sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas




Telefonia celular é responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.


Os principais assuntos demandados no período foram:
PosiçãoAssuntoTotalPercentual
Telefonia celular78.6049,13%
Cartão de crédito74.8898,70%
Banco comercial73.8198,57%
Telefonia fixa53.7906,25%
Financeira41.5194,82%
Aparelho celular38. 9664,52%
TV por assinatura29.9133,91%
Energia elétrica27.2133,47%
Microcomputador / Produtos de Informática25.0213,27%
10ºInternet (Serviços)16.7033,16%
Fonte: Senacon/Sindec
O Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.
Principais Problemas em Telefonia Celular:

PosiçãoProblemasTotalPercentual
Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste43.22054,98%
Contrato – Rescisão/alteração unilateral8.87011,28%
Serviço não fornecido e vícios de qualidade5.4556,94%
Demais Problemas
21.05926,79%
Total
78.604100,00%
Fonte: Senacon/Sindec

Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:

PosiçãoFornecedorTotalPercentual
CLARO26.37637,56%
VIVO10.67015,19%
TIM10.22114,55%
OI10.14014,44%
Fonte: Senacon/Sindec
Todas as demandas registradas pelos Procons no Sindec recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos do SNDC, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.
A classificação de Área é um agrupamento geral, que indica o setor econômico em que se insere a demanda do consumidor. No Sindec, a classificação de Área possui sete segmentos: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde, Serviços Essenciais e Serviços Privados. O Sindec tem 238 categorias na classificação de Assunto e 254 na classificação de Problema.
Fonte: DPDC/MJ