quinta-feira, 5 de junho de 2014

Carros ecoelétricos começam a operar em Curitiba

Os primeiros treze veículos também serão monitorados online

BemParana
Central de monitoramento dos carros ecoelétricos no ICI: tecnologia (foto: Valquir Aureliano)
No dia mundial do meio ambiente, comemorado hoje, a Prefeitura de Curitiba dá início à operação do Ecoelétrico, maior projeto de mobilidade elétrica do país exclusivo para frota pública. Desta forma, a capital paranaense se reafirma no cenário nacional e internacional como inovadora, em especial, em mobilidade urbana. O Ecoelétrico é desenvolvido em parceria entre município, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal. Também se configura como a primeira ação da capital paranaense visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul.
Elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020, a operação começa já com a Copa do Mundo. Nesta primeira etapa, o projeto compreende 13 veículos puramente elétricos (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 miniônibus, disponibilizados em comodato por Itaipu Binacional e Aliança Renault Nissan à prefeitura por dois anos. Os carros passam a ser utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo.
A operação do Ecoelétrico compreende ainda a instalação de 10 postos de abastecimento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Eles serão instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico. Todo o sistema será monitorado online com a atualização de indicadores sobre CO² poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas e poderá ser acompanhado pelo endereço: www. ecoeletrico. curitiba.pr.gov.br.
Como funciona o monitoramento — Cada usuário receberá um cartão com o qual terá a permissão para abastecer o veículo e ainda acompanhar informações sobre a performance como autonomia e carregamento. O Centro de Operações de Mobilidade, construído pelo Instituto Curitiba de Informática conta com sala de operação, sala de apoio e gestão e outra equipada para teleconferência. Segundo Helena Silva, do CEIIA, o principal objetivo do piloto é criar uma rede de mobilidade “para Curitiba continuar sendo uma referência”. “Ao monitorizar o sistema, contribuímos para que a cidade otimize sua frota, reduza as emissões de CO2 e seja cada vez mais sustentável”, declarou. Para exemplificar, uma frota com um milhão de carros elétricos, rodando uma média de 50 quilômetros por dia, traria uma economia de 10 milhões de reais e 6 milhões de toneladas de CO2.
Iniciativas
De bike
O relatório de sustentabilidade 2013 do Grupo Boticário, divulgado nesta Semana do Meio Ambiente, vai chegar às mãos dos parceiros, fornecedores e jornalistas de uma maneira mais sustentável. Grande parte da distribuição do documento será feita por bicicletas, via Ecobike Courier, maior empresa do Brasil a realizar entregas com ciclistas. A distribuição com bicicletas será feita em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Invasoras
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciou nesta semana a discussão técnica para revisão da lista oficial de Espécies Exóticas Invasoras do Estado. As espécies exóticas invasoras são apontadas como a segunda maior causa da perda de biodiversidade mundial, depois apenas do desmatamento. A lista tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e o seu uso sustentável.
Palestra
Hoje, na na sede do ISAE/FGV acontecem as palestras “O problema da água em Curitiba” e “Curitiba, Meio Ambiente e a Lei Orgânica” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Quem ministrará o conteúdo serão, Cleverson Andreoli e Paulo Salamuni (presidente da Câmara Municipal de Curitiba).