sábado, 12 de novembro de 2011

Feriado da República: Serviços municipais disponíveis nos dias 14 e 15

As repartições públicas municipais estarão fechadas na segunda (14) e na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, 15 de novembro. As Ruas da Cidadania também fecharão. Os serviços de saúde estarão disponíveis nos Centros de Urgências Médicas, que funcionam 24 horas. 

Confira os serviços disponíveis:

Repartições públicas - Não haverá atendimento na segunda (14) e na terça-feira (15).

Ruas da Cidadania - Não haverá atendimento à população nos dias 14 e 15.

Saúde – As unidades básicas estarão fechadas nos dias 14 e 15. Os oito Centros de Urgências Médicas funcionarão normalmente, todos os dias, 24 horas, nos seguintes endereços:
• Centro de Urgências Médicas Sítio Cercado – Rua Levy Buquera, 158 – fone 3378-6405
• Centro de Urgências Médicas Boa Vista – Avenida Paraná, 3654 – fone: 3251-1013
• Centro de Urgências Médicas Boqueirão – Rua Professora Maria Assumpção, 2.590 - fone 3277-3701;
• Centro de Urgências Médicas Pinheirinho – Rua Leon Nicolas, esquina com a Avenida Winston Churchill, ao lado da Rua da Cidadania, fone 3212-1470.
• Centro de Urgências Médicas Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão – fone 3314-512
• Centro de Urgências Médicas Campo Comprido – Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495 – fone 3285-1896
• Centro de Urgências Médicas CIC – Rua Senador Accioly Filho, 3370 – fone 3314-5098
• Centro de Urgências Médicas Cajuru - Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esquina Ceilão – fone 3261-4026.

Mercado Municipal - Fechado na segunda e na terça-feira, para para obras no piso da praça de alimentação e na parte interna dos restaurantes.

Feira livres, orgânicas, noturnas e gastronômicas
 - Funcionamento normal no dia 14. Funcionamento facultativo no dia 15. 

Sacolão da Família
 - Atendimento facultativo na segunda e na terça-feira.

Varejão Capão da Imbuia - Ficará fechado na segunda e na terça-feira.

Varejão Capão Raso - Atendimento normal nos dias 14 e 15.

Armazéns da Família - Ficarão fechados na segunda (14) e na terça-feira (15).

Restaurantes Populares 
- Funcionamento normal na segunda-feira. Não terça-feira, estarão fechados.

Transporte - Os ônibus do transporte urbano vão circular normalmente na segunda-feira (14). Na terça-feira (15), o horário seguirá a tabela de domingo.  

Escolas municipais - Não haverá aulas nos dias 14 e 15.
Coleta de lixo - A coleta domiciliar será normal na segunda (14) e terça-feira (15). Coleta do Lixo que não é Lixo só nos setores onde o serviço é feito de uma a duas vezes na semana, coincidentemente às 3ª feiras.

Câmbio Verde - Funcionará normalmente na segunda- feira. Não haverá troca na terça-feira.

Lixo Tóxico Domiciliar - Coleta normal no dia 14. Não haverá a coleta no dia 15.

Resíduos vegetais - Coleta normal na segunda-feira. O serviço não funcionará na terça-feira.

Zoológico – Abrirá normalmente na segunda (14) e na terça-feira (15), das 9h às 17.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Prefeitura convoca aprovados em concurso


Recursos Humanos


Candidatos aprovados para os cargos de gestor da informação, arquiteto e auxiliar de serviços escolares (inspetor de escola) estão sendo chamados para as reuniões de convocação para que possam assumir as vagas na Prefeitura. A lista, data, horário e local estão publicados no site www.curitiba.pr.gov.br. Basta clicar em concursos públicos e escolher o cargo.
A lista com os nomes dos 260 convocados será divulgada também no jornal Gazeta do Povo deste domingo, dia 13 de novembro. Para cada cargo haverá uma reunião de convocação.
As reuniões dos 38 aprovados para os cargos de gestor da informação (concurso de 2009) e arquiteto (concurso de 2010) serão realizadas no dia 16 de novembro, quarta-feira. Os gestores da informação devem se apresentar às 9h no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623) – 2º andar, torre A e os arquitetos têm reunião às 13h, no mesmo edifício, mas no 9º andar, torre C.
A reunião de convocação dos 222 auxiliares de serviços escolares (inspetores de escola) será no dia 21 de novembro no auditório do Centro de Capacitação, na rua Dr. Faivre, 398. Haverá reuniões de manhã e à tarde.
Em todos os casos, os aprovados que não comparecerem terão cinco dias úteis para procurar a Secretaria de Recursos Humanos (Ed. Delta – 9º andar – torre A). Gestores da informação e arquitetos terão prazo até 23 de novembro e auxiliares de serviços escolares poderão se apresentar até o dia 28 de novembro.
Nas reuniões de convocação, serão agendados os exames admissionais. Não será possível participar da reunião, caso o candidato chegue depois do horário marcado.
Os concursados deverão comparecer com os seguintes documentos: identidade, CPF, PIS ou Pasep, título de eleitor com o último comprovante de votação ou justificativa eleitoral, certificado de reservista, certidão de casamento e de nascimento dos filhos menores de 18 anos, comprovante de endereço e os comprovantes de escolaridade, conforme exigido nos editais de cada um dos concursos.
Estão sendo chamados mais candidatos, conforme a ordem de classificação, pois pode haver desistência ou não atendimento às exigências. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vídeos jornalísticos já ultrapassam os de entretenimento na web


A quantidade de vídeos jornalísticos postados na internet já é maior que os conteúdos audiovisuais de todas as outras categorias, como entretenimento, esporte, humor, entre outros. De acordo com estudo da empresa Samba Tech - plataforma de vídeos online líder na América Latina e parceira do YouTube no Brasil -, 48,82% dos vídeos publicados na web são de notícias e política. Entretenimento aparece com 13,64%, seguido por esportes, 10,55%. O estudo foi feito entre 2010 e 2011 e divulgado pela revista Proxxima, do Grupo Meio & Mensagem.

A pesquisa mostra que as empresas de comunicação investem cada vez mais na publicação audiovisual, mesmo os jornais impressos. O estudo vai de encontro com outra pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), na qual indica que, apesar da popularidade do Facebook e Twitter, o YouTube é a rede social mais usada pelos jornalistas brasileiros, com 89% das indicações.

A pesquisa também apontou que o número de acessos a vídeos é maior nos dias úteis do que nos finais de semana. O estudo também mostra que muitos usuários acessam esses conteúdos do ambiente de trabalho, pois há uma queda acentuada nas visualizações por volta das 18 horas, coincidindo com o fim do horário comercial.

Ao contrário do que se imagina, os internautas acessam mais vídeos longos (acima de 3 minutos) que os vídeos curtos, abaixo desse tempo. No entanto, a web concentra um número muito maior de conteúdos curtos, com menos de 1 minuto, o que representa 24,90% do mercado.

Curitiba é vencedora nacional do Prêmio Bibi Vogel


Aleitamento materno


principalCuritiba é a vencedora do 3º Prêmio Bibi Vogel, do Ministério da Saúde.  O prêmio é atribuído aos municípios que mais se destacam por suas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
O prêmio será entregue nesta quinta-feira (10), em Brasília, durante o Encontro Nacional de Tutores da Rede Amamenta Brasil. A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, receberá o prêmio em nome do prefeito Luciano Ducci.
"O prêmio é o reconhecimento de um esforço grande e do trabalho sério que Curitiba faz no atendimento integral á saúde de nossas crianças", diz o prefeito Luciano Ducci.
 “Trabalhamos essa questão desde o pré-natal até depois do fim da licença-maternidade das mães e todas as nossas equipes, sem exceção, estão preparadas para contribuir dentro da sua área de atuação”, diz Eliane. Ela destaca o incentivo dado às gestantes e mães pelos médicos, equipe de enfermagem e de saúde bucal e também agentes comunitários.
Em Curitiba, quando o bebê nasce e a mãe apresenta alguma dificuldade para amamentar – como engurgitamento da mama (leite empedrado) e rachadura no bico dos seios – pode contar com o atendimento do Programa de Aleitamento Materno (Proama).
O serviço funciona junto à Unidade Mãe Curitibana –Rua Jaime Reis, 331, São Francisco – e presta atendimento também por telefone. As interessadas podem ligar para os telefones 41 3225-6407 e 3321-3229, durante o horário de funcionamento da unidade, e 41 9951-3987, que atende 24 horas por dia.
Outra iniciativa de sucesso é o programa Mama Nenê, de incentivo ao aleitamento materno, que completa quatro anos em 2011. "O Mama Nenê é um programa ousado, que vem despertando o interesse outros locais do país, como aconteceu com o Mãe Curitibana", diz Luciano Ducci.
O Mama Nenê é uma parceria das secretarias municipais da Educação e da Saúde. No programa, as mães contam com salas reservadas, com poltronas confortáveis, para poder amamentar ou retirar o leite para deixar armazenado no lactário. O leite será oferecido posteriormente em copinhos aos bebês pelas educadoras.
Em quatro anos, o programa beneficiou 1312 bebês matriculados em 155 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 48 Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. A intenção para 2011 é atender 1.634 crianças. Em 2010, foram 517 bebês.
Proama - Os números do Proama são informados na Caderneta de Saúde da Gestante - o documento distribuído tanto entre as usuárias da rede pública de saúde quando particular para funcionar como um prontuário de bolso.
Segundo a coordenadora da ação, pediatra Claudete Closs, essa é a explicação para a procura pelo serviço por mães que em 80% dos casos não são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ocorre que as nossas gestantes, por fazerem parte do programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana, são constantemente convidadas para participar das oficinas de gestantes e pais onde o tema amamentação é frequente e são muito bem preparadas sobre essa função materna antes do nascimento do bebê”, explica.
Em outubro passado, o Proama atendeu 162 mães. Desse total, 66 foram pessoalmente até o serviço, 75 usaram o telefone fixo e 21 acionaram o celular de plantão. Entre três e quatro chamadas costumam acontecer durante a madrugada dos fins-de-semana. Cada atendimento demora, em média, 1h e as informações são registradas em um livro de registro próprio.
Além de ser preparada para amamentar seu bebê exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida, em Curitiba a gestante também é estimulada para doar o excedente para os bancos de leite dos hospitais de Clínicas e Evangélico, com os qual o Programa Municipal de Aleitamento Materno (Proama) mantém convênio.
Para isso, sete unidades de saúde funcionam como postos de coleta, além de centros de treinamento das mães e de distribuição dos kits para esgotamento das mamas e conservação do leite em geladeira. São elas: Vila Leonice, Mãe Curitibana, Irmã Tereza Araújo, Umbará, Taiz Viviane, Eucaliptos e Solitude.
Quando volta ao trabalho, a mãe curitibana não precisa suspender o aleitamento dos filhos. Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação, os centros municipais de educação infantil têm condições de receber as mães para aleitar seus bebês. Quando isso não é possível, elas põem esgotar o leite em casa e levar o leite congelado para ser servido aos seus bebês durante a permanência na escolinha.
Malu - A estudante Carla Santos Henriques, de 18 anos, está entre as doadoras do leite que a pequena Maria Luísa, de apenas 40 dias, não dá conta de mamar. Ela foi orientada sobre amamentação e doação de leite materno durante o pré-natal feito na Unidade Mãe Curitibana, fase em que contou com a participação do pai de Malu, o psicólogo Paulo Cezar Meyer, de 29 anos.
Além de estar presente nas oficinas, Paulo Cezar assistiu ao nascimento da filha, de parto normal, na maternidade Mater Dei, e é um incentivador da amamentação. “A gente fez questão de conversar muito com o pessoal da Saúde e de buscar informação fora também”, disse ele, que recorreu à internet e comprou livros.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inscrições para o programa até 25 de novembro


Nosso Pacto


As inscrições de boas práticas para o Projeto Nosso Pacto poderão ser feitas até 25 de novembro. Este é o terceiro ano que a Prefeitura promove o programa, que tem como objetivo valorizar as pessoas que realizam trabalhos voluntários na região onde vivem.
"Curitiba é um exemplo de voluntariado para o país. Novamente vamos identificar os cidadãos que já tomam atitudes positivas para preservar e desenvolver a comunidade em que vivem", disse Eduardo Christiano Lobo Aichinger, gerente responsável pelo Projeto Nosso Pacto.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://nossopacto.curitiba.pr.gov.br. No portal da Prefeitura também existe um banner do Projeto Nosso Pacto. O cadastro das práticas é gratuito.
Além das inscrições pelo site, nas nove Regionais da cidade os coordenadores do Nosso Pacto já começaram a identificar os trabalhos voluntários realizados na região, como por exemplo, aulas de música para a comunidade, trabalhos com dança, alfabetização e atividades de lazer no bairro.
Iniciativa - Para se inscrever no Nosso Pacto a pessoa precisa desenvolver ações usando recursos próprios, sem ter ajuda ou apoio de órgãos governamentais. No ano passado os cidadãos que desenvolvem ações nos bairros com a oferta de aulas de música para a comunidade, cuidado de flores em jardinetes e atividades físicas com idosos, entre outros trabalhos voluntários, foram homenageados pela prefeitura.
Uma comissão irá analisar e selecionar as ações desenvolvidas. As pessoas escolhidas serão homenageadas nas regionais até o fim deste ano. Em março de 2012, mês de aniversário de Curitiba, também serão feitas homenagens e as práticas desenvolvidas pelos cidadãos vão ser divulgadas pela cidade.
Todas as ações são voluntárias e as pessoas que as desenvolvem não ganham recursos com isso. Fazem pelo bem estar que proporcionam às outras pessoas. Essa é uma das premissas do Nosso Pacto.
Projeto - O Nosso Pacto faz parte do Plano de Governo, dentro do programa comunidade. Ele é administrado pela Secretaria do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Comunicação Social e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
São duas metas que direcionam o Nosso Pacto: valorizar a atitude do cidadão de cuidado com a cidade e estabelecer ações educativas junto à sociedade para desencadear uma mudança em relação aos cuidados com a cidade e melhorar a qualidade de vida.

Mais 373 moradias para famílias em situação de risco


principal
A Prefeitura de Curitiba irá construir mais 373 moradias populares, nos empreendimentos Vila Prado, no bairro Prado Velho; Serra do Mar, no Cajuru; e Ferrovila Minas Gerais, na Vila Guaíra. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta semana. 
Os novos empreendimentos serão destinados ao reassentamento de famílias que vivem em situação de risco e significam um investimento de R$ 15,8 milhões, com recursos da Prefeitura e do governo federal.
“Serão mais centenas de famílias que vão deixar condições precárias de moradia e passarão a viver em imóveis seguros, de boa qualidade, em regiões bem atendidas por equipamentos e serviços públicos”, explica o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi.
Bertoldi e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ibson Campos, assinaram nesta segunda-feira (7), na Vila Torres, a ordem de serviço que autoriza a execução das obras de construção do empreendimento Vila Prado, onde serão atendidas 90 famílias.
Também acompanharam a assinatura da ordem de serviço, o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, e os líderes comunitários Marco Eriberto dos Santos e Márcia das Graças Domingues.
Novas casas - O projeto de intervenção na Vila Torres já teve uma etapa realizada em junho deste ano. Ao todo 145 famílias viviam de maneira muito adensada em local impróprio para moradia à beira do rio Belém – destas, 55 foram transferidas para o Moradias Sítio Cercado IV e as outras 90 serão atendidas com os sobrados novos que começarão a ser construídos.

O jovem casal William Correia, 24, e Cristiane Pereira, 26, nasceu cresceu e se conheceu na Vila Torres. Há pouco mais de um ano estão morando juntos em uma pequena casa de madeira na área adensada. “Não tem espaço para nada, não dá nem para fazer um muro, pois as casas são muito próximas e o pior é que quando chove, alaga tudo”, diz ele.

Eles ficaram muito satisfeitos com a autorização para o início das obras que vão mudar o cenário da Vila. “Estamos na expectativa, porque será uma mudança muito grande. Conhecemos os sobrados da Cohab e para nós será perfeito. Já vamos poder pensar em ter um filho”, destaca ela.

Suplementação - A construção das 373 unidades integra um projeto amplo, de intervenção em 43 Vilas da cidade, que está sendo executado em parceria com o governo federal, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura suplementou recursos para garantir a contratação das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado.

“O aquecimento no setor de construção civil verificado nos últimos dois anos resultou em aumento no custos dos insumos e da mão de obra e isso teve reflexos diretos no orçamento dos empreendimentos”, explica Bertoldi.

A construção de casas para reassentamento é um dos componentes dos projetos de intervenção em 43 áreas irregulares que vêm sendo desenvolvidos na atual gestão municipal. Os projetos, que beneficiam mais de 10 mil famílias, incluem obras de infraestrutura nas áreas onde haverá permanência das famílias, melhoria habitacional para moradias precárias, recuperação ambiental, construção de equipamentos comunitários e trabalho social nas comunidades.

No caso da Vila Prado, os investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões de aporte da Prefeitura. Já para a construção das 145 unidades do Moradias Serra do Mar, onde serão reassentadas famílias da ocupação irregular Vila Autódromo, no Cajuru, serão investidos R$ 5,8 milhões, dos quais R$ 3 milhões são recursos do orçamento municipal.

Para abrigar famílias que serão retiradas da Vila Formosa, será retomada a obra do Moradias Ferrovila Minas Gerais, na Vila Guaíra, onde já foram entregues 40 unidades. outras 138 serão construídas, o que representa investimento de R$ 5,6 milhões, sendo R$ 2,6 milhões da prefeitura.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ginastas medalhistas no Pan fazem homenagem ao IPCC



principal
O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) foi homenageado ontem pelas ginastas curitibanas medalhistas no Pan-Americano de Guadalajara, no México. As atletas fazem parte da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR) de Curitiba, que tem o apoio do IPCC e da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
As meninas entregaram flores para a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira, e se apresentaram com exclusividade no ginásio, usando bolas e uniformes doados pelo Instituto especialmente para as apresentações oficiais das atletas.
“É uma grande emoção assistir o trabalho destas meninas vitoriosas e que temos o privilégio de dar nossa contribuição para que alcancem o sucesso nas competições nacionais e internacionais”, disse Helena Pereira Oliveira.
A atleta Dayane Amaral mostrou suas três medalhas de ouro conquistadas no Pan pelo Conjunto de Bola, Conjunto de Arco e Fita Geral. “Agradeço pelo incentivo dado pela Prefeitura e pelo IPCC para que possamos dar continuidade a este projeto esportivo que leva o nome do nosso país a todos os cantos do mundo”, afirmou.
Além de materiais doados à AGIR, o IPCC também articulou ajudou a equipe a conseguir o patrocínio de empresas para que as ginastas pudessem disputar o Pan no México.
O diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Nasser Daher, acompanhou a homenagem das ginastas, representando o secretário Marcello Richa. 

Prefeitura vai dobrar investimentos em recuperação de ruas e revitalizar 7 Ruas da Cidadania


principal

A Prefeitura vai dobrar o orçamento de 2012 para obras de recape de ruas, roçada e drenagem, como parte de um novo modelo de serviços de manutenção urbana, e também investir na revitalização de sete Ruas da Cidadania.
“A Prefeitura criou um novo modelo de manutenção da cidade, que vai agilizar o atendimento feito à população, melhorando a qualidade de vida nos bairros. Também vamos investir na revitalização dos espaços de atendimento descentralizado da Prefeitura”, anunciou o secretário de governo, Luiz Fernando Jamur, durante a reunião do Fórum das Secretarias e Órgãos Municipais nesta segunda-feira (7).
O investimento para o ano que vem em manutenção urbana será de R$ 85 milhões, com a ampliação do número de equipes de obras em todos os bairros. Outros R$ 2 milhões serão investidos na reforma de sete Ruas da Cidadania, nas regionais do Boqueirão, Boa Vista, Matriz, Portão, Pinheirinho, Bairro Novo e CIC. As melhorias irão desde a acessibilidade até a reestruturação física desses equipamentos, que foram construídas entre 1995 a 1997.
Equipe maior - Com o maior aporte de recursos o número de equipes de manutenção da cidade vai aumentar de 115 para 167. Outra novidade é que a cidade vai ganhar equipes de manutenção de ruas de saibro, evitando que elas fiquem esburacadas.
O secretário de Governo afirmou que a mudança do sistema permitirá que os Distritos de Manutenção Urbana da cidade possam trabalhar de forma permanente, em especial no período de chuvas fortes do início do ano. “O número maior de equipes permitirá a ação integrada de operações de recuperação do pavimento das ruas, melhorando a malha viária”, disse Jamur.
Ruas da Cidadania – As Ruas da Cidadania Boqueirão, Boa Vista, Matriz, Portão, Pinheirinho, Bairro Novo e CIC serão revitalizadas com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, que incluem também obras no Palácio 29 de Março, o prédio da Prefeitura no Centro Cívico.
As melhorias físicas virão junto com a reestruturação administrativa das Ruas da Cidadania, que terão comitês gestores para gerenciá-las. O objetivo das mudanças é ampliar os serviços ofertados, melhorando o atendimento à população. Algumas Ruas da Cidadania vão contar com serviços do governo estadual, como postos de atendimento do Detran ou da Sanepar. Outra novidade é da construção das novas Ruas da Cidadania Cajuru e do Tatuquara.
Vereadores – Durante o Fórum das Secretarias e Órgãos Municipais, o secretário Luiz Fernando Jamur também falou do trabalho da Secretaria de Governo Municipal no atendimento aos pedidos dos vereadores e também no relacionamento com os setores organizados da sociedade. Somente neste ano, a Prefeitura atendeu 8 mil pedidos de informações dos vereadores.
Os vereadores também têm o suporte da secretaria no acompanhamento da aplicação dos recursos provenientes de emendas parlamentares. Neste ano, as emendas somaram R$ 22 milhões transformados em obras para o benefício dos curitibanos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Curitiba tem melhor saúde pública das capitais


0711saude
Curitiba tem a melhor saúde pública entre as capitais brasileiras, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Municipal, divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). Na análise comparada aos índices de 2010 (ano base 2008), Curitiba tem a educação, saúde, emprego e renda no patamar de alto desenvolvimento e cresceu nas áreas da educação e saúde. Na educação o índice de Curitiba aumentou de 0,764 para 0,8163 e na saúde cresceu de 0,9403 para 0,9508 – o melhor índice entre as capitais. O índice de emprego e renda da capital paranaense, de 0,8522, também está na média de alto desenvolvimento. As estatísticas têm por base informações de 2009.
Entre as grandes cidades brasileiras, a capital paranaense apresenta índice de (0,8731) atrás de São Paulo (0,8930) na liderança nacional de desenvolvimento municipal. O número alcançado por Curitiba é superior a média dos melhores índices do Brasil, de (0,8660), referente às 100 cidades mais desenvolvidas. “Superamos os nossos próprios números neste ano com resultados de alto desenvolvimento em áreas base de suporte social que são a educação, saúde e geração de emprego e renda. Esses índices revelam a prática de Curitiba para o desenvolvimento da cidade e dos seus habitantes”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
O índice da Firjan varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Apenas 235 dos 5.564 municípios atingiram alto grau de desenvolvimento, acima de 0,8 pontos. No ranking dos estados, apenas três chegaram a esse patamar: São Paulo (0,8796), Paraná (0,8226) e Rio de Janeiro (0,8062). No extremo oposto, Alagoas (0,5933) permaneceu como o estado com o pior índice de desempenho.

Luciano Ducci e Beto Richa assistem shows da Virada Cultural com milhares de curitibanos

principal
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e o governador do Paraná, Beto Richa, compartilharam com milhares de curitibanos o show de Almir Sater, na abertura da segunda edição da Virada Cultural, no sábado (5), Dia da Cultura, em frente ao Paço da Liberdade.
“É um dia de festa para Curitiba e para toda a nossa população. Um sábado de sol muito especial marca a abertura da Virada Cultural que leva shows musicais, espetáculos teatrais e outras atrações e democratiza a arte por toda a cidade”, afirmou Luciano Ducci.
O governador Beto Richa elogiou a estrutura montada pela Prefeitura para a Virada e disse que o modelo curitibano será referência para a realização de eventos similares em todo o Estado.

“Fico feliz por este trabalho que promove a oferta democrática da cultura à cidade e a todos os curitibanos. Juntamente com Luciano Ducci e nossa equipe fizemos um grande trabalho na Prefeitura levando a cultura a todos os bairros e às comunidades carentes. Hoje, Estado e Prefeitura estão juntos na soma de esforços em favor da cultura. Aqui temos exemplos práticos de um trabalho que será levado a todo o Paraná”, disse Beto Richa.

Luciano Ducci e Beto Richa estiveram ao lado de mais de 5 mil pessoas que lotaram a Praça Generoso Marques para assistir ao show do violeiro e compositor Almir Sater, na primeira grande apresentação musical da Virada Cultural. Do Paço da Liberdade, o prefeito e o governador seguiram a Praça Espanha para acompanhar mais apresentações da Virada.
Sintonia - O evento, que tem como tema “Cultura e Paz” foi aberto oficialmente na manhã de sábado pelo prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa, no Museu Oscar Niemeyer, com a exposição de Anita Malfatti. São 100 quadros expostos que fazem parte do acervo de colecionadores e de instituições públicas e privadas. A obra de Anita Malfatti é considerada precursora do movimento Modernista no Brasil, que, com a Semana da Arte Moderna em fevereiro de 1922, em São Paulo, mudou o rumo das produções artísticas no país.
“Luciano Ducci e eu estamos sintonizados com os interesses do nosso povo e, desta forma, conseguimos conquistar nossos objetivos que têm por base o trabalho pelo que há de melhor para a população curitibana e paranaense”, afirmou o governador Beto Richa.principal

O prefeito Luciano Ducci parabenizou a equipe da Fundação Cultural de Curitiba pela organização da Virada Cultural e destacou o apoio à arte local. “Tenho a certeza de que milhares de curitibanos irão aproveitar esta oportunidade durante o dia e até na madrugada nos eventos culturais. A Virada é um evento valoriza os talentos locais e já é um grande sucesso que será repetido nos próximos anos”, completou Luciano Ducci.

“Estamos comemorando esta grande festa que leva cultura e diversão aos curitibanos. O que há de melhor em cultura na nossa cidade está disponível em mais de 100 espaços para toda a população”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Roberta Storelli.
“A Virada Cultural de Curitiba é um modelo bem sucedido. É evento feito em ampla parceria com a Prefeitura de Curitiba e a iniciativa privada que será de referência no trabalho de descentralização cultural no Paraná”, falou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.
Ainda no MON, em seguida à abertura da Virada Cultural, e antes de seguirem ao show de Almir Sater, Luciano e Beto prestigiaram a Seto Matsuri, festa de valorização à cultura japonesa feita em homenagem ao jornalista Cláudio Seto, falecido em novembro de 2008. Acompanharam o prefeito e o governador a deputada Mara Lima, os vereadores Caíque Ferrante, Jonny Stica, João do Suco, Francisco Garcez, Jorge Yamawaki e Professor Galdino.

Estrutura
 – Os shows deste fim de semana (5 e 6) da Virada Cultural marcaram o início da Corrente Cultural que se estenderá na cidade até o próximo dia 12 de novembro.

Uma infraestrutura especial foi montada para garantir o bem-estar e a segurança dos espectadores que irão circular pelos três palcos montados nas Ruínas São Francisco, Rua Riachuelo e Praça Espanha, além dos mais de 80 espaços culturais, bares e restaurantes que fazem parte do evento.

principal
A Virada Cultural ofereceu de atividades culturais gratuitas e a preços populares. Artistas locais e nacionais fazem shows e peças de teatro, paralelamente a mostras de cinema, contação de histórias, exposições e muitas outras atrações, distribuídas em mais de 400 eventos.
A segurança foi reforçada com o aumento do efetivo policial nas ruas, além da contratação de seguranças terceirizados para atender os palcos. Um ambulatório está montado na rua Jaime Reis, 331, no Bairro São Francisco, na Unidade de Saúde Mãe Curitibana.

Cada palco contou com uma ambulância de plantão, além de uma UTI móvel. A população também pode ligar para o número 192 e contatar as unidades do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
Cerca de 90 sanitários foram colocados nos principais espaços de concentração do público. Desses, 14 são adaptados para pessoas com deficiência.

Sacolas recicláveis foram confeccionadas pelas mulheres do Clube de Mães Vila das Torres com o material dos banners da Virada de 2010 e estão sendo distribuídas para os parceiros que trabalham na Corrente. Garis estão trabalhando na coleta de lixo durante e depois dos shows.

São parceiros da Prefeitura e da Fundação Cultural na Virada a Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Sistema Fecomércio/PR (Sesc / Senac), Fiep / Sesi, Caixa Econômica Federal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rádio e TV É Paraná, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa, Consulado Geral da Itália, Consulado Geral da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural.

Programação - Ainda neste sábado (5), no Palco Riachuelo, na Praça Generoso Marques haverá as apresentações da banda Maxixe Machine, às 16 horas e de Marcelo Jeneci às 19 horas. Às 22 horas, Jair Rodrigues fecha o show no palco da região central de Curitiba.

Ontem,  domingo (6), as atraçõesforam  em frente ao Paço Municipal serão a Orquestra Sinfônica do Paraná, às 11 horas; e a Banda Urtraje a Rigor, às 15 horas.
A Virada Cultural, fruto da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e a iniciativa privada, teve 24 horas de espetáculos gratuitos em 84 locais de Curitiba.

domingo, 6 de novembro de 2011

Marcello Richa comanda, hoje, o Encontro da Juventude Nacional do PSDB


O presidente nacional da Juventude do PSDB, Marcello Richa, comanda, hoje, ao lado de toda a Executiva nacional e presidentes estaduais do segmento no Rio de Janeiro,o Encontro Nacional da Juventude Tucana.

Entre os assuntos da agenda da reunião estão a organização do Congresso da Juventude Tucana, que será realizado em dezembro, no município mineiro de Caldas Novas, e a reavaliação do estatuto da JPSD.