terça-feira, 19 de março de 2013

BOLETIM CULTURAL DA API


API - Associação Paranaense de Imprensa

Fundada em 31 de Outubro de 1934



Aos Associados
Sob coordenação da Diretoria de Assuntos Culturais,reunimos informações de interesse geral sobre a imprensa, que passaremos a remeter semanalmente aos membros da API. Aceitaremos sugestões e contribuições.


1. MUDANÇAS NOS EUA
As organizações de mídia dos Estados Unidos apresentam tendência de ofertar canais múltiplos de acesso à informação, com a cobrança de assinaturas pelo jornal impresso e pelo site associado. A inovação deriva dos levantamentos que mostram redução do público leitor das publicações, conjugada com certa resistência na atração de publicidade direta para os informativos eletrônicos. Segundo relatório do Centro de Pesquisas PEW a redução da base de receita levou a uma retração nos investimentos em reportagem, gerando um circulo vicioso que afastou leitores e telespectadores; fenômeno que afeta jornais, revistas e telejornais. Daí a saída pela fórmula do “paywall” – leitura porosa de um pacote de notícias no site, a partir do qual a organização passa a cobrar pelo acesso.

2. IMPACTO NO PROCESSO
Mais relevante é o impacto dessa tendência no processo da comunicação: à medida que as redações dos jornais, tevês, etc emagrecem (desde o auge do setor em 1978, os EUA perderam 40 mil profissionais de imprensa), registra-se migração de jornalistas para órgãos governamentais e corporações. Nessa linha, a mensagem passa a ser elaborada diretamente pelos protagonistas, eliminando o filtro representado pelas redações organizadas (e tecnicamente mais autônomas) em relação à fonte da informação – alertam os pensadores da comunicação.  

3. NO BRASIL
Entre nós, o investimento em publicidade – de R$ 45 bilhões em 2012, segundo a publicação especializada Meio & Mensagem – teve crescimento de 6%, com 30 bi endereçados a veículos de comunicação. A televisão abocanhou a maior parte (65%), ficando os jornais com 11,5%, seguida pelas revistas (6,4%) e internet (5%). Nessa condição, o meio on-line superou a TV por assinatura (4,5% da verba) e o rádio (4%); restando o saldo dos investimentos publicitários para outras mídias: mídia exterior (outdoor), guias/ listas e inserções em cinema.

MISCELANEA
Na Inglaterra o Parlamento avança numa proposta mais severa para a auto-regulação, na esteira do escândalo com os tablóides sensacionalistas =/= Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora do grupo GrPCom (Gazeta do Povo, Canal 12, etc), fez palestra de abertura do Espaço da Mulher da UniBrasil =/= Em Belo Horizonte, Museu das Telecomunicações do projeto Oi Futuro guarda a memória e registra as tendências da tecnologia na área =/= Conteúdo nacional na programação da TV paga, abre espaço para produtores culturais do país, mas foi questionado no Supremo. Relator, ministro Luiz Fux, adiou seu voto para o segundo semestre.

.-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-.- .-.-.-

CURSO BREVE

Filosofia como Portal do Cotidiano
Apresentar os ensinamentos dos pensadores gregos e outros clássicos para olhar o mundo e a vida é a proposta desse curso breve, pelo professor JM de Barros Dias, da Universidade de Évora, Portugal.
Início: 11 de abril de 2013.
Local e inscrições: Centro Paranaense Feminino de Cultura, Rua Visconde do Rio Branco, 1717 - fone 3224-7283.


Rafael de Lala, Presidente da Diretoria

Hélio Freitas Puglielli, Diretor de Assuntos Culturais.