segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RMC se prepara para a Semana de Trânsito


Atividades começam no dia 18 e se desenrolam até o dia 25; bicicletas também comemoram

BemParana

Semana terá ações voltadas à conscientização sobre os problemas no trânsito (foto: Valquir Aureliano)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o tema da Semana Nacional de Trânsito do ano de 2014: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. A Semana Nacional é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.
A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. Municípios da Grande Curitiba preparam atividades para a semana. Em São José dos Pinhais a secretaria de Transporte e Trânsito realiza diferentes ações, a partir do dia 19, com a finalidade de conscientizar a sociedade e contribuir para o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos.

Na abertura da semana tem Cinema em trânsito, uma ação marcada para a Rua XV, em frente ao Teatro Sesi. No sábado, será realizada uma simulação de acidente na Rua isabel a Redentora, em frente ao Shopping São José. No dia 22, também Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura organiza um desafio interno entre os servidores municipais.
Em Quatro Barras, a Secretaria Municipal de Ordem Pública já iniciou em agosto os preparativos para a Semana Nacional de Trânsito. O cronograma de atividades, no entanto, já teve ações. No dia 11, alunos das escolas municipais Ernesto Milani, João Curupaná da Silva e Tancredo de Almeida Neves fizeram uma visita à Cidade Mirim, em Piraquara, que integra o Projeto Vila da Cidadania, da empresa BS Colway.
No dia 24 estão programadas palestras, teatro, dinâmicas e debates com estudantes dos colégios estaduais e particulares de Quatro Barras — que têm idade próxima de tirar a carteira de habilitação. O encontro acontece no plenário da Câmara Municipal.

Curitiba — Na Capital, além da programação oficial que ainda será divulgada pela Prefeitura, o mês de setembro é dedicada à bicicleta, com o movimento criado pelos ciclistas. É o Artebicimob, que desde o final de agosto desenvolve ações com música, palestras e debates sobre mobilidade.
Um dos momentos mais importantes do Artebicimob 2014 acontece nos dias 21 e 22 de setembro. No domingo, acontece a inauguração da Praça de Bolso do Ciclista, no São Francisco juntamente com a quinta edição da Musicletada, que mistura apresentações musicais com yoga, oficinas e palestras.
Na segunda-feira, Dia Mundial Sem Carro, acontece a Marcha das Bicicletas, que neste ano espera reunir 2.014 bikes desde a Praça de Bolso, percorrendo as ruas centrais até o Centro Cívico.