados por Contornos ou por rodovias.
Além da CIC, que divide o trânsito urbano com o Contorno Sul — onde de 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano foram 11 mortes em acidentes de trânsito, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) —, o estudo da Sesp-PR mostra que o Orleans tem oito ocorrências no período — o bairro fica próximo à BR-277 e também dá acesso à PR-090, a estrada do Cerne. Com sete casos nas estatísticas, Boqueirão e Umbará também têm a passagem do Contorno Sul por suas áreas. O Bairro Alto, com seis registros, fica perto da Linha Verde.
O estudo, contudo, não traça o local exato da ocorrência — sem em trechos urbanos ou rodovias — mas na semana passada, quando aconteceram pelo menos quatro mortes em acidentes no Contorno Norte de Curitiba, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) disse que um dos principais problemas era a mistura do tráfego urbano e rodoviário no local.
Tanto que o estudo também traz as ocorrências nas cidades. Na região da Grande Curitiba os registros acontecem justamente nos municípios cortados por rodovias de maior movimento — São José dos Pinhais (21 casos de homicídios culposos), Almirante Tamandaré (19), Campo Largo, Colombo e Mandirituba (todas com 11).
Redução — Contudo, os números em Curitiba tiveam redução quando comparados a igual período do ano passado. A queda foi de 18,31%. “Isso se deve a uma fiscalização intensa que estamos aplicando aqui na capital. Realizamos blitzes durante todos os dias em diversos horários e em regiões estratégicas e isso reflete na redução dos números apresentados”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.
“A diminuição dos índices tem uma relação direta com a intensidade que se faz a fiscalização e também com as atividades que envolvem educação para o trânsito. Se continuarmos agindo para ter o motorista cada vez mais conscientizado de suas responsabilidades, isso vai ter um impacto mais significativo ainda. O resultado é bom, mas temos que continuar melhorando pois são vidas que estamos salvando”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
No Paraná também houve redução de 17,36% nos primeiros nove meses deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná. O levantamento da Cape mostra 1.271 ocorrências no acumulado dos três primeiros trimestres deste ano, contra 1.538 em 2013. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.