quarta-feira, 25 de abril de 2012

Companhia polonesa é a atração desta quarta


Bienal de Dança


principal

A companhia polonesa Polish Dance Theatre, o grupo de breakdance Brazilian Groove, a Mote Cia. de Movimento e o Centro de Dança Eliane Fetzer são as atrações desta quarta-feira (25), na Bienal Internacional de Dança de Curitiba. 

As apresentações acontecem às 18h, no Teatro da Reitoria; às 19h30, no Guairinha; e às 21h, no Guairão. 

Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio do Bradesco e da Nissan. Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança. 

A programação desta quarta-feira (25) começa às 18h, no Teatro da Reitoria, com a originalidade do Brazilian Groove, grupo paulista de breakdance que reúne coreógrafos, DJs e dançarinos premiados. 

Fazem parte do Brazilian Groove o coreógrafo André “Rockmaster” Pires, o B-Boy Neguin (campeão mundial de breakdance), Michel Martins (dançarino e ator), além de Edson Guiu, Mr. Jeff, Washington e Amy Secada. 
Criado em 2011, o grupo aposta no espírito brasileiro, mesclando ritmos e estilos como samba, capoeira e break. O grupo traz para a Bienal o espetáculo “A vertente única”, concebido e dirigido por Victor Ribeiro. 

O Guairinha é o palco para duas atrações, a partir das 19h30. Primeiro, o espetáculo “Strambello”, da Mote Cia. de Movimento, também de São Paulo. A companhia surgiu da parceria entre o músico Marcio Carvalho e o bailarino e coreógrafo Rodrigo Mello, em 20101, para a execução do projeto “Duas histórias movimentadas”, composto pelos espetáculos “Strambello” e “Koitxagnaré”. O projeto recebeu o Prêmio Klaus Vianna de Dança, concedido pela Funarte.

Na sequência, o Guairinha recebe os bailarinos do Centro de Dança Eliane Fetzer, que leva ao palco solos e duos femininos, integrando dança e artes visuais. A pesquisa corporal é um dos pontos principais do trabalho da companhia curitibana, criada em 1990. 

Na Bienal, Eliane Fetzer apresenta o espetáculo “Teu corpo que me toca”, uma coreografia de dança contemporânea com músicas do compositor Cartola. 

A noite encerra como uma atração internacional, a Polish Dance Theatre, da Polônia, que se apresenta às 21h, no Teatro Guaíra.  Considerada uma das principais companhias de dança da Europa, a Polish Dance vem para a Bienal com 31 bailarinos para apresentar o espetáculo “Minus 2”, do israelense Ohad Naharin, um dos mais aclamados coreógrafos da atualidade.

O espetáculo aborda a temática da reconstrução. Faz uma combinação entre os tradicionais cantos hebraicos e movimentos contemporâneos. O mesmo espetáculo será reapresentado na quinta-feira (26), também no Guairão.  
Os espetáculos da Bienal Internacional de Dança prosseguem até o dia 29 (domingo), com mais 12 apresentações, incluindo as companhias internacionais Aspen Santa Fe Ballet, dos Estados Unidos, David Middendorp, da Holanda, e os Solos Premiados no Festival de Sttutgart. Além dos espetáculos, a Bienal promove várias oficinas e palestras sobre dança. 

Serviço: 

Bienal Internacional de Dança de Curitiba
Espetáculos de quarta-feira, 25 de abril de 2012 
Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299), às 18h
“A vertente única” – Brazilian Groove Association

Teatro Guairá – Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30 
“Strambello” – Mote Cia. de Movimento
“Teu corpo que me toca” – Centro de Dança Eliane Fetzer 

Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto –  Guairão  (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 21h 
“Minus 2” – Polish Dance Theatre

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 
Informações: www.bienaldanca.org.br