quinta-feira, 2 de junho de 2011

Eduardo Pinto da Rocha ganha 1,4 km de galerias


       Malha Viária

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
A Prefeitura está concluindo o primeiro 1,4 quilômetro de galerias na rua Eduardo Pinto da Rocha, na região do Umbará, que será toda revitalizada. As equipes já instalaram as novas tubulações e estão preparando a base da rua, que vai ganhar novo asfalto. Máquinas retroescavadeiras estão nivelando e alargando a rua. A obra vai beneficiar 137 mil moradores dos bairros Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão.
“A revitalização desta obra vai interligar bairros e criar um novo corredor de mobilidade, que vai trazer segurança ao trânsito, mais conforto ao transporte coletivo e promover desenvolvimento na região”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Estão sendo investidos R$ 13,3 milhões na revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha, como parte do programa Pró-Cidades, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova rede drenagem da Eduardo Pinto da Rocha terá 5,5 quilômetros de extensão. Serão substituídas antigas galerias subdimensionadas, que provocavam alagamentos. As equipes estão trabalhando no trecho de saibro, onde retirarm antigas tubulações com 40 centímetros, por novas de um metro de diâmetro.
Está programada a construção de uma travessia especial sob o córrego Ponta Grossa, com 8 metros de altura e 26 metros de comprimento. Durante os trabalhos, a rua será interditada ao tráfego com acesso apenas aos moradores.
Depois as equipes vão para a região onde há o antigo antipó. Toda esta região vai ganhar 5,5 quilômetros de asfalto e mais 11 quilômetros de novas calçadas. A obra de pavimentação vai se estender da Nicola Pellanda até a rua Francisco Alves de Oliveira. A rua também vai ganhar ciclovia, paisagismo, iluminação e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia).
Aprovação - A revitalização da rua foi aprovada pelos moradores da região. O presidente da União das Associações dos Moradores e Clubes de Mães do Bairro Novo, Armando Ferreira, considera que a obra vai promover o desenvolvimento dos bairros. “Os moradores aprovaram esta obra e parabenizam a decisão do prefeito Luciano Ducci”, diz Ferreira, que representa 110 associações comunitárias.
O presidente da Associação Comunidade São José, Vladimir Stroccaro, conta que a obra vai trazer mais conforto aos moradores da região. “Com as chuvas, era difícil transitar na Eduardo Pinto da Rocha, por causa do barro. Agora vamos ganhar calçadas e rua pavimentada. Tudo vai melhorar na região”, comemora.
Revitalização da rua Eduardo Pinto da Rocha
Investimento: R$ 13,3 milhões
Extensão: 5,5 quilômetros
População atendida: 137 mil pessoas
Melhorias: obras de terraplanagem, drenagem, calçadas, ciclovia, paisagismo, iluminação pública, sinalização e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia)