sábado, 28 de abril de 2012

Nova iluminação pública para 25 mil pessoas em 243 ruas da cidade


Obras


principal
A Prefeitura concluiu nesta semana a nova iluminação pública, que está beneficiando 25 mil curitibanos de quatro regionais da cidade. A Secretaria Municipal de Obras Públicas finalizou a troca de mais de duas mil luminárias, que foram substituídas por equipamentos de alto rendimento em 243 ruas de Curitiba. 

“Os investimentos em iluminação pública estão deixando as ruas mais seguras à noite, porque os novos equipamentos dobram a luminosidade, fazendo com que a calçada e o pavimento fiquem mais claros”, afirma o prefeito Luciano Ducci. 

Equipes da Prefeitura fizeram a troca de 2.191 luminárias em ruas das regionais Boa Vista, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade. As novas luminárias são mais eficientes e não dispersam a luz, direcionando todo o facho luminoso para o chão. Outra vantagem é a substituição das lâmpadas de 70 watts por outras de 100 watts. 

“Com os novos equipamentos é possível transitar pela rua à noite, vendo com melhor definição pessoas e objetos”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Vicente Machado – Outra rua que ganhou iluminação especial foi a avenida Vicente Machado. Foram colocados postes que distribuem melhor a luminosidade, acabando com pontos escuros. A rua também ganhou lâmpadas de vapor metálico, na cor branca, que dão mais visibilidade durante a noite, com mais segurança. 

O modelo, que é similar ao adotado nas ruas Riachuelo e Toaldo Túlio e no Anel Viário, intercala luminárias de postes da Copel, com postes da Prefeitura. A nova iluminação evita ofuscamentos e, por causa dos modelos de lâmpadas, permite melhor definição de objetos e pessoas durante a noite.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Feira do Emprego terá 15 mil vagas e cursos de capacitação


Dias 4 e 5 de maio


principal
 Curitiba terá nos dias 4 e 5 de maio a 4ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, em comemoração ao Dia do Trabalho, 1º de Maio. A feira será na praça Osório, no Centro, das 9h às 17h. Serão ofertadas 15 mil vagas de emprego.
Participarão da feira 47 empresas. Serão ofertados também cursos de capacitação. A feira é organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, com apoio das secretarias municipais Antidrogas, do Esporte Lazer e Juventude, da Saúde , dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Agência Curitiba e Fundação de Ação Social (FAS).
Em fevereiro deste ano, Curitiba manteve a menor taxa de desemprego do Brasil – 3,2% do conjunto dos trabalhadores. O percentual mostra que a capital do Paraná, há mais de um ano, vive um ciclo de pleno emprego. Os dados são IBGE/Ipardes. A taxa na Região Metropolitana ficou em 3,7%.
Curitiba é ainda responsável por mais de 89% dos empregos gerados nos últimos 12 meses. “Como historicamente, a taxa de Curitiba é 0,5% menor que a registrada na Região Metropolitana, a cidade mantém o ciclo do pleno emprego, ampliando a oferta de postos de trabalho e a economia aquecida”, diz o secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense.
O chamado pleno emprego - apontam os economistas - é quando a taxa de desemprego ou desocupação oscila com percentuais inferiores a 4% e 5%. No caso de Curitiba, segundo Bracarense, o ciclo aponta para a qualificação dos trabalhadores e no crescimento dos salários.
Edições anteriores - A 3ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, em 2012, registrou aumento de 42% no número de contratações em relação à edição de 2011. Das 5 mil vagas oferecidas no evento, 4,1 mil foram preenchidas. Em 2010, foram 2,4 mil contratações para 5 mil vagas ofertadas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Metrô: lideranças destacam conquista da nova modalidade para Curitiba



O Metrô Curitibano, a maior obra pública que a capital paranaense vai receber nos próximos anos, foi muito bem recebida pelas lideranças políticas, empresariais, comunitárias e de classe no Paraná. “A confirmação da transferência do recurso demonstra o bom entendimento entre o Paraná e o governo federal, que não se nega a liberar recursos para bons projetos”, disse o governador Beto Richa.
Na equação financeira do empreendimento, o Governo do Estado vai investir R$ 300 milhões dos R$ 2,33 bilhões previstos para execução da obra. Beto Richa diz que o metrô terá investimentos do Estado porque é fundamental para sustentar o crescimento e o desenvolvimento de Curitiba e das cidades da região metropolitana. O prefeito Luciano Ducci já marcou para o dia 15 de maio a audiência pública para a licitação da obra.
O presidente da Fecomércio, Darci Piana, afirma que a implantação do metrô é mais que necessário, "é fundamental para o crescimento da cidade". “O comércio vê com bons olhos a chegada do metrô a Curitiba, que trará grandes benefícios ao setor", disse Piana.
Para ele, os problemas de trânsito já requerem as medidas que já estão sendo tomadas pela prefeitura. "Mas como em toda cidade grande, a tendência é que se agravem. Por isso, o metrô é fundamental no dia a dia de qualquer grande cidade, não tem como fugir", disse,
Legislativo - O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado  Valdir Rossoni, disse que o Metrô de Curitiba é uma conquista que deve ser comemorada por toda a população.“Quero dar parabéns ao prefeito Luciano Ducci e a toda a equipe da Prefeitura pela eficiência e agilidade com que conduziram este projeto, iniciando imediatamente o processo de licitação com a primeira audiência pública já definida".
"Entre as cinco capitais que receberam verbas federais para o metrô, Curitiba deve ser a primeira a iniciar as obras e isto demonstra a capacidade de gestão do prefeito Luciano Ducci para resolver as questões públicas com eficiência. Tenho certeza que a Linha Azul do metrô curitibano será uma das mais modernas do país, marcando uma nova fase da mobilidade em nossa capital”, completou Rossoni.
A opinião é a mesma do presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, João Luiz Cordeiro, que coloca o metrô Como "uma conquista positiva para a cidade". “As pessoas que moram na capital desejam cada vez mais qualidade de vida, passar menos tempo no trânsito para dedicarem-se às suas famílias, acompanhando a educação e crescimento dos filhos", disse.
"Esse novo modal, o metrô, vai fazer tudo isso possível.O prefeito Luciano Ducci, com a implantação do Ligeirão e a conquista de recursos para o metrô, tem mostrado um caminho para a cidade. Todas essas mudanças em favor da mobilidade sustentável passam pelo Legislativo e são levadas à discussão com a população pelos vereadores", completou Cordeiro 
Expectativa - O presidente do Crea-PR,  Joel Krüger, aponta o metrô como uma necessidade urgente para atender à crescente demanda pelo transporte coletivo em Curitiba e região. “E é grande a expectativa de toda a sociedade de que o investimento neste novo modal atenda aos anseios da população", disse.
"Da mesma forma, é importante atentar aos prazos previstos para a licitação e execução da obra, pois trata-se de um empreendimento complexo do ponto de vista de engenharia e que ocasionará interferências na cidade", completou.
Para o presidente do Sinduscon-PR, Normando Baú, o metrô vai facilitar em muito a mobilidade urbana de Curitiba, ajudando a desafogar o trânsito. “Entendemos que este sistema de transporte público deve ser pensado não apenas para alguns eixos estruturais, mas para toda a cidade. Sabemos que é oneroso, demorado e que causa transtornos à população na fase de execução, mas é preciso pensar em Curitiba para daqui 50 anos, e que os investimentos sejam feitos de forma ininterrupta". 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Companhia polonesa é a atração desta quarta


Bienal de Dança


principal

A companhia polonesa Polish Dance Theatre, o grupo de breakdance Brazilian Groove, a Mote Cia. de Movimento e o Centro de Dança Eliane Fetzer são as atrações desta quarta-feira (25), na Bienal Internacional de Dança de Curitiba. 

As apresentações acontecem às 18h, no Teatro da Reitoria; às 19h30, no Guairinha; e às 21h, no Guairão. 

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio do Bradesco e da Nissan. Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança. 

A programação desta quarta-feira (25) começa às 18h, no Teatro da Reitoria, com a originalidade do Brazilian Groove, grupo paulista de breakdance que reúne coreógrafos, DJs e dançarinos premiados. 

Fazem parte do Brazilian Groove o coreógrafo André “Rockmaster” Pires, o B-Boy Neguin (campeão mundial de breakdance), Michel Martins (dançarino e ator), além de Edson Guiu, Mr. Jeff, Washington e Amy Secada. 
Criado em 2011, o grupo aposta no espírito brasileiro, mesclando ritmos e estilos como samba, capoeira e break. O grupo traz para a Bienal o espetáculo “A vertente única”, concebido e dirigido por Victor Ribeiro. 

O Guairinha é o palco para duas atrações, a partir das 19h30. Primeiro, o espetáculo “Strambello”, da Mote Cia. de Movimento, também de São Paulo. A companhia surgiu da parceria entre o músico Marcio Carvalho e o bailarino e coreógrafo Rodrigo Mello, em 20101, para a execução do projeto “Duas histórias movimentadas”, composto pelos espetáculos “Strambello” e “Koitxagnaré”. O projeto recebeu o Prêmio Klaus Vianna de Dança, concedido pela Funarte.

Na sequência, o Guairinha recebe os bailarinos do Centro de Dança Eliane Fetzer, que leva ao palco solos e duos femininos, integrando dança e artes visuais. A pesquisa corporal é um dos pontos principais do trabalho da companhia curitibana, criada em 1990. 

Na Bienal, Eliane Fetzer apresenta o espetáculo “Teu corpo que me toca”, uma coreografia de dança contemporânea com músicas do compositor Cartola. 

A noite encerra como uma atração internacional, a Polish Dance Theatre, da Polônia, que se apresenta às 21h, no Teatro Guaíra.  Considerada uma das principais companhias de dança da Europa, a Polish Dance vem para a Bienal com 31 bailarinos para apresentar o espetáculo “Minus 2”, do israelense Ohad Naharin, um dos mais aclamados coreógrafos da atualidade.

O espetáculo aborda a temática da reconstrução. Faz uma combinação entre os tradicionais cantos hebraicos e movimentos contemporâneos. O mesmo espetáculo será reapresentado na quinta-feira (26), também no Guairão.  
Os espetáculos da Bienal Internacional de Dança prosseguem até o dia 29 (domingo), com mais 12 apresentações, incluindo as companhias internacionais Aspen Santa Fe Ballet, dos Estados Unidos, David Middendorp, da Holanda, e os Solos Premiados no Festival de Sttutgart. Além dos espetáculos, a Bienal promove várias oficinas e palestras sobre dança. 

Serviço: 

Bienal Internacional de Dança de Curitiba
Espetáculos de quarta-feira, 25 de abril de 2012 
Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299), às 18h
“A vertente única” – Brazilian Groove Association

Teatro Guairá – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30 
“Strambello” – Mote Cia. de Movimento
“Teu corpo que me toca” – Centro de Dança Eliane Fetzer 

Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto –  Guairão  (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 21h 
“Minus 2” – Polish Dance Theatre

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 
Informações: www.bienaldanca.org.br

terça-feira, 24 de abril de 2012

Companhias curitibanas na Bienal de Dança a partir de hoje


Cultura


principal
A Bienal Internacional de Dança de Curitiba movimenta a semana com espetáculos todas as noites, desta terça-feira (23) até domingo (29), trazendo algumas das companhias mais conhecidas do país e importantes grupos internacionais. As apresentações acontecem às 18h, no Teatro da Reitoria, às 19h30, no Guairinha, e às 20h30, no Guairão.
A terça-feira será dedicada a quatro companhias curitibanas que despontam no cenário nacional da dança – o Balé Teatro Guaíra, a G2 Cia. de Dança, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes e a Téssera Cia. da Dança.
Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.
Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Bradesco e da Nissan
No decorrer da semana, o público ainda terá oportunidade de apreciar as atrações internacionais Aspen Santa Fe Ballet (Estados Unidos), Polish Dance Theatre (Polônia), Solos de Sttutgart (Alemanha) e David Middendorp (Holanda).
Entre as companhias nacionais, estarão se apresentando nos teatros a Mote Cia. de Movimento (São Paulo), Mimulus Cia. de Dança (Minas Gerais), Cia. Mauricio de Oliveira & Siameses (São Paulo), Brazilian Groove Association (São Paulo) e Quasar Cia. de Dança (Goiás). De Curitiba também integram a programação a Minicomunidade Artística Couve-Flor e o Centro de Dança Eliane Fetzer.
Programação - O primeiro espetáculo de terça-feira é “Só em Acapulco”, que será levado ao palco da Reitoria, às 18h, pela Téssera Cia. de Dança, ligada à Universidade Federal do Paraná. Coordenada pelos coreógrafos Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak, a Téssera já tem mais de 20 anos de atuação.
É composta por 25 bailarinos que juntos conquistaram prêmios em grandes festivais, entre eles o Festival de Dança de Joinville e o Encontro Nacional de Danças (São Paulo). No espetáculo “Só em Acapulco”, inspirado na estética do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o elenco dá vida a personagens metropolitanos aturdidos em suas reflexões e pensamentos críticos.
Na sequência, também no Teatro da Reitoria, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, que é a primeira companhia com corpo de baile exclusivamente masculino do Brasil, apresenta a coreografia “Corpos Ação Movimento e Só”, fundamentada em técnicas de dança clássica e contemporânea, com elementos coreográficos específicos para homens.
Dirigida por Jair Moraes, a companhia nasceu dentro da Escola de Dança do Teatro Guaíra, tornando-se independente em 2007. O grupo realiza um trabalho de cunho social junto a jovens da periferia, que têm oportunidade de desenvolver o talento e a aptidão pela dança.
Às 19h30, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), será a vez da G2 Cia. de Dança mostrar o espetáculo “Blow Eliot Benjamin”, com direção de Cleide Piasecki. A montagem retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns, abordando histórias incomuns e o aspecto transitório e fugaz da existência humana.
A G2 nasceu em 1999, dentro do Balé Teatro Guaíra, com a reunião de integrantes que buscavam uma nova estética para a dança contemporânea, contemplando principalmente projetos que enfatizam o papel do “intérprete criador”.
O último espetáculo da noite ficará a cargo do Balé Teatro Guaíra, que a partir das 20h30 ocupa a área externa do Guairão para apresentar a montagem “Coreografias para ambientes preparados”, sob a direção de Carmem Jorge.
Esse é um trabalho em dança contemporânea de uma das companhias mais importantes do país. O Balé Teatro Guaíra conta com 40 anos de história, um repertório de mais de 130 coreografias, assinadas por nomes como Maurice Béjart, Rodrigo Pederneiras e Carlos Trincheiras. Atualmente é composto por 27 bailarinos.
Serviço:
Bienal Internacional de Dança de Curitiba
Espetáculos de terça-feira, 24 de abril de 2012
Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299), às 18h
  • “Só em Acapulco” – Téssera Cia. de Dança
  • “Corpos Ação Movimento e Só” – Cia. de Dança Masculina Jair Moraes
Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30
  • “Blow Eliot Benjamin” – G2 Cia. de Dança
Teatro Guaíra - parte externa (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 20h30
  • “Coreografias para ambientes preparados” – Balé Teatro Guaíra
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 
Informações: www.bienaldanca.org.br

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Nissan e Bradesco
Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.
Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Há 21 anos Curitiba oferece alimento em troca de lixo reciclável


Câmbio Verde


principal
Há 21 anos, a população de Curitiba tem acesso a um serviço que se torna cada vez melhor e mais abrangente. O Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, já conta com 95 pontos na cidade. Os números comprovam o sucesso do programa. A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias.
Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explica que os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.
"Eu fui uma que solicitou um Câmbio Verde aqui no Xaxim", disse a dona de casa Célia da Silva Inácio, mãe de dez filhos e cliente assídua do Câmbio Verde. O bairro Xaxim, que concentra mais de 50 mil moradores, foi um dos que ganhou um ponto de trocas no ano passado.
Num único dia, Célia levou 17 quilos de lixo reciclável e ganhou sacolas cheias de laranjas, bananas, batatas e cenouras. "Depois que começamos a participar, eu e a minha família passamos a separar mais o lixo", comentou a dona de casa.
Outro morador do bairro, o técnico em contabilidade Abel Alves dos Santos, mobilizou a vizinhança e arrecadou quase 20 quilos de lixo. Na fila para trocá-los por alimentos, ele comentou que considera a reciclagem do lixo o fator mais importante da ação. "Embora, é claro, o acesso aos alimentos frescos incentive bastante a população”.
Na prática - A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.
Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável entre a população

domingo, 22 de abril de 2012

População pode ajudar a combater a pichação


Patrimônio Público


principal

A cada ano a Prefeitura de Curitiba gasta cerca de R$ 1 milhão, além dos custos operacionais, na recuperação do patrimônio público alvo de pichações. A população pode ajudar a reverter esta situação, denunciando a ação de pichadores e vândalos pelo telefone 153, da Guarda Municipal.
Desde que a campanha que incentiva a denúncia aos atos de vandalismo foi lançada, em novembro do ano passado, houve um aumento de 86% nas solicitações recebidas pela Guarda Municipal de Curitiba. As denúncias resultaram num aumento de 40,3% no número de flagrantes.
“A população deve continuar contribuindo com as denúncias. Essa interação facilita muito a ação da Guarda”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain. “Denunciar atos de vandalismo enquanto eles estão acontecendo permite o flagrante”, comenta.
Crime ambiental - Diariamente, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem limpeza de praças, parques e monumentos da cidade que são alvos dos pichadores.
“É importante que as pessoas denunciem essas ações para que a Prefeitura trabalhe em conjunto para coibir e garantir a manutenção do patrimônio público”, afirmou a secretária do Meio Ambiente Marilza Dias.
Manter a cidade limpa é um desafio permanente. Recentemente, o belíssimo painel 
do artista plástico Poty Lazaroto, na Praça 19 de dezembro, foi pichado em toda a sua extensão.
Além do prejuízo financeiro, o vandalismo custou várias horas de trabalho a uma equipe do Departamento de Limpeza Pública. O painel é considerado uma obra de arte, que conta em azulejos a história da colonização do Paraná.
Câmeras - Além da campanha para estimular as denúncias, outra arma que a Prefeitura usa no combate ao vandalismo é o vídeo-monitoramento. Atualmente, há 116 câmeras de instaladas na cidade, das quais 43 estão no anel central. Até a Copa do Mundo da FIFA 2014, a previsão é de que Curitiba tenha 450 câmeras instaladas.
As câmeras permitem um vídeo-monitoramento constante por uma central de inteligência, o que aponta em tempo real os pontos mais vulneráveis, numa ação conjunta com a PM.
“Elas são uma ferramenta importante no combate ao vandalismo e aos crimes, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas, como a região central da cidade”, afirma Nazir Chain.
Resultados e punição - Este esforço conjunto tem apresentado resultados crescentes. Em 2011, foram feitos 714 registros de pichadores. Como resultado, 199 infratores foram detidos em flagrante. Em 2002, houve 82 registros. Desde o início de 2012, já foram registradas 194 ações de pichadores, com 50 detenções em flagrante.
Quem é flagrado cometendo o delito paga multa administrativa de R$ 714,20. Além da multa, se os infratores forem menores de idade cumprem pena alternativa. Os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal, além de ficarem impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Recentemente, a Secretaria Municipal da Defesa Social e o Poder Judiciário firmaram convênio inédito para recuperação de adolescentes infratores. Pelo acordo, os jovens que forem flagrados pichando cumprem pena alternativa e participam de palestra socioeducativa aplicada por instrutores do curso de formação da Guarda Municipal.
Já os maiores de idade respondem pelo crime de pichação, previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Eles também recebem uma multa administrativa de R$ 714,20. Além destas punições, os envolvidos ficam impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Desde o ano passado, segundo Lei Federal, é proibida a venda de sprays para menores de idade. O comerciante que infringir a lei recebe multa de R$ 1785,50 na primeira advertência e de R$ 3.571 na reincidência. Numa terceira atuação, além da multa, o alvará do estabelecimento é cassado.
DISQUE-VANDALISMO
No final do ano passado, foram distribuídos cartazes e busdoor nos ônibus do transporte coletivo de Curitiba. O objetivo principal da campanha é reduzir o vandalismo em Curitiba que, só no sistema de transporte, representou um prejuízo de R$ 300 mil em 2011.
Se forem considerados também os custos dos vidros de ônibus riscados e que não são trocados, esse prejuízo chegaria a R$ 2,8 milhões. No ano passado, 932 ônibus foram alvo de vândalos, além dos danos freqüentes em terminais e estações.
Mensalmente, a Urbs substitui em média 70 vidros de estações tubo e as equipes fazem mensalmente o conserto de aproximadamente 30 elevadores de estações tubo. Nos terminais de ônibus também fazem parte da rotina de manutenção troca de sanitários, torneiras e pequenos consertos diários em função do vandalismo.
As denúncias sobre atos de vandalismo podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal, 24 horas por dia.