sexta-feira, 30 de março de 2012

População festeja a inauguração do Hospital do Idoso



principal


Moradores do bairro Pinheirinho e de outras partes da cidade foram conhecer de perto o Hospital do Idoso Zilda Arns, inaugurado pela Prefeitura nesta quinta-feira (29), dia do aniversário de 319 anos de Curitiba. Foram investidos R$ 39 milhões no hospital, que conta com 141 leitos, e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Hospital do Idoso fica na rua Lothário Boutin, perto do Terminal do Pinheirinho. Sueli Siqueira, de 57 anos, mora no bairro Barreirinha e foi acompanhar de perto a inauguração do hospital. "É muito importante Curitiba ter uma hospital de referência ao atendimento do idoso. Se eu precisar, venho me consultar aqui", disse Sueli.
Ela participa de atividades físicas na Unidade de Saúde Vila Leonice, que fica próximo a casa dela. "Há três anos participo das atividades. Precisamos cuidar da nossa saúde", afirmou Sueli Siqueira.
O casal Bento José Leite, 74, e Maria do Carmo, 76, também gostou do Hospital do Idoso Zilda Arns. O casal mora no Pinheirinho, a duas quadras do nosso hospital. "Antes eu fazia tratamento lá no Hospital de Clínicas. Era muito longe para ir. Agora posso vir aqui a pé", disse Maria do Carmo. "Gostei muito da estrutura do hospital, ficou muito bonito", afirmou Bento José Leite.
Tereza Dambroski, 64, saiu do Xaxim na manhã desta quinta-feira para conhecer o Hospital do Idoso. "A obra ficou muito bonita. É um ótimo investimento para a saúde pública", disse Tereza. Ela frequenta a Unidade de Saúde Esmeralda, perto da casa dela.
Antonio Ribeiro de Melo, 72, e a esposa Maria Eva de Morais Ribeiro de Melo, 66, gostaram muito do hospital. Eles moram no Bairro Novo e se precisarem de atendimento médico irão até o Hospital do Idoso.
"Esse é um hospital especial, com uma ótima estrutura e bem espaçoso", afirmou Antonio Ribeiro. "Nós cuidamos da nossa saúde, mas, se um dia precisarmos de atendimento, estamos seguros que seremos bem atendidos aqui", afirmou Maria Eva.
Ilda dos Santos, 69, mora no Sítio Cercado, e gostou de ter mais opção para tratar da saúde em Curitiba. "Nessa idade que eu estou sempre aparece alguma coisa para tratar", disse Ilda.
Homenagem - O nome do Hospital do Idoso faz uma homenagem à Zilda Arns Neumann, médica especializada em pediatria, sanitarista e doutora. Criadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, Zilda Arns foi indicada ao prêmio Nobel da Paz em 2006.
Zilda Arns morreu em janeiro de 2010, durante o terremoto no Haiti. Ela fazia palestras sobre a Pastoral da Criança na América Central. O filho dela, Nelson Arns Neumann, coordenador adjunto da Pastoral da Criança, participou da inauguração do hospital que leva o nome da mãe dele.

“Homenagear o Hospital do Idoso com o nome Zilda Arns é uma honra ao nome da minha mãe. Ela foi uma funcionária pública que sabia da importância de existir equipamentos públicos bem equipados que pudessem atender a demanda da sociedade. O Hospital do Idoso mostra que está bem preparado para receber e proteger aqueles que mais precisam de apoio do governo. São pessoas que vão passar por uma transformação positiva após serem atendidas pelo hospital”, disse Nelson Arns.