sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Inflação em julho recua e acumulado fica no teto da meta de 6,5%; Curitiba lidera


 Agência Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de julho em 0,01%, divulgou hoje (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o resultado, a taxa acumulada em doze meses ficou em 6,5%, que é o teto da meta do governo. O indicador, que mede a inflação oficial, havia encerrado o mês anterior acumulando valor superior à meta, aos 6,52%, com uma alta de 0,4% em junho. Em julho do ano passado, o IPCA havia sido de 0,03%.
Curitiba liderou a alta no IPCA. O índice que engloba a região metropolitana fechou o mês passado com avanço de 0,50% na inflação em comparação com junho – a maior taxa entre os treze locais pesquisados pelo órgão. O comportamento vai na contramão do IPCA nacional, que fechou julho com alta de 0,01%, ante uma variação de 0,40% em junho. De acordo com o IBGE, o desempenho da inflação na região metropolitana de Curitiba pode ser explicado, principalmente, pelo reajuste de 24% na tarifa de energia elétrica do Paraná.
As contribuições que se destacaram no mês de julho em todo o país foram dos grupos transportes e despesas pessoais que puxaram a taxa para baixo. Em 2014, a inflação acumulada em sete meses está em 3,76%, acima dos 3,18% do mesmo período de 2013.