quinta-feira, 26 de junho de 2014

Iraque diz que Síria bombardeou regiões dominadas por insurgentes


  |  Folhapress
\
 - O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, disse na noite de ontem que forças sírias atacaram regiões iraquianas que estão sob controle do grupo radical Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL).
Maliki disse a rede britânica BBC que os ataques são "bem-vindos", embora não tenha sido comunicado sobre a intervenção síria. O EIIL atualmente controla regiões dos dois países. O bombardeio teria acontecido próximo à fronteira entre os países na segunda-feira (23).
NOVO GOVERNO
Maliki também anunciou que começará na próxima segunda (30) as negociações para a formação de um novo governo no país. No dia, o Parlamento fará uma sessão para apontar o novo chefe de Estado. Este deve requisitar que Maliki forme o novo governo.
O premiê venceu as eleições em abril, mas ainda não conseguiu formar uma nova coalizão para comandar o país. Apesar da pressão interna e externa por sua saída, Maliki já declarou que pretende continuar no cargo. Ele é o primeiro-ministro desde 2006.
CONFRONTOS
O EIIL continua avançando em direção a Bagdá. Segundo forças iraquianas, o grupo tomou o controle da cidade de Mansouriyat al-Jabal, que fica a cerda de uma hora da capital. O local é um centro de gás natural com forte presença de empresas estrangeiras. A informação não foi confirmada oficialmente.