terça-feira, 19 de março de 2013

Luto: Morre em Florianópolis Andrino Adrião Oliveira


"Estamos todos tristes. O seu Andrino, foi uma das melhores pessoas que já conheci.  Um homem bom, honesto, trabalhador, ético e sobretudo, cheio de humor e amor ao próximo. Tive a honra e o privilégio de com ele conviver, como concunhado e amigo, por longos anos", jornalista Ricardo Rodrigues (Curitiba).

Ele foi um dos primeiros empresários a investir no turismo da Capital, com um restaurante e uma hospedaria na Lagoa, na década de 60

Cristina Pierini

FLORIANÓPOLIS


Durante a madrugada desta terça-feira (19) faleceu em Florianópolis, Andrino Adrião de Oliveira, um dos pioneiros da pesca e turismo da Capital, e pai do atual deputado do estado, Edison Andrino (PMDB).

Oliveira que estava com 92 anos de idade, sofreu uma morte natural no Hospital de Caridade, durante esta madrugada. O velório será realizado na a partir das 10h da manhã, na Igreja da Lagoa. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério da Lagoa da Conceição.

Seu Andrino, como era conhecido, foi um dos pioneiros em parelhas de pesca na Lagoa e Barra da Lagoa e um dos precursores do transporte de moradores da Lagoa para o Centro de Florianópolis. O sangue empreendedor, fez com que Andrino, fosse um dos primeiros empresários a investir no turismo da Capital, montando nos anos 60 o primeiro restaurante a beira da Lagoa da Conceição e um serviço de hospedagem aos visitantes da região.
Era frequentador assíduo do Mercado Público da cidade. Seu Andrino deixou nove filhos, netos e bisnetos. Com dona Ruth, já falecida, constituiu sua primeira família, com quem teve os filhos Aurélio (Lelo), Marina, o deputado estadual Edison Andrino, Djalma (já falecido), Ézio, Léa e Andrino (Caçula). Viúvo, constituiu nova família com dona Salete, com quem teve as filhas Andréa e Elizabeth.