sábado, 4 de junho de 2011


                                   
                  
             

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

Exemplo de cidadania e consciência ambiental


Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.



Celebrado anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.


O Projeto Vida antecipou o Dia Mundial e saiu  hoje às ruas do bairro em uma Passeata em favor do meio ambiente, para promover conscientização dos moradores da Vila Barigui, e alertar sobre os cuidados que todos devem ter com a natureza, o meio ambiente, o lugar em que cada um vive. 

"Vamos fazer do nosso bairro um lugar limpo, saudável e bom para se  viver,  assim estaremos contribuindo para que a nossa Cidade seja cada vez melhor. Comece hoje a mudar de atitude e cuide do seu bairro", chama atenção Ivanilde Regina Santana, da Vida Promoção Social -VPS.


Febraban orienta a não aceitar notas manchadas de tinta


Dinheiro roubado de caixa eletrônicoDinheiro roubado de caixa eletrônico FOTO: FEBRABAN
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.
A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.
Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

OBS: QUEM MESMO DE BOA FÉ ACEITAR UMA NOTA MANCHADA, AO REPASSÁ-LA PODE SER SUSPEITO OU ATÉ MESMO PRESO ATÉ QUE PROVE SUA INOCÊNCIA.
PARA ESTAR A SALVO DESSE PROBLEMA NUNCA ACEITE NOTAS MANCHADAS.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Você pode! Todos nós podemos!

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história." -Fernando Pessoa.

Lixo no Rio Iguaçu, barbaridade!


Eduardo Pinto da Rocha ganha 1,4 km de galerias


       Malha Viária

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
A Prefeitura está concluindo o primeiro 1,4 quilômetro de galerias na rua Eduardo Pinto da Rocha, na região do Umbará, que será toda revitalizada. As equipes já instalaram as novas tubulações e estão preparando a base da rua, que vai ganhar novo asfalto. Máquinas retroescavadeiras estão nivelando e alargando a rua. A obra vai beneficiar 137 mil moradores dos bairros Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão.
“A revitalização desta obra vai interligar bairros e criar um novo corredor de mobilidade, que vai trazer segurança ao trânsito, mais conforto ao transporte coletivo e promover desenvolvimento na região”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Estão sendo investidos R$ 13,3 milhões na revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha, como parte do programa Pró-Cidades, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova rede drenagem da Eduardo Pinto da Rocha terá 5,5 quilômetros de extensão. Serão substituídas antigas galerias subdimensionadas, que provocavam alagamentos. As equipes estão trabalhando no trecho de saibro, onde retirarm antigas tubulações com 40 centímetros, por novas de um metro de diâmetro.
Está programada a construção de uma travessia especial sob o córrego Ponta Grossa, com 8 metros de altura e 26 metros de comprimento. Durante os trabalhos, a rua será interditada ao tráfego com acesso apenas aos moradores.
Depois as equipes vão para a região onde há o antigo antipó. Toda esta região vai ganhar 5,5 quilômetros de asfalto e mais 11 quilômetros de novas calçadas. A obra de pavimentação vai se estender da Nicola Pellanda até a rua Francisco Alves de Oliveira. A rua também vai ganhar ciclovia, paisagismo, iluminação e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia).
Aprovação - A revitalização da rua foi aprovada pelos moradores da região. O presidente da União das Associações dos Moradores e Clubes de Mães do Bairro Novo, Armando Ferreira, considera que a obra vai promover o desenvolvimento dos bairros. “Os moradores aprovaram esta obra e parabenizam a decisão do prefeito Luciano Ducci”, diz Ferreira, que representa 110 associações comunitárias.
O presidente da Associação Comunidade São José, Vladimir Stroccaro, conta que a obra vai trazer mais conforto aos moradores da região. “Com as chuvas, era difícil transitar na Eduardo Pinto da Rocha, por causa do barro. Agora vamos ganhar calçadas e rua pavimentada. Tudo vai melhorar na região”, comemora.
Revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha
Investimento: R$ 13,3 milhões
Extensão: 5,5 quilômetros
População atendida: 137 mil pessoas
Melhorias: obras de terraplanagem, drenagem, calçadas, ciclovia, paisagismo, iluminação pública, sinalização e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

1º Congresso Internacional Del Idioma Guarani




Todos queremos a Língua Guarani forte e hegemônica no Mercosul



O debate para tornar o Guarani como língua oficial do cone sul vem de longe, veja esta matéria de 2009:


GUARANI IDIOMA OFICIAL DEL MERCOSUR - EL ATENEO PIDIO APOYO A AUTORIDADES






REPÚBLICA DEL PARAGUAY
ATENEO DE LENGUA Y CULTURA GUARANI
GUARANI, MERCOSUR ÑE’Ê TEETE
CAMINO A LA DECLARACIÓN DEL GUARANI COMO IDIOMA OFICIAL DEL MERCOSUR

EL ATENEO SOLICITÓ A LAS AUTORIDADES EL APOYO AL PROYECTO DE RECONOCIMIENTO DE LA LENGUA GUARANI COMO IDIOMA OFICIAL DEL MERCOSUR
El ATENEO DE LENGUA Y CULTURA GUARANI solicitó a las Autoridades Nacionales y del Parlasur, el APOYO al proyecto de reconocimiento del Guarani como idioma OFICIAL del Mercosur, presentado por el Dr. Héctor Lacognata, Parlamentario Paraguayo del Mercosur, y que será tratado el martes 28 de abril de 2009, por el Parlamento del Mercosur (PARLASUR).
Abajo, ver fotos de notas a: 1)Dr. Ignacio Mendoza, Presidente del Parlamento del Mercosur; 2)Lic. Fernando Lugo, Presidente del Paraguay; y 3)Sr. Enrique González, Presidente de la Cámara de Senadores.
Los interesados en apoyar la Campaña “Guarani, idioma oficial del Mercosur” pueden remitir correos electrónicos de adhesión, a las siguientes direcciones: Presidente de la República, Fernando Lugo: presidente@presidencia.gov.py, Presidente del Congreso Nacional, Enrique González Quintana: gquintana@senado.gov.py, Presidente del Parlasur, Ignacio Mendoza: igmend@rieder.net.py, y Secretaría Parlamentaria del Parlasur: secparlamentaria@parlamentodelmercosur.org
Ñamba’apóke oñondivepa Guarani ñe’êre ikatuhaguáicha ko’ê ko’êre ojekuaaporâve, ojehayhuve, ojepuruporâve ha taitenondeve ñane retâme.

Maitei horyvéva opavavépe

David Galeano Olivera
dgo@paraway.net.py
ateneoguarani@tigo.com.py










OMS afirma: Celular pode causar câncer no cérebro

saiu em vários jornais do paraná , do brasil e do mundo!
gazeta do povo, Agora na TV Globo - 8:18- Bom dia brasil

O que o médico Affonso AntoniukMédico, Neurocirurgião vem denunciando há mais de 10 anos, agora a OMS, Jornais, sites e tvs do mundo inteiro estão dando o  alerta:

Radiação geraria tumores malignos no cérebro e benignos na região do ouvido

Agora está confirmado pela Organização Mundial de Saúde: telefones celulares podem causar câncer. A conclusão está em um relatório divulgado pela  OMS esta semana, na França,  vem provar o que até então  eram  hipóteses levantadas por diversos pesquisadores na última década e, mais, uma denúncia sistemática que vinha sendo feita há mais de uma década pelo médico Affonso Antoniuk, de Curitiba. O estudo, realizado por uma equipe de 31 cientistas de 14 países analisou centenas de pesquisas sobre as consequências da exposição a campos eletromagnéticos, como os emitidos pelos aparelhos celulares. O relatório completo sai no dia 1.º de julho no site da revista científica The Lancet Oncology, internacionalmente reconhecida por reunir pesquisas da área oncológica. 

Segundo o estudo da OMS, o uso de celular possivelmente leva a casos de glioma (um tipo de câncer no cérebro) e neuroma do acústico (um tumor benigno entre o ouvido e o cérebro). 
No Brasil, que vive um mercado borbulhante no segmento de aparelhos celulares, com ofertas de planos para falar de modo ilimitado e incentivo à troca do telefone fixo pelo celular, a divulgação do resumo da pesquisa causa alvoroço. 
“A OMS demorou muito para lançar este alerta, um tempo importante se considerarmos que há mais de 5 bilhões de usuários de celulares no mundo”, diz o professor doutor Álvaro Augusto Almeida de Salles, da Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que pesquisa os efeitos biológicos das ondas eletromagnéticas desde a década de 1980. “Há na literatura científica internacional pesquisas que cobrem os efeitos de 8 a 10 anos de exposição à radiação de celulares por pessoas que usam mais de 30 minutos por dia – dando conta de que há entre eles maior probabilidade de tumores.”

Prudência no uso
Dicas simples podem reduzir o impacto das ondas eletromagnéticas
- Não faça ligações maiores que 6 minutos e não fale mais do que 30 minutos diários.
- Use fones de ouvido ou viva-voz, que impedem o contato direto com o celular.
- Troque o lado ao atender ligações.
- Tome cuidado com telefones sem fio, que têm a mesma radiação do celular.
- Restrinja o uso de celulares por crianças e adolescentes, mais suscetíveis a problemas.
- Não use o celular como despertador, mantenha-o a pelo menos 2 metros da cabeceira.
- Em casa utilize telefone fixo, que usa baixas frequências.