sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estudo: 30% dos passageiros deixam eletrônicos ligados durante voo

 Foto: Getty Images


Foto: Getty Images
 Foto: Getty Images
Legislação do setor de aviação proíbe o uso de dispositivos eletrônicos durante decolagens e pousos, mas ainda assim 30% dos passageiros dos Estados Unidos deixam seus smartphones, tablets, mp3 players e notebooks ligados, segundo um estudo da Associação de Eletrônicos (CEA) e da Associação de Experiência de Passageiros Aéreos (APEX).
Foto: Getty Images
​A pesquisa, realizada entre 14 e 18 de dezembro do ano passado, indica que 99% dos passageiros carregou seus eletrônicos consigo nos últimos 12 anos quando viajando de avião, e sete em cada dez entrevistados afirma ter usado o aparelho durante o voo. Os smartphones são os mais comuns, com 28%, seguidos de laptops (25%), tablets (23%), tocadores de mp3 (23%) e leitores eletrônicos (13%).
Ao todo, 59% afirmaram desligar completamente o aparelho, enquanto 21% optam pelo 'modo avião' dos dispositivos. Entre os que deixaram o eletrônico ligado, ação apontada como acidental, 61% se referiam ao celular. Quatro em cada dez entrevistados disse que gostaria de poder usar os aparelhos durante todo o voo, incluindo na decolagem e no pouso.
"Entender as atitudes e os comportamentos dos passageiros que usam dispositivos eletrônicos enquanto viajam ajudará a FAA (agência de aviação do governo americano) a tomar decisões embasadas", aponta Doug Johnson, vice-presidente de Políticas de Tecnologia da CEA. A FAA formou uma comissão com para rever as regras de uso de dispositivos eletrônicos em aviões, e dará um parecer até julho deste ano sobre como expandir o uso sem prejudicar as operações de segurança do voo.
"Os passageiros confiam cada vez mais em seus smartphones, tablet e e-reader como companheiros de viagem", resume Johnson. "Este estudo mostra que os viajantes estão usando seus eletrônicos o máximo possível enquanto viajam, e que pode haver mais oportunidades de usar esses dispositivos", completa Russell A. Lemieux, diretor executivo da APEX.

.