domingo, 10 de junho de 2012

Qualidade do ar em Curitiba ficará ainda melhor


Reforço no monitoramento



A qualidade do ar em Curitiba, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a melhor entre as cidades de grande porte do Brasil, ficará ainda melhor. Um convênio assinado nn Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) irá melhorar o monitoramento e, consequentemente, a qualidade do ar.

“Isso mostra a preocupação ambiental que o município tem”, disse o prefeito Luciano Ducci. Ele citou como exemplos ações recentes que confirmam essa preocupação, como a implantação do Ligeirão movido à biodiesel, que reduz em 40% a emissão de poluentes. “Lançaremos na Rio +20 o ônibus híbrido, que reduzirá em 80% a emissão de poluentes”, citou.
A parceria prevê a cooperação técnica, científica e de formação de recursos humanos entre as instituições na área do monitoramento da qualidade do ar. Atualmente o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é responsável pela Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar de Curitiba e Região Metropolitana, composta por treze estações, das quais cinco localizam-se em Curitiba.
“Hoje repassamos o monitoramento a Curitiba. Isso tornará o acesso às informações sobre a qualidade do ar mais fácil, permitindo um controle maior”, explicou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Na assinatura do convênio, o prefeito Luciano Ducci falou ainda dos três novos parques da cidade que terão as obras iniciadas em breve: o da Vista Alegre das Mercês, Fazendinha e CIC; do índice de área verde, de 64,5 metros quadrados por habitante, um dos maiores do país, e das RPPNMs, reservas particulares preservadas.
Monitoramento do Ar - O convênio assinado propõe que as instituições participantes somem esforços, recursos, conhecimentos, dados, informações, experiências e informações e qualquer outra atividade de interesse comum na gestão da qualidade do ar.
Na prática, nos próximos 12 meses, Curitiba irá operar e manter a Estação Santa Cândida, que monitora a qualidade do ar na área norte da cidade. Com o acesso facilitado e mais rápido, os resultados do monitoramento das estações de Curitiba poderão ser utilizados no planejamento e acompanhamento das políticas públicas de proteção da qualidade do ar.
Segundo pesquisa OMS divulgada em outubro de 2011, Curitiba tem a melhor qualidade do ar entre as cidades de grande porte do Brasil. A pesquisa avaliou os resultados da qualidade do ar 1.100 cidades, incluindo capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes, de 91 países.
 Participaram do evento o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jonel Iurk; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o presidente do Lactec, Omar Sabbag Filho,entre outras autoridades estaduais, secretários municipais e administradores regionais.