sábado, 22 de junho de 2013

Índios mundurukus sequestram biólogos da Eletrobras



Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Índios mundurukus sequestraram e mantêm como reféns, desde a tarde de ontem (21), em Jacareacanga, no Pará, três biólogos que prestavam serviços à Eletrobras no estado. Os funcionários estavam na região do Tapajós fazendo estudos de fauna e flora para o licenciamento socioambiental de um possível aproveitamento a ser feito na região de Jatobá para o Complexo Hidrelétrico de Tapajós.
A estatal informou que nenhum dos locais visitados pelos pesquisadores é terra indígena. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, sete técnicos serão enviados ainda na noite de hoje (22) a Itaituba, cidade a cerca de 150 quilômetros de Jacareacanga, para negociar com as lideranças indígenas. Entre as demandas apresentadas está a interrupção dos estudos do empreendimento, até que seja feita consulta à comunidade.
Em nota, a Eletrobras informa que foram roubados câmeras fotográficas e computadores com os registros da expedição e também o material coletado pela equipe, comprometendo a qualidade dos estudos realizados e impedindo sua continuação.

Brasil vence Itália e se classifica em primeiro lugar do grupo A


Brasil e Itália confirmam classificação para a semifinal da Copa das Confederações. Com uma vitória por 4 a 2 sobre os italianos, a seleção brasileira conquistou a liderança do Grupo A. O próximo jogo do Brasil será na próxima quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Conheça 7 frutas que ajudam a combater a prisão de ventre




Elas contêm fibras e outros nutrientes que melhoram a digestão e liberam o trânsito intestinal
Redação Bonde




 

Prisão de ventre é um problema comum e que causa diversos transtornos. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 20% da população ocidental apresenta o problema. O mal é prevalente principalmente nas mulheres, tanto que rendeu a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), realizada pela FBG e a Danone Research em 2012. Duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação, também conhecida como prisão de ventre. Isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional. Das mulheres entrevistadas, 69% acreditavam que o problema impactava em seu humor e 50% diziam sentir também cansaço e falta de concentração. 

E como esse assunto está intimamente ligado à alimentação, diversos são os alimentos que podem influenciar na melhora desse problema. A substância mais comum são as fibras. "As insolúveis são parcialmente fermentadas no intestino grosso diminuindo assim o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino, aumentando a massa fecal", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional.

Mas a prisão de ventre normalmente engloba diversos fatores, como a dificuldade de digestão, avelocidade do metabolismo e até mesmo a sensação de constipação, quando fica mais difícil evacuar. Na maioria das vezes, a prisão de ventre é definida quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Geralmente, ela está associada a fezes duras ou dificuldade para evacuar. Quem sofre com o problema pode sentir dor ou ser incapaz de evacuar depois de tentar e de fazer esforço por mais de 10 minutos. Por isso mesmo, não só as fibras são aliadas desse processo, algumas frutas contêm outros nutrientes que melhoram a digestão e liberam o trânsito intestinal. 

Reprodução


As chamadas frutas laxativas não precisam ser consumidas apenas por quem tem prisão de ventre, mas é preciso cuidado com as contraindicações. "Frutas laxativas permitem ao organismo sempre estar regular. Só que não são recomendadas para quem tem diarreia crônica ou Doença de Crohn", explica a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst. A sua indicação é que da porção de três frutas diárias, duas sejam laxativas, para que o intestino funcione de forma equilibrada, sem imitar, porém, o efeito dos remédios laxantes que têm ação mais agressiva no organismo. Conheça quais são elas e coloque-as no seu cardápio. 

Ameixa

Algumas frutas dessa lista vão surpreender você, mas comecemos com uma mais conhecida por suas propriedades favoráveis a um intestino regular, a ameixa. Muito famosa por sua alta quantidade de fibras, e não é só isso! "Um estudo realizado em 2002 apontou que a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional. Além disso, ela contém sorbitol. "Umas substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal", ensina a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst. Está explicado porque nossas avós sempre recomendam essa fruta! A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

Mamão

Não é a toa que um dos tipos de mamão se chama papaia! A fruta possui uma substância chamada papaína, grande amiga do nosso intestino. "Estudos mostram que essa é uma enzima proteolítica, ou seja, que auxilia na digestão de proteínas e diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal", classifica Fabiana Honda. Isso ocorre porque há uma melhora na absorção dos nutrientes, logo não há porque eles ficarem por tanto tempo no intestino. Portanto, o efeito ajuda a digestão a funcionar melhor e aprimora o trânsito e a constipação. O indicado é consumir de meia a uma unidade da fruta por dia.

Kiwi

Essa fruta diferente na aparência, também é amiga da digestão, graças a uma substância especial que ela contém de forma exclusiva. "A actiniidina é uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon, auxiliando na mobilidade dessa estrutura e facilitando portanto a laxação", descreve a nutricionista Daniela. A enzima também provoca a hidrólise de proteínas, mecanismo que pode auxiliar no processo intestinal. Somando-se isso tudo às fibras naturais do kiwi, tem-se um ótimo efeito contra a constipação. Para não errar na dose, você pode consumir até dois kiwis por dia, e o mais indicado é comê-los em lanches intermediários às grandes refeições.

Abacaxi

As proteínas são os nutrientes mais difíceis de serem digeridos, logo, qualquer substância que auxilie nesse processo estará sendo positiva para acelerar a digestão e evitar a constipação. É o caso do abacaxi e suas bromelinas. "Essa enzima tem como principal função contribuir com uma melhor digestão das proteínas da dieta, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo a digestão pesada", define Fabiana. Podemos consumir até duas fatias por dia, ou usar o abacaxi como suco. De acordo com a nutricionista essa segunda opção aumenta as propriedades diuréticas e antioxidantes do corpo, sendo ainda mais saudável.

Figo

Outra fruta recheada de enzimas é o figo, e por isso vale a pena incluí-lo na dieta. Dessa vez o nome da estrela é ficina e ela também ajuda a digerir as proteínas, fazendo com que o bolo alimentar fique menos tempo nos intestinos e seja eliminado com muito mais rapidez. "Sua ação é nem semelhante á da actinidina e a bromelina", compara a nutricionista Fabiana Honda. Consumir de um a dois figos por dia já ajuda a melhorar a digestão.

Amora

A frutinha vermelha é rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas que podem auxiliar na constipação intestinal. "Alguns estudos evidenciam que os taninos, um tipo de polifenol, presentes na amora ajudam na regulação intestinal assim como nas doenças inflamatórias intestinais", conta a Daniela Jobst. E para fechar com chave de ouro, a fibra presente na amora é a pectina, que tem a habilidade de absorver a água, fazendo que o trânsito intestinal fique melhor ainda. O consumo indicado, para não errar na dose, é de 1 xícara de chá de amoras por dia, e ela pode ser trocada pelas outras frutas vermelhas, como framboesa, morango e uva, sem problema algum. Vale a mesma quantidade para as outras frutas ou para a mistura delas.

Abacate

A fruta é sempre computada como vilã, por ser muito gordurosa. Mas todos esquecem que são gorduras boas, e por isso mesmo são as responsáveis por todos os benefícios da fruta para a saúde, inclusive as propriedades laxativas. "As gorduras monoinsaturadas que pode auxiliar na lubrificação das fezes", explica Fabiana Honda. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar. Mas o alto valor calórico do abacate impede que ele seja consumido em grandes quantidades. Tente de duas a três colheres de sopa por semana, intercalando com as outras frutas. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)

Santas casas terão apoio financeiro em troca da ampliação do atendimento



Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo federal vai dar apoio financeiro às santas casas e aos hospitais filantrópicos do país em troca da ampliação e melhoria do atendimento, anunciou hoje (21) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o incentivo faz parte de um conjunto de medidas para a recuperação financeira das unidades.
“Essa medida é para enfrentar um problema histórico das santas casas que têm dívidas tributárias acumuladas ao longo dos anos. Queríamos inovar na proposta, não é o refinanciamento da dívida, em que se tem que contrair novos empréstimos. É a troca da dívida por mais atendimento no SUS [Sistema Único de Saúde] à população”, disse.
Para usar o benefício, o gestor da Santa Casa deve apresentar ao Ministério da Saúde um contrato firmado com o município ou o estado, um programa com a previsão de atendimento adicional e de recuperação financeira das entidades. As dívidas tributárias acumuladas pelas entidades totalizam cerca de R$ 13 bilhões. As unidades que aderirem ao programa terão um prazo máximo de 15 anos para quitar os débitos.
A medida será encaminhada, em caráter de urgência, por projeto de lei ao Congresso Nacional. Os filantrópicos têm até o final de dezembro para aderir ao programa. Dados da pasta mostram que atualmente existem 1.753 unidades filantrópicas sem fins lucrativos, que respondem por mais de 50% do total de internações do SUS no país.
Padilha anunciou ainda que o Ministério da Saúde vai dobrar o incentivo da tabela SUS dos atendimentos dos serviços de média complexidade para as entidades que assinarem contratos com o gestor estadual ou municipal. O incentivo corresponde a um adicional de R$ 2 bilhões.
O ministro disse que as medidas já vinham sendo discutidas com as santas casas e com o Congresso. Segundo ele, no entanto, as melhorias no atendimento de saúde vão ao encontro das reivindicações feitas nos últimos dias nos protestos que têm ocorrido pelo país.
“Nossa proposta está em sintonia com que estão falando nas ruas de ampliar o investimento na saúde. Eu sinto que o que os jovens falam é 'queremos melhoria do serviço público'. A medida visa, além de realocar mais recursos, a dar maior qualidade no atendimento”, destacou Padilha.

Salvador tem esquema especial de trânsito para o jogo do Brasil



Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Todos os acessos à Arena Fonte Nova estão interditados devido ao jogo entre Brasil e Itália, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador. O bloqueio vale para o tráfego de veículos e para pedestres. Apenas torcedores portando o ingresso terão acesso ao estádio para ver o jogo marcado para hoje (22), às 16h. A partida é a terceira da equipe brasileira na Copa das Confederações.
Para facilitar o tráfego, foram criados dois anéis de segurança, visando a disciplinar o trânsito ao redor do estádio. Em nota, a empresa informou que os anéis serão estabelecidos por meio de barreiras de trânsito. O esquema especial começou à meia-noite e será desmontado três horas após o término da partida.
Por conta das interdições, a recomendação é chegar ao estádio com bastante antecedência. Nos dias de jogo na Fonte Nova, há linhas gratuitas, mediante apresentação do ingresso. São utilizados ônibus e microônibus, que partirão de estacionamentos localizados nos bairros do Comércio, Iguatemi, Vale do Canela e da Avenida Tancredo Neves.

Mídia internacional destaca protestos no Brasil e pronunciamento da presidenta Dilma



Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O pronunciamento feito na noite de ontem pela presidenta Dilma Rousseff e as manifestações nas ruas do Brasil foram citados hoje (22), com destaque, por alguns dos principais veículos de comunicação do mundo. Entre eles, os britânicos BBC e The Guardian; os norte-americanos New York Times Washington Post; e o jornal espanhol El País.
De acordo com a BBC, é cedo para avaliar os impactos da recente onda de protestos na economia brasileira e nos investimentos no país. Analistas ouvidos pela mídia pública inglesa apresentam posições diferentes sobre o fenômeno que ocorre no Brasil. Um grupo considera haver risco de os eventos gerarem incertezas e prejudicarem os investimentos estrangeiros no país. Outro grupo acredita que a presidenta Dilma não corre risco político nem econômico sério, e que poucos deverão ser os efeitos nos negócios.
The Guardian informa que a presidenta Dilma ouviu o chamado da população por mudanças e, em cadeia nacional, anunciou planos para as áreas de transporte, educação e saúde.
A tomada das ruas por manifestantes contrários a líderes políticos de todos os partidos, corrupção e a baixa qualidade dos serviços públicos foram citadas pelo jornal The New York Times. De acordo com a matéria, a presidenta brasileira apresentou “medidas para resolver algumas das queixas” apresentadas pelos manifestantes.
O jornal norte-americano chama a atenção para algo que, há pouco tempo, era impensável para o país: boicotar a Copa do Mundo. “Em um sinal do quanto o país está virado de cabeça para baixo, até mesmo alguns dos heróis do futebol reverenciados do país tornaram-se alvos de raiva, por terem se distanciado da revolta popular”, diz a matéria ao se referir a Pelé e Ronaldo Fenômeno.
Outro jornal dos Estados Unidos, o Washington Post, publicou em seu site alguns vídeos apresentando depoimentos de pessoas contrárias à realização da Copa no Brasil. O jornal diz que Dilma rompeu o silêncio, após mais de uma semana de protestos, com uma mensagem pré-gravada.
O periódico espanhol El País informa que Dilma Rousseff usou cadeia nacional de rádio e televisão para prometer “uma grande quantidade de serviços públicos”, em especial nas áreas de mobilidade, saúde e educação, e que convocará governadores e prefeitos das principais cidades para tratar das melhorias. A matéria diz que ela pretende destinar todo o dinheiro o pré-sal para a educação, e que deseja dialogar com líderes de movimentos pacíficos, representantes de organizações de juventude dos sindicatos e associações populares.

São Paulo tem 20 casos de pancreatite aguda para cada 100 mil habitantes



Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Pronto-Socorro da Santa Casa de São Paulo atende dois novos pacientes com pancreatite aguda por semana. Cerca de 20% dos casos são considerados graves, sendo que metade resulta em morte. De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Médicas do hospital, Tércio de Campos, a cada 100 mil habitantes, 20 desenvolvem a pancreatite aguda por ano no estado de São Paulo.
O médico foi um dos palestrantes da 3ª Jornada do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de São Paulo, que ocorreu nesta semana. O encontro reuniu médicos brasileiros e estrangeiros para discutir, durante quatro dias, vários temas da área.
A pancreatite aguda é uma inflamação no pâncreas e pode afetar outros órgãos, como rins, pulmões, e fígado. O pâncreas produz insulina e enzimas que ajudam na digestão dos alimentos. A doença é causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou pela presença de pedras na vesícula.
“Isso provoca a inflamação do pâncreas e faz com que a pessoa tenha dores fortes que irradiam para as costas, além de vômitos. Se [o paciente] não procurar o médico rapidamente, pode agravar e comprometer outros órgãos”.
“Quem tem cálculos neste órgão [vesícula] deve procurar o médico para tirar as pedras ou mesmo verificar se há necessidade da retirada da vesícula”, acrescentou.
A preocupação é que não existe tratamento e remédio específicos para a pancreatite aguda. Na maioria dos casos, o procedimento é internar o paciente, deixá-lo em jejum e hidratar com soro e analgésicos na veia. “Em casos mais graves, [o paciente] pode precisar ir para a UTI [unidade de terapia intensiva], tomar antibióticos, [fazer] cirurgia e retirar um pedaço do pâncreas”, explicou o médico.

Vândalos deixam prejuízo de pelo menos R$ 1,5 milhão em Curitiba


Segundo Fruet, valor cobra só a destruição do patrimônio público

 Redação Bem Paraná

Fruet na manhã de sábado na Avenida Cândido de Abreu (foto: Maurílio Cheli)
O prefeito Gustavo Fruet percorreu na manhã deste sábado (22) parte da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, para verificar os estragos provocados por vândalos que atacaram prédios públicos e de particulares na noite anterior. Fruet solidarizou-se com comerciantes e moradores, condenou a violência e disse que agora, além de reparar os danos, é importante trabalhar para recuperar o orgulho dos curitibanos em relação à cidade. Segundo ele, os danos somam R$ 1,5 milhão somente ao poder público. Não estão somados os danos aos comerciantes da região, que sofreram saques e destruição.
O valor de R$ 1,5 milhão – que equivale ao custo de construção de uma creche – inclui a depredação de cinco estações-tubo e danos no prédio central da Prefeitura, entre outros.
Algumas estações, embora danificadas, continuam operando. Três delas, porém, precisaram ser desativadas devido à destruição, provocando mudanças em cinco linhas de ônibus que passam na região do Centro Cívico.
No prédio central da Prefeitura, o vandalismo resultou, entre outros prejuízos, em 126 vidros quebrados, 260 metros de esquadrias metálicas danificadas, duas portas automatizadas e seis aparelhos de ar condicionado destruídos. Cerca de 50 pessoas de várias secretarias foram mobilizadas na manhã deste sábado para iniciar os reparos.
Apenas em vidros, o prejuízo é estimado inicialmente em mais de R$ 100 mil. Os vândalos também danificaram todos os corrimãos da rampa de acesso à Prefeitura, a cancela e a cabine da Guarda Municipal na entrada do estacionamento e todos os refletores no jardim em frente ao prédio. Além disso, o prédio foi pichado. Os vândalos também atacaram outros prédios, entre os quais o Fórum Cível, a Vara de Família, Tribunal do Juri e estabelecimentos de pequenos comerciantes.

“É hora de renovar o amor por Curitiba. A imagem que os curitibanos de bem querem passar para o mundo não é esta que se viu ontem, mas a de uma cidade pacífica e cada vez mais desenvolvida”, afirmou.
O prefeito lamentou os prejuízos causados a prédios públicos e também a estabelecimentos comerciais e de serviços. Ele passou por estações tubos e pontos de ônibus e conversou com cobradores do transporte coletivo, funcionários da Prefeitura envolvidos no trabalho de reparação dos danos, donos e funcionários de um restaurante, um salão de beleza e uma farmácia atingidos pelos vândalos. “São pessoas de bem, que trabalham de forma honesta, e lamentavelmente foram prejudicadas pela violência”, disse Fruet.


Mais rigor contra vândalos, diz Richa


Do blog do Fábio Campana

O governador Beto Richa disse agora há pouco, em coletiva à imprensa no Palácio Iguaçu, que o Paraná vai não vai permitir mais os atos de vandalismo com ocorreram na noite de sexta-feira em Curitiba. Richa disse que as forças policiais do Estado vão agir com mais rigor e com força necessária contra os vândalos.
“No Paraná, não vamos permitir que criminosos, bandidos, infiltrados em qualquer movimento ou manifestação, possam promover a bandalheira. Não vamos permitir quebra-quebra, depedração do patrimônio público, do patrimônio privado. Isso não vamos aceitar”, disse Richa
“Desde o início da manifestações me pronunciei favorável às manifestações. Mas não podemos permitir os atos de violência e vandalismo. A maioria dos manifestantes é ordeira e pacífica, mas tem sido usada por uma minoria que tem outros objetivos. São vândalos. Na Avenida Cândido de Abreu, o que assistimos ontem foram cenas chocantes, cenas de selvageria. O Paraná vai dar um basta nisso. Vamos agir com mais rigor, dentro da lei, com força necessária”, completou.

Manhã de sábado foi de reconstrução nas ruas do Centro Cívico


Do site do Governo do Paraná


A manhã deste sábado (22) foi de reconstrução para os comerciantes e moradores da Avenida Cândido de Abreu, região da cidade onde se concentrou a manifestação da noite de sexta-feira (21).

O professor Reinaldo Hidalgo Guidolim mora no Alto da XV e diz que ouviu a manifestação de casa e acompanhou pela televisão o movimento. Nesta manhã, Reinaldo foi até a avenida Cândido de Abreu e desaprovou a ação dos vândalos. “Vandalismo não se confunde com manifestação. Se os manifestantes lutam contra o desperdício de dinheiro público, não podem destruir o que é nosso”, afirmou.

“A policia agiu de maneira correta, foi ostensiva, defendendo a destruição do patrimônio público e privado que estava sendo depredado”, completou Guidolim.

Vagner Carlos Marcolino é analista de sistema e pega ônibus todos os dias no tubo da Rua Comendador Fontana. Neste sábado, já que o tubo teve seus vidros quebrados e as portas destruídas, ele teve que caminhar várias quadras a mais para poder seguir ao trabalho.

“A partir do momento que vândalos destroem o patrimônio público, invalidam boa parte da manifestação e prejudicam o movimento”, disse Marcolino. “A PM agiu de maneira correta, combatendo os vândalos e não as pessoas pacíficas e de bem que manifestavam”, completou.

Para o empresário Biratam Giacomoni, que tem escritório na avenida, a ação dos vândalos é inaceitável. “Repudio toda e qualquer manifestação agressiva, com violência, que destrua o patrimônio público e privado”, afirmou. “A polícia tem mesmo que agir coibindo todas essas manifestações agressivas. A ação da PM do Paraná está muito boa, não podem deixar que atiram bombas e pedras nos prédios”.

Marcelo Frioli é motorista e tirou a manhã de sábado para ver de perto e fotografar a destruição no centro da cidade. “Se o povo quer sair às ruas para reivindicar algo, não é deste jeito, destruindo a cidade, que vão conseguir”, afirmou. “Curitiba é uma cidade que recebe muitos turistas, é bem feio ver o que os vândalos fizeram”.

Para o professor Roman Schossig, morador do Centro Cívico que acompanhou a manifestação da janela do seu apartamento é triste ver a depredação do patrimônio público. “Isso depõe contra o próprio movimento, que reivindica melhoras públicas e por causa de alguns vândalos perde credibilidade”, disse.

“Do meu apartamento pude ver que os vândalos provocavam os policiais com agressões verbais e pedras. Mesmo assim a polícia foi paciente e agiu quando tinha que agir”, completou Roman. 

Governo encontra formol em lotes do leite Batavo e suspende a venda


Do site do Governo do Paraná


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná determinou a suspensão da venda de dois lotes do leite UHT desnatado rico em cálcio, da marca Batavo. A medida foi tomada após análises laboratoriais comprovarem a presença da substância formaldeído (formol) em quatro unidades dos lotes TT/04/DP e TT/04/ER. A orientação para quem adquiriu o produto, é que também suspenda o consumo.

Ambos os lotes foram fabricados no Rio Grande do Sul em 28 de fevereiro de 2013 e tem validade até o dia 28 de junho deste ano. Amostras foram coletadas em Curitiba nos dias 27 de maio e 20 de junho pela Vigilância Sanitária Municipal.

“Estamos determinando a interdição cautelar desses lotes, por isso o comerciante que ainda tiver o produto deve recolhê-lo do mercado. Já as pessoas que adquiriram o leite adulterado devem evitar o consumo e buscar os seus direitos”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A Secretaria já informou os resultados das análises e as medidas tomadas ao fabricante do leite adulterado (Brasil Foods), além de outros órgãos como o Ministério Público do Paraná, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

FRAUDE – A adulteração ocorre através da utilização de uréia, que contém formol. Ela pode mascarar a adição de água ao produto, o que aumenta o volume do leite. Se o leite adulterado for consumido em grandes quantidades ou por um longo período de tempo, a intoxicação por formol pode até causar o câncer.

PROGRAMA - A fraude foi constatada pelo programa de monitoramento da qualidade do leite do Governo do Estado do Paraná. Desde maio, 31 amostras de 10 marcas do leite longa vida já foram coletadas e analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR). Até agora, apenas essas quatro amostras da marca Batavo foram consideradas irregulares.

Equipes das vigilâncias sanitárias municipais e estadual continuam coletando amostras de leite em todo o Estado. Outras 29 amostras já estão em análise no Lacen-PR, em Curitiba, e o resultado deverá ser divulgado na próxima semana.

O Governo do Estado também avalia a qualidade do produto fornecido para o Programa Leite das Crianças. Dentre as 45 amostras já avaliadas, nenhuma apresentou indícios de adulteração.

BOX

Confira as marcas e os lotes de leite já analisados:

MARCA TIPO DATA DE FABRICAÇÃO LOTE RESULTADO FORMOL

Batavo UHT desnatado rico cálcio 28/02/13 TT/04/DP/14:50 POSITIVO

Batavo UHT desnatado rico cálcio 28/02/13 TT/04/ER/12:48 POSITIVO

Batavo UHT desnatado rico cálcio 28/02/13 TT/04/ER/12:19 POSITIVO

Batavo UHT desnatado rico cálcio 28/02/13 TT/04/ER/12:19 POSITIVO

Batavo UHT rico em cálcio 12/04/13 TT/03MM/17:27 NEGATIVO

Batavo UHT integral rico ferro 13/03/13 TT/05/JM/00:00 NEGATIVO

Batavo UHT desnatado rico cálcio 18/05/13 TT/05/LR11:56 NEGATIVO

Batavo UHT integral 03/06/13 TT/04DA/22:33 NEGATIVO

Tirol UHT desnatado 02/05/13 TD32J NEGATIVO

Tirol UHT desnatado 02/05/13 Td36J NEGATIVO

Piá UHT semidesnatado 04/05/13 L01/2 NEGATIVO

Castrolanda UHT semidesnatado 30/03/13 M004 CADE L008 NEGATIVO

Líder UHT integral 15/04/13 TAP1 SZ NEGATIVO

Molico-Nestle UHT desnatado 15/02/13 L 30466486E1 NEGATIVO

Molico-Nestle UHT desnatado 03/2013 L 30716486E3 NEGATIVO

Ninho-Nestle UHT integral 24/05/13 L 30816486E2 NEGATIVO

Ninho-Nestle UHT semidesnatado 04/2013 L 30916486E1 NEGATIVO

Líder UHT integral 04/2013 LOB 13 NEGATIVO

Parmalat UHT integral 04/2013 LOB 04 D NEGATIVO

Polly UHT desnatado 04/2013 C NEGATIVO

Polly UHT integral 03/2013 B NEGATIVO

Piá UHT integral 04/2013 L 03/2 NEGATIVO

Líder Baixo Lactose 04/2013 LOB 11 NEGATIVO

Polly UHT desnatado 03/2013 25-03-13 C NEGATIVO

Polly UHT integral 04/2013 29-04-13 C NEGATIVO

Cativa UHT desnatado 03/2013 C NEGATIVO

Cativa UHT integral 03/2013 C NEGATIVO

Polly UHT integral 03/2013 C NEGATIVO

Líder UHT semidesnatado 04/2013 C LOB 23 NEGATIVO

Polly UHT desnatado 03/2013 25-03-13 C NEGATIVO

Polly UHT desnatado 02/2013 C NEGATIVO

Manifestação tem três policiais feridos e 28 pessoas detidas em Curitiba




A manifestação desta sexta-feira (21) em Curitiba terminou com 28 pessoas detidas pela Polícia Militar do Paraná. Dessas, 14 foram presas e oito adolescentes apreendidos. Seis foram liberados ainda no local da ocorrência. Três policiais ficaram feridos.

Das pessoas presas, cinco foram encaminhadas à delegacia por dano qualificado e formação de quadrilha, três por danos ao patrimônio, três por dano ao patrimônio público, dano ao patrimônio qualificado e formação de quadrilha, uma por desacato, uma por resistência e rixa e outra por desacato e incitação ao crime.

Entre os adolescentes, as ocorrências foram por desacato, tentativa de lesão corporal e dano qualificado. Ninguém entrou em contato com a Polícia Militar para registrar pessoas feridas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, ressaltou que a PM reagiu apenas após os policiais terem sido atingidos. “Apesar da violência e do desrespeito ao patrimônio público demonstrado por alguns participantes da manifestação, a PM agiu estritamente dentro do cumprimento do seu dever legal, de forma a preservar a segurança e restabelecer a ordem abalada pela agressividade de alguns participantes”, afirmou.

A Polícia Civil montou uma estrutura móvel dentro da Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pela guarda do Palácio Iguaçu e do Palácio das Araucárias. A estrutura foi composta por delegados, investigadores e peritos que fizeram a triagem dos detidos pela PM, depoimentos e respectivos encaminhamentos às delegacias de Polícia Civil (para o 1º Distrito Policial e para a Delegacia do Adolescente).

Prejuízos levantados somam R$ 1,5 milhão: “Não podemos deixar”, diz Fruet



Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique
Depois de quatro horas de manifestações na noite desta sexta-feira (20), funcionários e servidores da Prefeitura de Curitiba fazem o levantamento dos prejuízos causados por um grupo minoritário que agiu com violência durante o protesto. Estações-tubo, ônibus e comércios foram depredados na Avenida Cândido de Abreu. No prédio da prefeitura, 117 vidros foram estilhaçados. O prejuízo, segundo dados oficiais, é de R$ 1,5 milhão.
O prefeito Gustavo Fruet, em entrevista à Banda B, na manhã deste sábado disse Curitiba vinha dando exemplo para o Brasil na forma com que as manifestações eram feitas. “Eram grandes, críticas, duras, mas de forma alguma com atitude de vandalismo. Vou reafirmar: toda a segurança para a população de Curitiba, a solidariedade paras vítimas desse vandalismo, a ação firme da Guarda Municipal que evitou saques e também àquelas equipes que estavam auxiliando as famílias desabrigadas nas áreas de inundações. Esse prejuízo é inédito em Curitiba, não é da tradição da história da cidade”. Um cobrador que trabalha em uma das estações-tubo foi atingido por estilhaços dos vidros, atacados por pedras.
De acordo com Fruet, a prefeitura estará aberta normalmente na segunda-feira, assim como as linhas de ônibus. “Vamos fazer o possível para que tudo esteja normal na segunda-feira. Quero reafirmar as pautas, o respeito às manifestações, mas separar o joio do trigo. O que não pode é um fato desse comprometer toda uma ação positiva e política  que o Brasil está mostrando, a segurança e a tranquilidade e a ordem que é própria de uma cidade como Curitiba”, aponta.
Perícia
O Instituto de Criminalística esteve no local fazendo levantamento e procedimentos dos estragos causados por um grupo de vândalos infiltrados entre os manifestantes. “Nós estamos fazendo um trâmite de corpo de delito pelo crime de danos de patrimônio público em todas as áreas cívicas e, inclusive, aos redores. Usaram muitas pedras da pavimentação da via pública e quebraram os vidros de praticamente todo o Centro Cívico. O perigo foi grande contra os guardas municipais que estavam fazendo a segurança dos prédios oficiais”, disse a perita Jussara Joeckel à Banda B.
Ainda, segundo ela, documentos foram retirados de dentro do Fórum Civil  e jogados em via pública.

Brasil, simplesmente, Brasil




Brasil, o melhor do mundo
por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz
Foram seis anos de produção e R$ 4,5 milhões em investimento. Valeram a pena. “Uma História de Amor e Fúria”, do diretor brasileiro Luiz Bolognesi, conquistou na semana passada o principal prêmio do Festival de Annecy, na França, o maior e mais conceituado evento da animação em todo o mundo. Ele existe há 53 anos. É a primeira vez que um filme brasileiro foi escolhido para participar. E melhor: ganhou.

QUE A DEMOCRACIA SOBREPUJE A INTOLERÂNCIA E A BARBÁRIE


POR QUE NÃO A RENÚNCIA, SENADOR CRISTOVAM?






Manchetes dos jornais deste sábado e capas das revistas semanais


Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: REVOLTA DA TARIFA – Praça de guerra
Folha de Londrina: LIXO – Prefeitura de Londrina vai assumir coleta
O Diário (Maringá): Com menos radares, número de multas cai
Diário dos Campos: Funcionários da VCG deflagram greve a partir de quarta-feira
CORREIO_22_06_2013_page_0Jornal da Manhã: Paralisação dos metalúrgicos fecha três indústrias em Ponta Grossa
Tribuna do Interior: Chuva marca início do inverno, mas previsão é de normalidade
O Paraná: Chuvas afetam 20 mil e causam duas mortes
Gazeta do Paraná: Chuva, frio e acidentes
Jornal Hoje: Cascavel perde mil postos de trabalho
Gazeta do Iguaçu: Médicos entram em acordo com fundação de saúde e impasse do hospital termina
Diário do Noroeste: Manifestantes vão para as ruas pedir melhoria dos serviços públicos e o fim da corrupção
Tribuna de Cianorte: Amenorte ganha força após encontro de lideranças
Umuarama Ilustrado: Umuarama abre Feira e Imóveis e festa do aniversário
Tribuna do Norte: Passagem baixa para R$ 2,17 e pode chegar até R$ 2,10 em Apucarana
Jornais de outros estados
Globo: Dilma propõe pacto político e chama líderes de protestos
Folha: Dilma promete ouvir ‘voz das ruas’ e coibir ‘arruaça’
Estadão: Dilma diz que receberá líderes, mas não ‘transigirá’ com violência
Correio: Dilma repudia arruaça e pede diálogo nacional
Estado de Minas: O Brasil precisa de respostas
Zero Hora: Dilma fala ao País “Não vamos transigir com a violência e a arruaça”
Capas de revistas:
CartaCapital: Parem de subestimar o povo – Ninguém controla a rua
Veja: Os sete dias que mudaram o Brasil
IstoÉ: Hoje você é quem manda
Época: Pátria amada, Brasil

Comissão da Verdade de São Paulo recebe relatos de psicólogos sobre a ditadura militar



Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Comissão Estadual da Verdade de São Paulo recebeu hoje (21), do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, uma série de relatos de psicólogos que, de alguma forma, foram vítimas de violência durante a ditadura militar (1964-1985) no país.
A coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Maria Orlene Daré, informou que 27 psicólogos paulistas contaram como a ditadura militar os atingiu. Os depoimentos fazem do projeto Psicologia e Direito à Memória e à Verdade, trabalho que começou a ser desenvolvido pelo conselho em setembro do ano passado. Maria Orlene disse que a  intenção é contribuir com o momento político atual e com as comissões Nacional e Estadual da Verdade, buscando dados e informações que possam ajudar a esclarecer todas as violações ocorridas naquele período.
À Comissão da Verdade, o conselho entregou uma pasta contendo os 27 depoimentos por escrito e CDs com vídeos dos relatos, de documentos e das atividades e oficinas que foram desenvolvidas durante o trabalho.
Segundo a presidenta do Conselho Regional de Psicologia, Maria de Fátima Nassif, os relatos reúnem histórias de pessoas que sofreram diretamente com a ditadura militar ou que a viveram por serem irmãos, filhos ou parentes de presos e torturados no período e também de profissionais que trabalharam com vítimas do regime. “O dossiê é muito variado, assim como o nível de implicação. Mas todos os depoimentos demonstram, de forma bastante forte, a amplitude desse mal.”
Na audiência de hoje, na Assembleia Legislativa, psicólogos relataram, de forma breve, as marcas que carregam da ditadura militar. Dois dos testemunhos foram dados por Carolina Helena Sombini e Maria Auxiliadora Cunha Arantes, conhecida como Dodora.
Carolina contou que, aos 5 anos, foi morar com a avó, porque sua mãe era militante política. “Minha mãe se separou quando eu tinha uns 2 anos de idade. A separação dela do meu pai foi motivada pela militância política, com a qual ele não concordava. O companheiro dela foi alguém que ela conheceu pela militância. Por causa da militância e de eles viverem na clandestinidade, passei a viver com minha avó materna. Minha mãe mudava muito, porque ninguém podia saber onde eles estavam”, lembrou Carolina.
“Quando ela ia me buscar na casa da minha avó, dizia que eu nunca poderia dizer onde ela estava morando. Eu tinha um medo enorme de conseguir guardar o caminho. Ao mesmo tempo, olhava ansiosamente porque queria saber onde ela estava. É uma sensação horrível”, relatou, emocionada. A mãe de Carolina e o companheiro foram presos e torturados pela ditadura militar. Mais tarde, em um ano que ela diz não se lembrar exatamente quaal, os dois foram soltos. “A ditadura roubou e me tirou o direito à convivência familiar.”
Em outro relato, Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes, conhecida como Dodora, contou que foi presa em 1968, quando estava com os dois filhos, que tinham, então, 2 e 3 anos de idade.
O projeto está sendo desenvolvido em todo o país e todos os relatos serão então reunidos em uma publicação com previsão de lançamento para setembro.