sábado, 11 de maio de 2013

Paraná tem a maior expansão em criação de empregos na indústria



O emprego industrial no Paraná expandiu 2% em março, em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a média nacional registrou queda de 0,6%. A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o Paraná como a maior expansão apurada no País. É o 18.º resultado positivo no Estado, contra quedas seguidas na média brasileira, pelo mesmo período.

A Pimes avalia dados de dez estados, mais as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. No Paraná, em termos setoriais, destacam-se os ramos têxtil, com alta de 14,3% no número de emprego, fumo (13,9%), alimentos e bebidas (7%), química (5,1%) e refino de petróleo e álcool (4,4%).

Ainda na comparação entre março deste ano e do ano passado, o número de horas pagas cresceu 0,5% no Paraná. Foi a única contribuição positiva entre os índices pesquisados. No Brasil, houve recuo de 1,5%. Em relação ao incremento do valor da folha de pagamento real (descontada a inflação), a indústria paranaense ampliou 1,7%, frente a expansão de 2,5% registrada na média do País. Tal resultado se deve à boa performance dos setores têxtil (18,6%), máquinas e aparelhos elétricos (15,8%), fumo (10,8%) e produtos químicos (10,7%).